Nono suicídio sacerdotal no Brasil em 2021: contundente texto de padre viraliza nas redes católicas

Batina   Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 10/11/21

"Até quando?", pergunta o padre, que também questiona: "Por que continuamos inertes?"

A realidade muito preocupante do suicídio sacerdotal voltou a chamar as atenções nesta semana no Brasil e, a respeito dela, diversos padres e religiosos têm se manifestado nas redes sociais.

Um dos mais contundentes comentários sobre a gravidade deste panorama e sobre a carência de acompanhamento e apoio aos padres nos seus momentos de maior fragilidade emocional está circulando pelas redes sociais, atribuído à autoria de pe. Simeão do Espírito Santo. O texto tem sido compartilhado por dezenas de sacerdotes, religiosos e leigos católicos.

Refletindo a opinião pessoal do autor, o comentário compartilhado na rede é fortemente crítico a determinados aspectos de estruturas institucionais da Igreja e as questiona porque, a seu ver, não proporcionariam suficiente proximidade, fraternidade e solidariedade aos padres no Brasil, particularmente no tocante ao drama do suicídio sacerdotal.

De fato, o Papa Francisco tem reiterado com frequência que a Igreja não é meramente o conjunto das suas estruturas, mas sim o próprio Corpo de Cristo, do qual somos todos, misticamente, membros vivos. O Papa também alerta regularmente para o risco de que, mesmo dentro da Igreja, se incorra na “cultura do descarte”. Com esta referência em mente, é importante levar em consideração o desabafo atribuído a pe. Simeão do Espírito Santo a fim de se promover um debate objetivo e transparente sobre o seu conteúdo.

O texto

Eis o comentário que está sendo compartilhado nas redes sociais católicas a propósito do suicídio sacerdotal e de contextos relacionados:

“Não sei mais o que escrever, não sei mais como exprimir a dor que eu sinto quando recebo a notícia de suicídio de mais um padre. Rezar e escrever me ajudam, mas ainda não é o suficiente…

Estamos no início de novembro e o suicídio do padre José Alves é o nono este ano [só no Brasil]…

Cada sacerdote que tirou sua vida esse ano tinha um rosto, uma história, um sofrimento, uma dor, uma vocação, um sonho. O que lhes faltava? O que não foi feito por estes irmãos? Onde erramos? Até onde vai a responsabilidade pessoal? Há uma responsabilidade eclesial? Por que os padres estão se assassinando? Quantos mais precisarão morrer para a Igreja católica no Brasil acordar? Por que continuamos inertes, indiferentes e omissos? Os suicídios sacerdotais em série, no Brasil, revelam, em parte, a doença, a ineficiência e a hipocrisia da estrutura clerical”.

Suicídio sacerdotal e o caso do pe. José Alves

O texto do pe. Simeão trata então do caso do pe. José Alves, encontrado morto neste domingo. A informação oficialmente divulgada é de que a causa da morte está sendo investigada, mas desde a segunda-feira circulam extraoficialmente informações de que teria sido mais um caso de suicídio sacerdotal.

O texto do pe. Simeão também aborda a problemática das denúncias não comprovadas de abusos sexuais perpetrados por sacerdotes e de como lidar com elas durante o necessário processo de investigação, enquanto ainda não se tem certeza da veracidade das denúncias:

“A diocese de Bom Jesus do Gurgueia havia recebido uma acusação contra o padre José. O teor da denúncia era de abuso sexual com menor. Nada foi comprovado. O padre foi suspenso de ordens ‘ad cautelam’ no último dia 6, através de um decreto. Sim, sabemos que, após centenas de casos de pedofilia no mundo, desde o Papa Bento XVI e agora com o Papa Francisco, a cultura do silêncio está sendo quebrada e as orientações são muito claras. O bispo da diocese pode ter aplicado a lei pela lei e, apenas com a denúncia da acusação (ainda que não tenha sido provada), o padre tinha sido suspenso.

Irmãos padres, qualquer sacerdote pode passar por isso. Qualquer denúncia, mesmo sem prova, chegando ao bispo diocesano, pode acarretar a mesma suspensão recebida pelo padre José.

Penso em irmãos que eu conheci, que foram suspensos sem poderem fazer absolutamente nada. Irmãos que eram e sempre foram inocentes. Temos um caso de suicídio, aqui no Brasil, de um religioso, em 2013, que, sendo acusado injustamente, não conseguiu suportar o peso de tal sofrimento e se enforcou no quarto com o próprio cíngulo. Quantos de nós fomos acusados levianamente!?

O padre José foi encontrado morto, em sua casa paroquial, no último domingo. Pergunto-me: a diocese ou pastoral presbiteral estava cuidando dele após a suspensão? Se ele não podia mais celebrar, por que ficou sozinho na casa? Há algum acompanhamento jurídico, psicológico, espiritual, episcopal ou presbiteral para os padres que são suspensos ‘ad cautelam’?”

Aspectos organizacionais e institucionais da Igreja

O texto do pe. Simeão passa a questionar a postura de uma parte da Igreja do ponto de vista organizacional, evocando os recorrentes alertas do Papa Francisco sobre a necessidade de superar as rigidezes estruturais quando elas não ajudam de fato a Igreja a ser Igreja, seja no contexto do suicídio sacerdotal, seja no tocante a outros aspectos da relação entre pessoas. Eis o que diz o texto:

“Antes da sua morte, padre José escreveu em suas redes sociais: ‘Eu Amo a Igreja’. Ah, padre irmão, eu entendo sua afirmação. Escutamos isso o tempo todo do seminário, né? Amamos a Igreja, padre; mas a grande verdade é que a igreja não nos ama. O único que nos ama é o Cristo, Cabeça e Esposo da Igreja.

Na vida de todo padre há de chegar um momento em que ele ficará sozinho. Teremos apenas Jesus! E, mesmo Ele nos bastando, ao sermos abandonados, esquecidos, e alguns de nós caluniados e acusados por bispos, padres e leigos, precisaremos pensar em nós mesmos.

O suicídio não vale como martírio, irmãos padres! Sei, porque escuto, que muitos padres pensam em tirar a própria vida. Em um país latino-americano aqui vizinho, padres estão tirando a vida em grupo; mas essa não é a resposta. Esse não é o caminho! Faço uma confissão pública: em um momento de extremo sofrimento, há uns três ou quatro anos, quando eu pedi um tempo de afastamento do exercício do ministério e tive também o pensamento de morte na cabeça, cheguei à seguinte conclusão: ‘É melhor um sacerdote vivo do que um padre morto’. Sacerdotes sempre seremos, exercendo ou não. Padre é outra história…

Por favor, irmãos padres, pensem em vocês! Parem de pensar na Igreja em primeiro lugar. Na estrutura da Igreja romana no Brasil não existe tempo nem prioridade para o cuidado sacerdotal. Somos empresários e empregados de batina. Não é suficiente amar a Igreja. Apenas isso não é possível para continuar vivo diante dos inúmeros desafios sacerdotais que este tempo nos impõe. O máximo que a Igreja consegue fazer é rezar por nós. Ela dificilmente acolhe, raramente escuta, não sabe cuidar, não tem tempo para amar. Não nos procura como filhos; dificilmente a Igreja vai te ajudar. Ela se comunica conosco por decretos, papéis, provisões e excomunhões. Os bispos já nos trocam de paróquia pelo Whatsapp e telefonemas. Os padres viraram funcionários das mitras diocesanas. São conhecidos pelos números do CNPJ das paróquias que administram. Para vocês só chegarão os boletos das mitras, os envelopes das campanhas da CNBB e o número da conta do bispo para as espórtulas das crismas… O que vale a vida e a história de um padre? O que está escrito no Código de Direito Canônico! Ele vale mais que o Evangelho. Ele é punitivo. O último cânone nunca é aplicado na vida do padre!

Padre irmão que ainda não se suicidou, continue amando a Igreja; mas, por favor, se ame primeiro. Se alguma coisa acontecer com você, justa ou injustamente, você tem grande chance de ser descartado através de um decreto frio e impessoal. Ame a Jesus! Converse com Ele! Não espere o bispo lhe perguntar como está. Não crie expectativa sobre a fraternidade sacerdotal. Ela existe, na maioria do clero, só no papel. Ame-se! Se ame primeiro. Ame-se antes de amar os superiores e os irmãos padres. Lembre-se que haverá um momento que será só você e Ele. Todos deixarão você. As acusações e o que podem colocar de você nas redes, possivelmente, valerão mais do que tudo que Deus lhe deu a graça de realizar fielmente em todos os seus anos de ministério. Os conselhos presbiterais não conhecem você. Para a grande parte deles, você já está até morto…

Ah, irmão padre, não se mate. Não seja o décimo da lista de 2021! Você sabe que nenhum dos ordinários locais dos outros nove falaram nada? Se você se matar, no outro dia, alguém vai ser mandado para o seu lugar. Você será lembrado apenas nas missas em que alguém colocar o seu nome nas intenções. Com alguns dias, o Instagram e o Facebook não mais falarão de você. Foi assim com o padre Ruben, Adriano Henrique, Milton, Marco Antônio, Mauro Jorge… e todos nesse ano. E todos celebraram, usaram casulas, absolveram pecados, batizaram, assistiram casamentos”.

Suicídio sacerdotal: “não seja o décimo”

O texto assinado pelo pe. Simeão passa então a exortar os sacerdotes a buscarem ajuda quando sentirem a tentação de dar fim à própria vida:

“Padre, não seja o décimo… Peça férias, peça um ano sabático. Vá para a casa dos seus pais. Deixe a paróquia. Você não vai morrer de fome. Eu sou testemunha disso. Peça transferência de paróquia ou diocese. Busque a vida religiosa ou se incardine em uma diocese. Mude de rito, de tradição. Mude de país. Vá fazer missão, mas não se mate. Nada vai adiantar com a sua morte. Para alguns bispos, vai ser apenas menos um ‘problema’. A maior parte dos padres nem vai se lembrar de você quando o seu nome for retirado do anuário ou do site da diocese.

Padre, por favor, não se mate por amor à Igreja. Essa igreja não merece nossa morte. Ela precisa de nossa vida, ainda que escondida e insignificante para o alto clero. Não diga sim aos homens, diga sim a Deus! Mude de Estado ou até de estado de vida; mas, por favor, não se mate.

O Papa Francisco nunca saberá a verdade. A nunciatura não vai te ajudar. Se um dia a CNBB fizer algo pensando nos potenciais padres suicidas, você vai ser somente um número do passado. Se ame, padre!

Padre, procure ajuda. Se o seu bispo não o ajudar, ligue para um padre. Vá até um confessor, procure um diretor. Vá até o médico, padre. Comece, por favor, uma terapia. Temos muitos padres e consagrados psicólogos. Reze, padre; mas se ame. Se alimente, se divirta, durma, diminua a marcha. Não espere ajuda fora. Primeiro, comece em você. Mude por dentro. Ame sua humanidade e o ministério sacerdotal. Grite, irmão. Pare. Deixe o celular e vá rezar. Leia, padre. Confesse, padre. Vá ao hospital e brinque com as crianças, visite os casais, escute os idosos, fique diante do sacrário. Não se mate. Não compre remédios nem cordas. Não coloque fim na sua vida antes do tempo.

O Bom Pastor quer você vivo. E lembre-se da oração: ‘Na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir à Vossa Presença’. Não vá antes da hora, não antecipe nem um só dia. Precisamos de você. Ele ama você! Ele amou e sempre amará você. E, se um dia, eu tiver um lugar aqui para acolhê-lo, venha ficar comigo. Prometo cuidar de você junto com irmãos que o acolherão e amarão.

Não se mate, padre, não seja o décimo, por favor!

Nossa Senhora, coloque a mão nesta lista e a cancele, por favor. Maria, Mãe dos Sacerdotes, rasgue essa lista dos padres suicidas no Brasil. Agora e até a hora da nossa morte. Amém!”

Padre Simeão do Espírito Santo
Novembro de 2021

Fonte: Aleteia
---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo92 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas310 Aplicativos Android (católicos)15 Apostolado da Oração8 Arautos do Evangelho1 Arte Católica81 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação125 Beatos e Beatas127 Bênçâo Urbi et Orbi17 Bíblia644 Blasfêmia54 Campanha da Fraternidade37 Campanhas122 Canção Nova8 Canonização93 Cardeais14 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo410 Catequese do Papa267 Celebrações2363 Celebrações Marianas557 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento877 Conclave21 Confissão20 Conflitos1 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto206 Corpo Incorrupto58 Cristofobia244 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais61 Devoção2615 Dia Mundial do Doente13 Dia Mundial dos Pobres1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja6 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares26 Doutor da Igreja26 Doutora da Igreja9 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação147 Eleições10 Encíclicas36 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1099 Evangelização8 Excomunhão1 Exercícios Espirituais16 Exorcismo86 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família743 2671 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico95 Frases de Fé9 Frei Gilson7 Frei Roberto Pasolini3 Guerra104 Habemus Papam15 História da Igreja620 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV14 Homossexualismo64 Ícones31 Ideologia de Gênero103 Igreja no Brasil1683 Igreja no Mundo1175 Imagens Religiosas462 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial4 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração39 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202531 Jubileu da Esperança2 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Lectio Divina7 Liturgia230 Liturgia Dominical254 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires340 Matrimônio51 Medicina e Saude689 Mensagens105 Mensagens Católicas372 Mensagens do Papa1510 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres544 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica50 Nossa Senhora844 Nossa Senhora Aparecida124 Nossa Senhora Auxiliadora13 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças20 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima157 Nossa Senhora de Guadalupe59 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes44 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1598 Notícias284 Notícias Católicas4097 Notícias do Blog77 Novena de Natal17 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1756 Oração e Jejum46 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas867 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo9 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1683 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa354 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa Leão XIV101 Páscoa138 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa76 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística20 Penitência159 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos419 Política530 Pregações40 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias48 Purgatório17 Quaresma358 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo25 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais402 Reflexões1 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário117 Rosário da Madrugada2 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade211 Sacramentais5 Sacramentos570 Sacrilégio144 Santas640 Santíssima Trindade9 Santos1385 São José43 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus20 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade58 Tecnologia128 Tempo Comum370 Tempo da Quaresma364 Tempo do Advento199 Tempo do Natal286 Tempo Litúrgico957 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação2 Terço66 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres2 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 tiktok9 Tradição2 Tráfico Humano21 Tragédias198 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos24 Vaticano1823 Venerável3 Viagens27 Viagens Apostólicas228 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok36 Violência503 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico20
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial