Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Mulheres passando-se por homens foram aceitas em seminários, alerta bispo dos EUA

Arcebispo Jerome E. Listecki de Milwaukee. Foto: Arquivo CNA.

WASHINGTON DC, 29 set. 21 / 03:13 pm (ACI).- Os bispos deveriam considerar a possibilidade de exigir testes de DNA ou exames físicos para garantir que todos os seminaristas sejam homens biológicos, disse o arcebispo Jerome Listecki em memorando enviado aos membros da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) no dia 21 de setembro.

"Recentemente, o Comitê de Assuntos Canônicos e Governança da Igreja foi informado de casos em que foi descoberto que uma mulher vivendo sob uma identidade transgênero havia sido admitida inadvertidamente no seminário ou em uma casa de formação de um instituto de vida consagrada", diz o memorando do comitê presidido pelo arcebispo Listecki.

Em um caso, disse Listecki, "os registros de sacramentos da pessoa haviam sido obtidos de forma fraudulenta para refletir sua nova identidade".

"Em todos os casos, nada nos relatórios médicos ou psicológicos desses indivíduos havia sinalizado tratamentos passados ou cirurgias pertinentes", acrescentou ele. “Nenhuma das seminaristas biologicamente femininas recebeu Ordens Sagradas”, disse Listecki.

O memorando do arcebispo não identifica quais seminários ou casas de formação inscreveram uma mulher que se apresentou como um homem, nem se os casos ocorreram nos EUA.

O arcebispo disse que foi "encorajado pelo Comitê" a enviar o memorando a seus irmãos bispos, para que eles pudessem "exercer uma particular vigilância agora que um novo ano de formação dos seminários se inicia".

Listecki, doutor em direito canônico, observou que "o código de direito canônico exige que o bispo diocesano admita no seminário maior e promova à Ordem somente homens que possuam as qualidades físicas e psicológicas necessárias", e que o bispo "pode exigir vários meios para estabelecer certezas morais a este respeito".

O memorando continua: "Alguns membros do Comitê de Assuntos Canônicos e Governança da Igreja observaram que um bispo pode considerar a possibilidade de exigir um teste de DNA ou, no mínimo, a certificação de um médico especialista da própria escolha do bispo, para assegurar que um candidato seja do sexo masculino".

Procurada pela CNA, agência em inglês do grupo ACI, a USCCB não quis comentar o memorando.

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog