Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Se é espírito puro, por que São Miguel é representado como soldado?

Arcanjo São Miguel   bepsy | Shutterstock

Pe. Gabriel Vila Verde - publicado em 27/08/21

Anjos não possuem matéria nem usam vestes, mas há um simbolismo nesses aspectos, explica o pe. Gabriel

Se é espírito puro, por que São Miguel é representado como soldado? Quem responde a este questionamento é o pe. Gabriel Vila Verde em sua rede social:

Desde que eu comecei a dar uma atenção maior ao Arcanjo São Miguel, influenciado pela Renovação Carismática, sempre achei estranho ver o mesmo com roupas de soldado romano. Saiote curto, colete, sandálias amarradas, capacete e espada. Porém, nunca me preocupei com isso, pois sei que tudo na arte sacra tem uma simbologia. Até mesmo a concha no peito de São Roque, ou o cordão cheio de nós nas mãos da Virgem Maria. Tudo é simbolismo para nos fazer uma catequese através dos olhos.

Os anjos no Céu são espíritos puros, dotados de poder, inteligência e liberdade. Não possuem matéria, não usam vestes de soldado nem qualquer estilo de moda, pois no Céu não existem alfaiates nem guarda-roupa. Os anjos são servos de Deus, adoram a Deus, estão ao seu serviço, obecedem às suas ordens. Estão também ao nosso lado, como afirmam as Escrituras em diversas passagens, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Quando eles se manifestam visivelmente, as formas são variadas. Tobias viu de um jeito, Elias viu de outro, Isaías de outro, Nossa Senhora viu daquela maneira, o apóstolo João viu de outra. Uns têm asas, outros não têm. Uns assustam, outros possuem aparência humana, etc. A visão de uma criatura celeste não implica o que ela é de verdade. Basta ver as narrativas das aparições de Nossa Senhora: cada vidente vê de um jeito, porque Deus assim permite. A realidade completa, só saberemos no Céu, após a morte.

São Miguel é representado como soldado

Já o tão amado Miguel (Michael – Quem como Deus?) é visto como o anjo do combate por ter precipitado Satanás, o grande dragão, nos abismos do inferno. O Apocalipse diz que houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão. Logo, a imaginação popular trouxe símbolos para este anjo lutador: escudo, espada, capacete!

Ele não usou nada disso, pois o que destrói a soberba de Lúcifer é a humildade de Miguel. Um diz que não servirá a Deus, e o outro brada que não há ninguém como Deus!

Quando você olhar para qualquer imagem cristã, lembre-se de que ali está um símbolo. Aparecida é um símbolo, Fátima é um símbolo, Miguel, Gabriel e Rafael são símbolos. Nenhum artista humano irá representar estes seres com toda a sua grandeza, beleza e majestade. Por isso apela para os elementos humanos, a fim de se aproximar da mensagem que eles nos dirigem.

Para finalizar, o texto de São Paulo aos Éfesios, cap. 6, 13-17, explica muito bem as armas de São Miguel: o escudo é a fé, o capacete é a salvação e a espada é a Palavra de Deus. Está explicada a simbologia da imagem. Não há motivo para polêmicas!

Que o glorioso São Miguel Arcanjo, pelo poder de Deus, levante sua espada gloriosa para nos defender de todo mal, amém!

Arcanjo São Miguel Gabriel Vila Verde | Facebook

(Na foto, o mosaico de São Miguel que mandei fazer na porta da Matriz. Sem vestes de soldado romano, mas com a espada nas mãos, simbolizando a força da Palavra de Deus na defesa contra o mal, que todos nós precisamos).

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog