Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Barco hospital Papa Francisco celebra dois anos com atendimentos na região do Baixo Amazonas

Paciente é recepcionado para atendimento no Barco Hospital Papa Francisco — Foto: Divulgação

A embarcação atende nas áreas de cirurgia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, radiologia e odontologia.

Por G1 Santarém — PA

19/08/2021

O Barco Hospital Papa Francisco completou dois anos de atividades na quinta-feira (19) e para celebrar a data, durante cinco semanas estará levando atendimentos em saúde para a populações ribeirinhas dos municípios de Belterra, Óbidos, Prainha, Monte Alegre e Almeirim, na região do Baixo Amazonas.

Confira o itinerário e datas:

20 a 25/08 - Belterra
03 a 08/09 - Óbidos
23 a 28/09 - Prainha
08 a 13/10 - Monte Alegre
22 a 27/10 - Almeirim
Os atendimentos ofertados pela unidade fluvial de saúde são garantidos por convênio entre o Governo do Pará e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, assinado em 19 de agosto de 2019.

Sob a coordenação do Frei Joel Souza, a embarcação conta uma equipe de 28 profissionais, abriga salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos e leitos para internação.

"Desde o início estou participando desse projeto, um sonho que se tornou realidade. O Barco Hospital Papa Francisco tem uma missão muito importante na vida das pessoas da região. Na realidade, vejo que ele é um grande impulsionador de juntar pessoas de bem, através do Governo do Estado como parceiro, de voluntários, de cada secretaria de saúde nas cidades que nos acolhem e nos apoiam e juntos realizam conosco cada expedição e cada missão", contou Frei Joel Souza.

No primeiro ano de trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a embarcação realizou mais de 50 mil atendimentos em diversas comunidades ribeirinhas da bacia amazônica. Já nos meses de fevereiro a maio de 2021, com a segunda onda de Covid-19, o barco atendeu exclusivamente pessoas com suspeita da doença, além de auxiliar na transferência de casos mais graves. No período, foram contabilizados 21.769 atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus.

Em junho, a unidade retomou seu perfil para atender nas áreas de cirurgia, dermatologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, radiologia e odontologia, registrando 35.454 pessoas atendidas.

Barco Hospital Papa Francisco leva atendimentos em saúde aos lugares mais remotos no interior da Amazônia — Foto: Divulgação

Ainda em junho, a equipe da unidade iniciou a ação "Fila Zero Cirurgias" - integrante do projeto do Governo do Estado, por meio da Sespa e em parceria com os municípios, de levar atendimento às cidades que mais necessitam e zerar a fila de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Os pacientes são os cadastrados a partir da fila de cada município, na faixa etária de 7 a 45 anos, sem comorbidades.

A estimativa é realizar em torno de 35 a 40 procedimentos por ação, com duração de cinco dias em cada município e mais dois para deslocamento.

Para o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, os serviços do barco hospital Papa Francisco, em parceria com a Sespa, contribuem na missão do Governo do Estado de levar saúde por todo o Pará, especialmente nas localidades onde o acesso é mais difícil.

Fonte: G1
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog