Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Paróquias criticam “carnaval fora de época” na Semana Santa no Ceará

Semana Santa em Aracati (CE). Na cruz, estão os símbolos da Paixão de Cristo. Foto: Pixabay (domínio público)

FORTALEZA, 14 mar. 22 / 12:50 pm (ACI).- A prefeitura de Aracati (CE) anunciou um grande evento com shows durante a Semana Santa, intitulado “Paixão no Aracati”. Paróquias locais criticaram a iniciativa por “ferir a sensibilidade religiosa do povo cristão” e pediram respeito aos horários e locais das celebrações religiosas.

O município não teve programação de carnaval por causa das medidas sanitárias impostas por causa da covid-19. Mas, no dia 4 de março, o governo do Ceará liberou a realização de eventos sociais e esportivos, com a apresentação de comprovante de vacinação da 3ª dose e uso obrigatório de máscara. Então, a prefeitura de Aracati decidiu promover os shows na Semana Santa. O prefeito Bismarck Maia (PTB) anunciou em 10 de março em seu perfil no Facebook: “Se não teve carnaval, terá super Semana Santa”. O cartaz do evento afirma que “vem aí a melhor Semana Santa do Estado”. A programação será de 15 a 17 de abril e contará com shows de famosos como Bell Marques, Leo Santana, entre outros.

As paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio, de Aracati, lançaram uma nota em conjunto criticando a decisão da prefeitura. No documento, afirmam que “o uso dos termos ‘Paixão no Aracati’ e ‘a melhor Semana Santa do Estado’, embora possam ser usados do ponto de vista legal, acabam por ferir a sensibilidade religiosa do povo cristão (católicos e evangélicos) não só de Aracati, mas de modo geral, já que a data e os termos simbolizam aos cristãos o centro celebrativo de sua fé, um tempo de forte teor religioso e reflexivo”. Afirma ainda que “mesmo pessoas sem uma confissão de fé religiosa também costumam fazer desse período momento propício para reflexão”.

As paróquias alertaram que “outro sério risco” é que, “pela grande movimentação de pessoas e barulho próprios do evento a ser realizado, não sejam respeitados os horários e templos religiosos”. Lembram que as igrejas “precisam realizar suas liturgias em horários pré-fixados por norma litúrgica, não sendo possível adaptações de horários nem sequer cancelamento das celebrações”. “As referidas celebrações fazem parte da tradição do município, marcado notadamente por sua religiosidade”, disse a nota.

“Esperamos que o poder público municipal, ao menos, use de outros termos para suas propagandas e que garanta, por escrito, o respeito e salvaguarda de dias, horários e locais para as celebrações religiosas”, afirmaram as paróquias locais.

Disseram ainda que, apesar do decreto estadual que libera a realização de eventos, os shows podem gerar aglomerações e “novos surtos de contaminação” de covid-19. Além disso, afirmou que causa “indignação que uma festa dessa magnitude aconteça em tempos de crise, fome e miséria” para a população. Por isso, solicitaram “a priorização de políticas públicas que garantam vida e dignidade” ao povo.

O Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Aracati (Conplea) também repudiou o evento anunciado pela prefeitura. “A Paixão de Cristo e a Semana Santa devem ser recordadas com orações, súplicas, e buscas a Deus, sendo um momento de reflexão pessoal e coletiva acerca do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Cf. João, 1:29)”, afirmou a entidade.

“Ao nomear um evento cujo conteúdo é totalmente dissociado do verdadeiro significado sagrado do período da Paixão de Cristo e da Semana Santa, tão importante para nós cristãos, o Poder Público Municipal desvirtua o sentido do sacrifício vivo de Jesus Cristo por amor à humanidade”, concluiu.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog