Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Fiel entrega ao Papa mais de 10 kg de documentos que pedem elevação de Santuário em Tatuí


Brasileiro entrega ao Papa mais de 10 kg de documentos que pedem transformação de Santuário em Basílica no interior de SP

Emissário Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, também entregou uma pasta personalizada diretamente ao Papa Francisco. Pedido feito por brasileiro é para o Santuário de Tatuí (SP).

Por Rafaela Zem*, TV TEM

29/08/2021 08h17  Atualizado há 15 horas

Um emissário da Diocese de Itapetininga (SP) entregou ao Papa Francisco mais de 10 kg de documentos pedindo a elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí (SP) à Basílica Menor. O pedido foi feito pessoalmente nesta segunda-feira (23). Uma pasta personalizada também foi entregue diretamente ao Papa.

Nas imagens gravadas por Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, é possível ver o Papa se aproximando das pessoas e recebendo a pasta, momento em que o fiel explica que o presente é um documento de Tatuí (Veja acima).

Além de mais 10 kg de documentos, Leonardo entregou uma pasta decorada ao Papa Francisco que pede elevação do Santuário de Tatuí (SP) — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

Segundo Leonardo, no mesmo dia, ele participou de uma Audiência Geral com Papa Francisco, em que os documentos, que justificam a proposta e ressaltam a importância patrimonial e religiosa do Santuário Nossa Senhora da Conceição para os fiéis do interior de São Paulo, foram apresentados.

O fiel contou ainda ao G1 que, após a assembleia, ele participou da Santa Missa, na qual realizou leituras e cantou.

"A emoção de encontrar com o Santo Padre é inexplicável! Entregar os documentos e defender a importância do santuários foi o primeiro passo para elevação à Basílica Menor. Tal feito coroa todo um processo que se iniciou há muito tempo", explicou o fiel.

Diocese de Itapetininga (SP) preparou mais de 10 kg de documentos que justificam a proposta de elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí (SP) — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

De acordo com Leonardo, a mudança de título é honrosa, já que representa o reconhecimento do Santuário.

Como Basílica Menor, o templo de Tatuí passaria a ser uma Igreja Papal, que é extensão do Vaticano, dessa forma, poderia realizar cerimônias especiais e sofreria algumas mudanças como a instalação de brasões oficiais do Vaticano.

Para elevar o título de um templo à Basílica Menor, a Igreja Católica analisa o grau de importância social e o patrimônio cultural da igreja.

Antes da pandemia de coronavírus, o Santuário Nossa Senhora da Conceição recebia cerca de 5 mil fiéis por semana e durante a festa da Padroeira Imaculada Conceição o número triplicava entre fiéis e peregrinos.

Sobre o templo

A imponente instalação do Santuário Nossa Senhora da Conceição condiz com a importância histórica que o templo carrega. Há quase 200 anos, a igreja começou a ser construída no mesmo ano em que Nossa Senhora da Conceição foi eleita padroeira de Tatuí (SP).

Desde então, o templo passou a assumir um papel importante no interior de São Paulo, principalmente aos devotos de Imaculada Conceição.

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século 19. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos.

Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

Fonte: G1
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog