Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Hoje é celebrada Santa Veridiana virgem e reclusa (1 de fevereiro)


Santa Veridiana [virgem e reclusa]

Intercessora das presidiárias e dos presídios femininos 

Berço

Italiana, Santa Veridiana nasceu em Castelfiorentino, na Toscana, em 1182. De família nobre e que gozava de grande prestígio.

Cotidiano

Seu tio, muito rico, a encarregou de ser administradora de seus bens. Ela foi grande tal carga pois viu isso maior oportunidade de agir. 

Sobrenatural

Conta-se que certo dia seu tio, após acumular muitos alimentos, vendeu-os por alto preço por causa da carestia da época. Quando o comprador chegou, o celeiro estava sem nada. Veridiana havia dado tudo aos pobres. O tio enfureceu-se e pediu ao comprador um prazo de 24 horas para encontrar uma solução. No dia seguinte o celeiro foi encontrado miraculosamente cheio.

Solidão e penitência

Após peregrinar ao túmulo de São Tiago de Compostela, que era a grande meta dos peregrinos cristãos após a recente perda da Terra Santa aos muçulmanos, Veridiana sentiu maior desejo de solidão e penitência. Seus contemporâneos, para conservá-la próxima, edificaram-lhe uma cela onde a santa viveu por 34 anos. Por uma janelinha assistia à Missa, falava com as visitas e recebia o escasso alimento para conservá-la viva.

Interessante

Por ser contemporânea de São Francisco de Assis, recebeu a visita do Santo símbolo de humildade em 1221, quando a admitiu na Ordem Terceira dos Franciscanos.

Badalar dos sinos

Conta-se que sua morte, em 1º de fevereiro de 1242, aos 60 anos, foi anunciada pelo repicar dos sinos de Castelfiorentino sem que ninguém tivesse tocado.

Devoção

O culto de Santa Veridiana, adotado pela congregação Vallombrosana, foi aprovado pelo papa Clemente VII 300 anos após sua morte e é muito popular na Toscana, Itália. É invocada como protetora dos presídios femininos e intercessora das presidiárias. O fato deu-se por, em 1865, após Repressão Napoleônica, autoridades civis da Itália revogarem o uso do então Mosteiro de Santa Veridiana, para se tornar um presídio feminino.

Iconografia

Em sua vida reclusa, Santa Veridiana foi fortemente atormentada pelo mal. Relata-se que ela viveu em sua cela durante décadas com duas cobras. Não se sabe objetivamente se foram dois animais literalmente ou alusão a dois tormentos malígnos sobrenaturais.

A minha oração

“Senhor Jesus, se Santa Veridiana venceu o mal, mesmo convivendo com ele e sendo assolada tantas e tantas vezes, eu Te peço: dai-me a graça de não desistir dos meus propósitos de bondade, conversão, oração e penitência”.

Santa Veridiana, rogai por nós.

Fonte: 
Um santo para cada dia – Mário Sgarbossa – Luigi Giovannini [Paulus, Roma, 1978]
Santos de cada dia – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
Relação dos Santos e Beatos da Igreja – Prof Felipe Aqui [Cléofas 2007]
Congregação Beneditina Valombrosana [mosteirosaojoaogualberto.com.br] que cultivam a devoção à Santa Veridiana – presentes no Brasil em Pirituba – São Paulo/SP
Pesquisa e Redação:
Fernando Fantini – Canção Nova

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog