Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Arquidiocese de Olinda e Recife relançará o XVIII Congresso Eucarístico Nacional no dia 14


Por Redação
30 de outubro de 2021

A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza, no dia 14 de novembro de 2021, às 16h, a celebração de relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que terá como sede as cidades de Recife e Olinda, em 2022. Na Rua do Imperador, localizada no centro antigo do recife, uma missa será presidida pelo cardeal dom Orani Tempesta e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio, bispos da CNBB NE2 e clero arquidiocesano.

Haverá também divulgação das novidades do Congresso (que alterou lugares dos eventos e outros detalhes), assim como a bênção do casarão que funcionará como Casa do Pão – legado do Congresso de 2022 que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional, sempre norteados pelo Evangelho.

Casa do Pão

O relançamento do Congresso vai ser ocasião para inaugurar ainda uma sede provisória da Casa do Pão, que oferecerá, desde já, refeições uma vez por semana aos que precisarem. “A fome não espera. Temos um ano pela frente para entregar a Casa do Pão oficial, em 2022, que ficará como legado do Congresso, mas realizar essa ação, partilhando o pão agora, vai nos impulsionar e encorajar, abençoando nossos esforços pelo Congresso”, disse dom Fernando Saburido.

Uma superestrutura será montada para acomodar o povo, que está convidado a participar da missa no dia 14: a Rua do Imperador será fechada ao trânsito, assim como as ruas perpendiculares. Segurança, protocolo sanitário e atendimento à Imprensa estão sendo providenciados. A missa será transmitida, ao vivo, para todo o Brasil no canal aberto da TV Evangelizar.

“Queremos estar juntos de todos os brasileiros, como Igreja, mostrando a importância e a alegria de termos um Congresso Eucarístico Nacional sediado em nossa terra, nossa Arquidiocese, que é formada por gente de fé, de força e de espírito de colaboração e participação”, comentou o bispo auxiliar, dom Limacêdo.

Sobre o XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Após dois adiamentos, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que estava previsto incialmente para os dias 12 a 15 de novembro de 2020, agora vai ser celebrado nos dias 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema: Pão em todas as mesas, e o lema Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,45-47)

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, na Sagrada Eucaristia, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23). A última edição do Congresso Eucarístico Nacional, no Brasil, aconteceu em 2016 na cidade de Belém do Pará.

Esta é a segunda vez que a Arquidiocese de Olinda e Recife sedia um Congresso Eucarístico Nacional. A primeira foi em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

(Com informações de CNBB)

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog