Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Dia das Mães (Cardeal Orani João Tempesta)


DIA DAS MÃES 

06/05/2022


Cardeal Orani João Tempeta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

Celebramos no dia 8 de maio, segundo domingo de maio, o Dia das Mães aqui no Brasil e em algumas partes do mundo. O Dia das Mães aqui no Brasil ocorre no mês de maio, que é o mês mariano por excelência e quando celebramos a memória de Nossa Senhora de Fátima. Maria é o exemplo de Mãe para todas as mães e, para nós, é importante que o Dia das Mães ocorra neste mês. Todas as mães devem se espelhar no exemplo de Maria como esposa e mãe que em tudo fez a vontade de Deus.  

Atualmente, há muita inversão de valores, seja pela própria crise ideológica em que não querem mais festejar esse dia, seja porque, os filhos não respeitam as suas mães, não cuidam delas na velhice e acabam esquecendo de quem os colocou no mundo. Não devemos apenas nos lembrar das mães no Dia das Mães, mas durante todos os dias do ano. Não é somente nesse dia que devemos presentear as nossas mães, mas devemos nos fazer presentes todos os dias na vida delas.  

Nesse Dia das Mães, procuremos ir à celebração Eucarística com nossas mães. Se elas já faleceram, coloque o nome delas em intenção na missa. Se elas ainda estão vivas, encontrem-se com as suas mães, façam uma refeição em família, especialmente com suas mães, ou se não for possível porque resida distante, façam um telefonema ou uma chamada de vídeo pelo aplicativo do celular. O importante é não esquecer da data. É claro que o Dia das Mães é todos os dias, não somente nesse dia, essa data é mais comercial, mas é a oportunidade de agradecer a presença de nossas mães junto de nós. Faz parte de nossa psicologia humana o relacionamento com nossas mães. Mesmo na falta delas somos chamados a encontrar caminhos para compensar esse relacionamento. 

As mães são muito importantes para nós, pois nos deram a vida e cuidaram de nós e sempre que precisarmos, estarão dispostas a cuidar de nós. Mesmo que os filhos saiam de casa por algum motivo, seja casamento ou morar sozinhos e não dê certo e desejam voltar para casa, as mães são as primeiras a acolher os filhos de volta de braços abertos. Por isso, as mães são de grande importância na vida dos filhos. Mesmo na velhice, na hora da dificuldade, os filhos clamam por suas mães. 

Quando rezamos o terço, oferecemos rosas para Nossa Senhora, podemos durante o mês de maio rezar o terço e colocar como intenção de todas as nossas mães e assim, em cada ave-maria, oferecer rosas para elas, também. Esse é o maior e melhor presente que podemos oferecer para nossas mães, rezar por elas e agradecê-las por nos ter dado a vida.  

Convivemos nos últimos dois anos com a pandemia da Covid-19, e não pudemos estar presentes como queríamos com nossas mães nesse dia dedicado a elas. Esse ano, com a pandemia um pouco mais tranquila, é a oportunidade de estarmos com elas, levarmos elas para almoçar em algum lugar ou reunir a família em casa. Reunir com elas, sobretudo, como forma de agradecer a presença delas em nossa vida.  

As mulheres são mães duas vezes, ou seja, mães e avós. Deus concedeu essa graça às mulheres. Que ensinemos aos nossos filhos a respeitarem as avós. Normalmente, são as avós que ensinam as primeiras orações aos netos, pois ficam com os netos enquanto os filhos trabalham. As avós desempenham um papel importante na vida dos netos. Que nesse Dia das Mães, os netos também possam estar com as avós e agradecer a presença delas em suas vidas.  

Algumas mães partem cedo para a vida eterna, por isso, temos que aproveitar cada minuto enquanto elas estão ao nosso lado, dizer que amamos a nossa mãe enquanto estamos aqui com elas, para que depois não seja tarde demais. Não colocar as nossas mães em casa de repouso e esquecer delas, mas cuidar delas até o último momento. O próprio mandamento da lei de Deus diz que devemos honrar pai e mãe e isso se dá até a velhice.  

Peçamos que Nossa Senhora, a Virgem de Fátima, proteja e abençoe todas as mães e que a exemplo da Virgem Maria as mães guardem tudo e meditem em seu coração. Que as mulheres e mães dos dias de hoje sofram menos violência e sejam mais respeitadas por seus filhos e maridos. As mães devem ser amadas e respeitadas e, ao invés de levantar as mãos para elas, devemos antes de tudo oferecer carinho e amor para elas.  

Tem muitas mulheres que são mães espirituais, pois cuidam de tantas pessoas com o carinho materno. Lembremos também da presença feminina na vida das pessoas necessitadas. As mulheres demoraram para conseguir o seu espaço na sociedade, como emprego, direito a voto, entre outros. Permitamos que elas continuem com esse espaço na sociedade e que enquanto elas trabalham fora, os filhos e marido cuidem da casa.  

Muitas mulheres são pais e mães, ou seja, cuidam da casa e dos filhos sozinhas, se desdobram para que tudo corra bem. Que os filhos reconheçam o esforço dessas mães e sejam reconhecidas nesse dia.  

Valorize a sua mãe, esteja junto com ela, faça com que esta data para ela seja uma data alegre e feliz, e que ela se orgulhe de ter você como filho e você tenha orgulho de tê-la como mãe. Antes de comprar presente, faça-se presente na vida dela, essa é melhor forma de gesto e carinho que podemos oferecer as nossas mães.  

Que Deus abençoe todas as mães e famílias do Brasil inteiro, para que sempre possam estar unidas pelo amor, se amando e se respeitando a cada dia. Amém. 

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós. 

Fonte: CNBB
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog