Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Cantalamessa: sintonizar-se com o Espírito para a aventura sinodal


O pregador da Casa Pontifícia fez na manhã desta sexta-feira (10/12) na Sala Paulo VI, no Vaticano, na presença do Papa Francisco, a segunda pregação do Advento, centralizada no tema "Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho", o convite a colocar-se à escuta o Espírito "que abre estradas novas, sem jamais desmentir as antigas"

Raimundo de Lima - Vatican News

Fundamentar tudo no Espírito Santo: este foi o convite que ressoou durante a Segunda Pregação do Advento feita pelo pregador da Casa Pontifícia, o frade capuchinho cardeal Raniero Cantalamessa, na manhã de sexta-feira, 10 de dezembro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, na presença do Papa Francisco, sobre o tema "Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho". Fundamentar tudo no Paracleto, insistiu o pregador da Casa Pontifícia, é ainda mais necessário "no momento em que a Igreja se lança na aventura sinodal".

Dar ao Espírito Santo tempo de se manifestar

Não basta, segundo o cardeal capuchinho, "recitar um Pater, Ave e Gloria no início de nossas reuniões pastorais", para depois passar rápida e impetuosamente à agenda. Quando as circunstâncias o permitem, "é preciso permanecer um pouco expostos ao Espírito Santo, dar-lhe tempo de se manifestar". Em poucas palavras, é necessário "sintonizar com ele".

Sem estas premissas, enfatizou, "resoluções e documentos permanecem palavras que se somam a palavras". Acontece como no sacrifício de Elias no Monte Carmelo, quando ele "juntou a lenha, molhou-a sete vezes, fez tudo o que podia, depois rezou ao Senhor para descer fogo do céu e consumir o sacrifício". Sem esse fogo do alto, "tudo teria permanecido apenas lenha úmida (cf. 1Re 18,20 ss)".

Por outro lado, observou o pregador, não se deve "aguardar respostas imediatas e espetaculares", porque "a nossa não é uma dança do fogo, como a dos sacerdotes de Baal no Monte Carmelo". Na verdade, os tempos e os modos são conhecidos de Deus. O importante é "pedir e receber força do alto; o modo de se manifestar deve ser deixado a Deus".

Tempo de oração e escuta da Palavra

O frade capuchinho se perguntou se, "ao menos nas assembleias plenárias de cada circunscrição, local ou universal, não seja possível designar um animador espiritual que organize tempos de oração e escuta da Palavra, ao lado de reuniões". Isto porque "o espírito de profecia se manifesta preferencialmente em um contexto de oração comunitária".

Temos um exemplo "maravilhoso" de tudo isso na ocasião da primeira crise que a Igreja teve que encarar em sua missão de proclamar o Evangelho. Isso aconteceu quando Pedro e João foram detidos e encarcerados por terem "anunciado em Jesus a ressurreição dos mortos". Eles são liberados pelo Sinédrio com a ordem de "não falar ou ensinar, de modo algum, em nome de Jesus". Os apóstolos se encontram diante de uma situação que "se repetirá tantas vezes ao longo da história: calar, faltando com o mandato de Jesus, ou falar, com o risco de uma intervenção brutal da autoridade que acabe com tudo".

Nesta situação, os apóstolos dirigem-se à comunidade. Esta reza. É então que o versículo do salmo é proclamado: "Por que os reis de toda a terra se reúnem, e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e seu Ungido" (Sl 2,2). Outro o aplica ao que aconteceu na aliança entre Herodes e Pôncio Pilatos em relação a Jesus. "Quando terminaram de orar - le-se -, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos então ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus (parresia)". (cf. At 4,1-31). Paulo mostra que esta praxe não permaneceu isolada na Igreja: "Quando estiverdes reunidos - escreve aos Coríntios -, cada um dos presentes poderá entoar um salmo, transmitir um ensinamento ou uma revelação, falar em línguas língua ou interpretar" (1 Cor 14,26).

A comunhão dos santos

O ideal para toda resolução sinodal, sublinhou o pregador, "seria podê-la anunciar à Igreja - ao menos idealmente - com as palavras do seu primeiro concílio: "Porque decidimos, o Espírito Santo e nós..." (At 15,28). O Espírito Santo é "o único que abre estradas novas, sem jamais desmentir as antigas. Ele não faz coisas novas, mas faz novas as coisas": isto é, não cria "novas doutrinas e novas instituições, mas renova e vivifica aquelas instituídas por Jesus". Sem ele, observou Cantalamessa, estaríamos "sempre atrasados na história". De fato, o Espírito Santo é "mestre daquele aggiornamento que São João XXIII pôs como finalidade do Concílio": aquele histórico evento "devia realizar um novo Pentecostes, e o novo Pentecostes deve agora realizar o Concílio".

O pregador da Casa Pontifícia recordou que a Igreja latina possui "um tesouro para este fim: o hino Veni Creator Spiritus". Desde que foi composto, no século IX, "ele é entoado incessantemente na cristandade, como uma epiclese prolongada sobre toda a criação e a Igreja". A partir dos primeiros anos do segundo milênio, "a cada novo ano, cada século, cada conclave, cada concílio ecumênico, cada sínodo, cada ordenação sacerdotal ou episcopal, cada reunião importante na vida da Igreja, são inaugurados com o canto deste hino". Ele tem se carregado de "toda a fé, a devoção e o ardente desejo do Espírito das gerações que o cantaram antes de nós". E agora, quando é cantado, também "pelo mais modesto coro de fiéis, Deus o escuta assim, com esta imensa 'orquestração' que é a comunhão dos santos".

(com o L’Osservatore Romano)

10 dezembro 2021

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog