Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Vietnã: um sacerdote dominicano morto no confessionário

Sacerdote dominicano pe. Joseph Tran Ngoc Thanh morto no Vietnã 

A comunidade local ficou profundamente chocada com a morte inesperada do sacerdote, num momento em que se preparava para celebrar o Ano Novo Lunar, que o Vietnã comemora em 1º de fevereiro.

Vatican News

Um sacerdote dominicano vietnamita, padre Joseph Tran Ngoc Thanh, foi morto enquanto escutava a confissão e celebrava o Sacramento da Reconciliação na Diocese de Kon Tum, no Vietnã. Ele tinha 41 anos. A agressão ocorreu no sábado, 29 de janeiro, pouco antes da celebração da missa vespertina. O padre Joseph Tran Ngoc Thanh estava no confessionário quando foi esfaqueado por um homem mentalmente instável. Outro religioso dominicano que correu para o local foi ferido com uma facada ao tentar deter o agressor. As pessoas presentes na igreja, que testemunharam o ataque, ficaram em estado de choque. O padre Tran, ferido, recebeu os primeiros socorros, mas não conseguiu se recuperar e morreu às 23h30 (hora local) do mesmo dia, segundo informou à Agência Fides, The Tran um jornalista católico local.

A polícia local prendeu o agressor, considerado uma pessoa "com doença mental". A comunidade local ficou profundamente chocada com a morte inesperada do sacerdote, num momento em que se preparava para celebrar o Ano Novo Lunar, que o Vietnã comemora em 1º de fevereiro. Mensagens de luto e dor foram expressas pela Província Dominicana do Vietnã e pela comunidade da paróquia de Dak Mót, a 40 km ao norte de Kon Tum, onde o sacerdote viveu e trabalhou. O religioso tinha assumido recentemente o cargo de encarregado da pastoral de um "pequeno rebanho" de católicos.

Dom Aloisio Nguyen Hung Vi, responsável da Diocese de Kon Tum, celebrou uma missa fúnebre, no domingo, 30 de janeiro, e expressou seus sentimentos à comunidade paroquial de Dak Mót e à Província Dominicana do Vietnã. O bispo disse: "Sabemos que a vontade de Deus é misteriosa, não podemos compreender plenamente os caminhos do Senhor. Só podemos entregar o nosso irmão nas mãos do Senhor. Padre Joseph viaja para a eternidade e, aconteça o que acontecer, ninguém pode separar ele e nós do amor de Deus. Quando foi ferido, Padre Joseph estava tomando o lugar de Cristo, dispensando seu perdão. Morrer naquele momento, 'in persona Christi', deve ser uma graça. Nesta dor também vemos a beleza e a nobreza do sacerdote".

O corpo do padre Joseph Thanh foi levado à Capela de São Martinho na cidade de Bien Hoa, província de Dong Nai, para o rito de despedida, realizado nesta segunda-feira, 31 de janeiro, e para o enterro. O sacerdote foi sepultado entre os outros frades dominicanos no cemitério da Província, localizado em Bien Hoa.

Pe. Joseph Thanh nasceu em 10 de agosto de 1981 em Saigon e fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Pregadores em 13 de agosto de 2010. Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 2018.

Kon Tum, capital da província de mesmo nome, se encontra no interior da região montanhosa central do Vietnã, perto das fronteiras do Laos e do Camboja.

Agência Fides

31 janeiro 2022

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog