Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

O milagre eucarístico que ocorreu no Natal e mostra um coração em agonia


Walter Sánchez Silva

Imagens e história (em polonês) do milagre eucarístico / Crédito: Diocese de Legnica

LEGNICA, 20 dez. 21 / 11:05 am (ACI).- Um dos milagres eucarísticos mais recentes oficialmente aprovados pela Santa Sé ocorreu no Natal de 2013 na Polônia e contém tecido de um coração em agonia.

A Eucaristia é o sacramento da Igreja Católica no qual Jesus Cristo está realmente presente. Um milagre eucarístico, como o da Polônia, é um sinal sobrenatural que evidencia de forma singular a presença de Deus em toda hóstia consagrada.

Em 2020, o padre Andrzej Ziombra, pároco da Igreja de são Jacinto em Legnica, Polônia, perto da fronteira com a Alemanha e a República Tcheca, contou à EWTN Polônia a história do milagre eucarístico de Legnica.

“No Natal de 2013, a hóstia consagrada caiu no chão durante a distribuição da Sagrada Comunhão e depois esta hóstia foi colocada na água. Após 10 dias, descobriu-se que havia uma mancha vermelha nela”, explicou o padre polonês.

“Por isso, o bispo solicitou uma investigação científica e descobriu-se que, em primeiro lugar, os cientistas não sabiam explicar o motivo da mancha vermelha”, acrescentou.

No entanto, no exame "histopatológico detalhado, viu-se um fragmento do músculo cardíaco pelo microscópio", disse padre Ziombra.

Dom Stefan Cichy, então bispo de Legnica, criou uma comissão para analisar a hóstia. Em fevereiro de 2014, um pequeno fragmento foi colocado sobre um corporal e passou por vários testes.

O comunicado médico final do Departamento de Medicina Forense analisou que “na imagem histopatológica, encontrou que os fragmentos contêm partes fragmentadas do músculo estriado transversal. É mais semelhante ao músculo do coração”.

As provas também determinaram que o tecido era de origem humana e acharam que apresentava sinais de sofrimento.

Dois anos depois, em 17 de abril de 2016, o próximo bispo de Legnica, dom Zbigniew Kiernikowski, aprovou a veneração da hóstia que sangra, a qual “tem as características distintivas de um milagre eucarístico”.

Seguindo as recomendações da Santa Sé, que por meio da Congregação para a Doutrina da Fé deu o seu aval, o bispo pediu ao padre Ziombra “que prepare um local adequado para as relíquias, de forma que os fiéis as possam venerar".

Padre Ziombra disse à EWTN Polônia que nestes anos ele reuniu várias histórias de pessoas que vieram para a paróquia de diferentes partes do mundo e que experimentaram “conversões inesperadas em suas vidas”.

Mesmo as pessoas hostis à fé "mudaram radicalmente sua vida, sua atitude para com Deus e se tornaram crentes muito apaixonados", acrescentou.

O padre também comentou que “este é um sinal dirigido a cada um e deve ser recebido de forma muito pessoal”, disse padre Ziombra.

Em segundo lugar, o padre polonês destacou que "na hóstia consagrada foi encontrado um coração moribundo, o que sem dúvida destaca o caráter do sacrifício de Jesus".

“Que o Senhor Jesus tenha dado a sua vida por cada um de nós, por mim, teve a ver com a sua paixão cruel, com o seu sofrimento, que por sua vez me chama, como católico, a fazer da minha vida um sacrifício, para que meu sacerdócio seja verdadeiramente incorporado a este sacrifício com total dedicação; de modo que a vida de cada família católica seja incorporada nesse sacrifício”, disse o padre Ziombra.

O filósofo e teólogo, Philip Kosloski, autor do livro “Sobre os rastros de um santo: A visita de João Paulo II a Wisconsin”, escreveu em 2016 um artigo sobre a mensagem do milagre eucarístico de Legnica.

“Parece que uma causa do milagre foi o pouco cuidado com o Santíssimo Sacramento que caiu durante a comunhão”, escreveu ele. “Os acidentes acontecem e não quero acusar alguma pessoa ou algum sacerdote que deixou a hóstia cair. Entretanto, isso nos recorda um tema importante: o uso das patenas”.

A patena é o pequeno prato dourado que o coroinha usa para colocá-lo debaixo da boca ou das mãos da pessoa que recebe a comunhão. Deste modo, se a hóstia ou alguma partícula cai, a patena evita que caia no chão.

“A prática foi abandonada por muitos na Igreja durante as últimas décadas”, apesar de o documento de 2004, Redemptionis Sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, exigir seu uso.

O Missal Romano também requer o uso da patena e que esta esteja sobre a credencia ou mesa onde permanecem os paramentos litúrgicos antes de ser levados a altar.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog