Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Fidget toys: os brinquedos da moda trazem benefícios para as crianças?

pop it game  Skarynka Alena - Shutterstock

Reportagem local - María Eugenia Brun - publicado em 12/08/21

Eles prometem aliviar o estresse e a ansiedade da garotada. Será que funcionam?

Os fidget toys viraram febre entre as crianças do mundo inteiro. No Google, a pesquisa pelo termo aumentou consideravelmente no Brasil a partir de maio de 2021. Já nos sites de compra, esse tipo de brinquedo figura entre os campeões de venda.

Mas o que são fidget toys? São aqueles brinquedos cheios de cor que você já deve ter visto nas mãos das crianças. Eles ganharam o nome de brinquedos sensoriais e anti-estresse. Um dos modelos é o Pop It, que possui pequenas bolhas que fazem um barulho ao serem apertadas.


De fato, o funcionamento lembra o dos velhos e famosos plásticos-bolha. Só que os estouros no novo brinquedo parecem não ter fim: para recomeçar a apertar as bolhas, basta virar o brinquedo.

pop it game  
Skarynka Alena – Shutterstock

Os fidget toys funcionam contra o estresse?

O Pop It nasceu supostamente como uma ferramenta de controle do estresse, mas também, segundo especialistas, é uma opção para crianças com Transtorno de Atenção, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problemas motores, problemas sensoriais, déficit nas relações sociais, entre outros.

Até agora, esses jogos sensoriais não passaram por uma investigação científica rigorosa. Portanto, seus supostos benefícios não são comprovados cientificamente. Apesar disso, segundo os especialistas suas diferentes cores e texturas podem ajudar a estimular o sistema visual e tátil. Óbvio que fica o alerta para os pais: é preciso controlar o tempo de uso e evitar que as crianças se isolem com o joguinho. Isso traria outros problemas relacionados à socialização.

Mas podemos nos beneficiar desses brinquedos de outra forma. Por exemplo: os professores e pais podem utilizá-los de forma pedagógica.

Aprender brincando

menino de estudo

São João Bosco já dizia que brincar é muito importante para as crianças e também ajuda a aprender:

“É preciso atrair as crianças com o que elas mais gostam: os brinquedos. De que outra forma eles poderiam ser mantidos longe dos perigos da rua? Se os educadores amarem o que os jovens gostam (jogos, esportes, música), os jovens vão amar o que seus educadores gostam (disciplina, estudo, catequese) ”.

Portanto este brinquedo sensorial também pode ser útil como reforço em diferentes disciplinas como, por exemplo, linguagem, matemática, ortografia, entre outras.

É por isso que alguns professores ensinam através de suas contas do Instagram a usar templates para Pop it e assim ensinar de uma forma mais divertida.

Fonte: Aleteia
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog