Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Bispo de Petrópolis pede solidariedade após tempestade que deixou dezenas de mortos

Chuvas causaram desabamentos em Petrópolis. Foto: Captura de vídeo

PETRÓPOLIS, 16 fev. 22 / 10:36 am (ACI).- O bispo da diocese de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão, convocou a população à solidariedade após o forte temporal que atingiu a cidade na terça-feira, 16 de fevereiro, deixando dezenas de mortos, desabrigados e desaparecidos. Segundo dom Gregório, todas as igrejas estão abertas para acolher as pessoas. “Este momento é de solidariedade e nós, da Igreja Católica, estamos profundamente unidos e solidários a todas as famílias”, disse.

Na terça-feira, uma grande chuva atingiu a cidade de Petrópolis, chegando a 260 milímetros em seis horas, volume maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro. A tempestade causou inundações, deslizamentos, morros vieram abaixo levando casas. Até a manhã de hoje, foram registradas 38 mortes. Há centenas de pessoas desabrigadas e, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não se tem ideia do número de pessoas desaparecidas.

A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública. As equipes dos hospitais foram reforçadas para atender as vítimas. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi para a cidade. Segundo ele, o que encontrou foi uma “situação de guerra”.

Em vídeo publicado pela diocese de Petrópolis, o bispo dom Gregório Paixão exortou a população a “acolher os desabrigados” e se unir “para que não falte pão àqueles que perderam suas casas”.

“Eu mesmo tenho uma família já aqui em minha residência. Peço que acolham seus parentes, seus amigos e mesmo aqueles que estão no desespero buscando um local para ficar”, disse e destacou que “as igrejas das regiões onde aconteceu a tragédia estão abertas para acolher a todos”.

“Estamos unidos à prefeitura de Petrópolis ao governo do estado do Rio de Janeiro. Todas as autoridades desta cidade estão profundamente movidas, junto com a solidariedade de todas as pessoas, para que nós consigamos, o quanto antes, resolver esta questão”, disse o bispo, que também pediu orações.

Um dos bairros mais atingidos pelas chuvas de terça-feira foi o Alto da Serra, onde uma barreira caiu na localidade do Morro da Oficina. A paróquia de Santo Antônio, nesse bairro, está funcionando como ponto de apoio para a comunidade. Em suas redes sociais, a paróquia informou que está acolhendo mais de 200 desabrigados e precisa de doações de cobertor, colchonete, alimentos e produtos de higiene pessoal. A conta para doações tem a chave Pix 28805190/0007-29.

A arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a campanha SOS Petrópolis, pedindo ajuda para as famílias afetadas pelas chuvas. As doações podem ser feitas pela conta emergencial da caritas arquidiocesana, no banco Bradesco, agência 0814-1, conta corrente 48500-4.

“Filhos e filhas, peço que neste momento de extrema necessidade dos nossos irmãos e irmãs da diocese de Petrópolis, a nossa caridade e oração possam socorrê-los velozmente”, escreveu o arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, em suas redes sociais.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog