Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Sagrada Família de Jesus, Maria e José - 1° Domingo do Tempo do Natal (Ano C )


Sagrada Família de Jesus, Maria e José

1° Domingo do Tempo do Natal Ano C

Evangelho de Lucas 2,41-52

* 41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados, e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

REFLEXÃO:

A composição da Sagrada Família é perfeita: José é um “homem justo”; Maria, a “cheia de graça”; e Jesus, o “Santo”. É natural pensar que reinava entre eles a mais completa harmonia. De fato, são para nós incomparáveis exemplos de profunda obediência a Deus e de excelente convivência social. Convém lembrar, porém, que eles caminhavam na fé em Deus. A José coube educar o Menino Jesus segundo o judaísmo. Maria teve que conciliar seu admirável zelo materno com os passos do filho adolescente, que se ocupava com os assuntos do Pai celeste. Acompanhar o filho em seu crescimento foi certamente um desafio para Maria e José. Contudo, Maria, que “guardava todas as coisas em seu coração”, soube compreender a caminhada do Filho, que “crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e das pessoas”.

Oração do Dia

Jesus, Maria e José, Sagrada Família de Nazaré: fostes dóceis e eficazes instrumentos da ação salvadora de Deus. A ele gratidão e louvor, e a vós nossa admiração. Ensinai a todas as famílias o vosso modo de viver, amando a Deus de modo incondicional e dedicando-se ao próximo sem medida. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp). [1]


Jesus foi encontrado por seus pais no meio dos doutores.

Neste domingo da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, o Evangelho aponta para esta realidade familiar, Jesus teve uma família e a ela era obediente. Cristo, que veio elevar todas as realidades à sua plenitude desejada por Deus desde o princípio, eleva à família a um status sagrado. Olhando para os planos de Deus para humanidade, descrito em Gênesis, sabemos que o homem deixará os pais e se unirá a uma mulher e serão uma só carne, e darão os frutos desta relação sagrada com filhos.

Há, hoje em dia, uma orquestração contra este projeto de Deus. Mas a Palavra de Deus é eterna e fecunda, e sua verdade é inegociável. A família é Sagrada, e participa da obra da criação, pois assim Deus o quis.

Reflexão dos Noviços da Província [2]

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog