Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Romaria a Aparecida reforça missão evangelizadora do Terço dos Homens


Natalia Zimbrão

Romaria do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida. Foto: Talita Galvão / A12

APARECIDA, 22 fev. 22 / 02:23 pm (ACI).- A 14ª Romaria Nacional do Terço dos Homens aconteceu no último fim de semana no Santuário de Aparecida, em Aparecida (SP) e reuniu cerca de 25 mil pessoas. Na ocasião, disse Glayson Lozer, um dos organizadores do evento, os “homens do terço” reforçaram sua “missão evangelizadora” de promover a mensagem de Nossa Senhora que apresenta o santo rosário como um meio para levar à salvação.

Lozer, que também é coordenador do Terço dos Homens no Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), declarou que “o santo rosário” é um “meio infalível que nos leva a um fim: o arrependimento, a conversão, a santificação, a justificação, a união com Cristo no sacrifício da cruz alimentados pela Eucaristia”. Para ele, esta deve ser a mensagem promovida pelo Terço dos Homens.

“De nossa parte, do Terço dos Homens do Brasil, reforçamos que a missão de evangelizar, pela graça que recebemos na alma através do Batismo, com a qual damos testemunho com a perseverança na fé, na esperança e na caridade, possa ser, de fato, sinal para mover o mundo pela mensagem que Nossa Senhora nos deu com a oração das orações”, o rosário.

Lozer recordou que esta reflexão também foi feita pelo arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira. “Dom Gil destacou a renovação do compromisso missionário dos homens do terço que se dirigem à Casa da Mãe e Rainha do Brasil e, em uma de suas homilias, destacou que ‘o Rosário é Bíblia dos pobres e humildes’”.

Em sua homilia na missa de abertura da romaria, dom Gil Moreira afirmou que “o terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o terço está com os olhos fixos em Jesus. Como os olhos de Maria estiveram sempre fixo em Cristo. Então quem está com os olhos em Jesus, sabe viver, sabe enfrentar os problemas, sabe enfrentar as tragédias”.

Neste ano, a Romaria Nacional do Terço dos Homens voltou a acontecer de forma presencial no Santuário de Aparecida, após ter sido virtual em 2021, por causa das medidas sanitárias impostas pela pandemia de covid-19. “É um momento de retomada. A romaria foi uma bênção e ficou dentro da nossa expectativa”, disse Lozer. Segundo ele, ao todo foram 13 mil cadastros informados pelos coordenadores das caravanas. Mas, no sábado, “que sempre é o dia de pico do evento, tivemos cerca de 25 mil homens do terço, somando-se a esse número a participação de muitas mulheres acompanhando seus maridos. Foi possível ver a Basílica completamente lotada”, contou.

“É uma grande emoção sentir que podemos recomeçar pouco a pouco essa grande Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional. Com todo o cuidado vamos voltar. Tenho uma emoção em poder recomeçar”, declarou dom Gil Moreira durante a romaria.

Marcelo Marques de Campos, do Terço dos Homens na diocese de Osasco (SP), participou da Romaria e disse que retornou para casa encorajado a prosseguir com a oração do terço e a evangelizar. “Sabemos que a pandemia deu uma freada em tudo e também no terço, muitos membros são homens idosos. Mas, esta romaria nos fortaleceu”, disse.

Segundo ele, na romaria, pôde ver “a unidade do Terço dos Homens e a unidade da Igreja Católica”. “Agora, voltamos para a casa encorajados a sair ao encontro de outros e levar o terço para todos”, disse.

A 15ª Romaria Nacional do Terço dos Homens já está agendada. Será nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2023. “Os 25 mil homens da Romaria que finalizamos a pouco é um quarto, igual a um conjunto de mistérios do rosário, dos 100 mil homens que seguramente seremos daqui a um ano”, concluiu Glayson Lozer, manifestando a expectativa para as próximas romarias.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog