Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Sagrada Face - Uma devoção para a terça de carnaval


A Festa da Sagrada Face de Jesus Cristo, devoção muito associada a S. Teresinha, mas vinculada ainda mais intimamente à mística italiana Maria Pierina (1890–1945), beatificada em maio de 2010 e responsável por popularizar o uso de uma medalha com a imagem do Santo Sudário. A devoção à Sagrada Face de Nosso Senhor não difere substancialmente da devoção à Paixão de Cristo e tem, no fundo, a mesma finalidade que a devoção ao Sagrado Coração: reparar as ofensas contra o amor divino e, de modo particular, as que de tantas formas lançamos ao rosto adorável de Jesus, repetindo assim o mesmo gesto traidor com que Judas O indicou a seus inimigos.

A todos os sacerdotes que quiserem reparar os inúmeros pecados que se cometem no carnaval, fica aqui uma piedosa sugestão: rezar nesta terça uma Missa votiva em honra à Sagrada Face de Nosso Senhor.

Equipe Christo Nihil Praeponere
4 de Março de 2019

Uma devoção para a terça de carnaval

A festa em honra à Sagrada Face de Nosso Senhor foi instituída pelo Papa Pio XII em 1958 e deixou de constar no calendário da atual liturgia.

Mas nem por isso deixou de ser possível celebrá-la diante do altar do Senhor. Assim, os sacerdotes que desejarem, sempre poderão rezar a Missa votiva em honra à Sagrada Face, especialmente às terças-feiras, e mais especialmente ainda na terça-feira que precede o tempo da Quaresma. 

Na verdade, sendo a reparação às ofensas cometidas contra a Sagrada Face de Nosso Senhor a principal razão de ser desta devoção, o correto seria dizer que nunca como em nosso tempo ela foi tão necessária, ainda mais no período do carnaval, em que o pecado desfila publicamente nas ruas de nossas cidades e nos televisores de nossas casas.

Para termos uma ideia de quão grave é a situação em que se encontra o mundo nesses dias, não precisaríamos recorrer sequer às revelações privadas que abundam em nosso século a esse respeito (e nas quais a devoção à Sagrada Face encontra-se especialmente fundada)… Bastar-nos-ia lembrar o Evangelho e a palavra do Apóstolo, segundo a qual “nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus” (1Cor 6, 10).

Ora, diante das notícias que chegam até mesmo aos que procuram evitar os meios de comunicação nesses dias, como não ver nessa lista, escrita a quase dois milênios de distância, senão uma descrição exata dos festejos carnavalescos atuais? E quando, alguns versículos adiante, São Paulo diz aos cristãos: “Empti enim estis pretio magno — Fostes comprados por um grande preço” (1Cor 6, 20), como não nos remetermos imediatamente à face desfigurada de Nosso Senhor, cuspida e escarrada por causa de nossos pecados, por causa de nossa obstinação no mal…?

O mesmo Apóstolo diz, após a lista de que falamos acima: “Ao menos alguns de vós têm sido isso” (1Cor 6, 11), como se dissesse aos cristãos: “Não vos esqueçais que também vós vos comportastes como hoje se comporta o mundo”. Mas nós, continua o Apóstolo… Vós, cristãos! “fostes lavados, fostes santificados, fostes santificados, fostes justificados” (1Cor 6, 11). Como nos comportarmos, então, como se ainda fôssemos do mundo? como se não tivéssemos um senhor, um dono, ao qual devemos não uma quaresma, não uma penitência durante quarenta dias, mas toda a nossa vida?

É atentos ao alto preço por que fomos comprado que devemos, nesta terça-feira de carnaval, nos apresentar diante de Cristo sofredor e desagravar-lhe a face santíssima com nossas orações e nossos sacrifícios.

Não, não precisamos esperar a Quarta-feira de Cinzas para nos colocarmos em espírito de penitência pelos nossos pecados e pelos pecados dos demais homens… Como diz Santa Teresinha do Menino Jesus, grande devota da Sagrada Face, “quando se ama, não se calcula”.



Oração à Sagrada Face

Ó Senhor Jesus, que eu possa olhar para a vossa Sagrada Face tão desfigurada pelo sofrimento e, ver nela as consequências dos meus pecados. 
Vem em meu auxílio, Senhor, pois quero fazer um firme propósito de guardar os Mandamentos e viver segundo a vossa Palavra. Peço-vos Jesus Cristo, que não olheis as minhas fraquezas, mas a vossa infinita misericórdia. Perdoai-me, Senhor!
Fortalecei-me com o dom do Espírito Santo para que eu possa a cada dia, crescer mais na fé, na esperança e na caridade. Amém.

Oração de Consagração à Sagrada Face

Ó meu bom Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje com aquele infinito amor com que foi criado e redimido, incluí-me também entre aqueles que querem trabalhar pelo triunfo de Vosso Reino de amor na Terra.

Recebei, para este fim, a total entrega de todo o meu ser. Disponde de mim. Quero difundir a imagem de Vossa Divina Face para que em todas as almas Vossa imagem se renove.

Jesus, operai milagres de conversão! Chamai apóstolos para esta nova era, que por sua vez se encarreguem dessa nova missão. Que as ondas de Vosso Misericordioso amor se espalhem sobre o mundo inteiro e, afundando e destruindo os males, renovem a terra e façam com que os homens, ao sentir seus corações tomados de caridade, voltem a viver o Santo Evangelho à luz deste sol que é a Vossa face. Amém.

Mais orações aqui:



---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog