Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Saiba como conseguir indulgência plenária no Dia Mundial dos Avós

Créditos: Pxfuel.

Neste dia 25, quarto domingo do mês de julho, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Neste dia especial que se celebra todos os anos, foi instituída uma indulgência plenária para aqueles que cumpram uma série de requisitos. Descubra quais são eles!

Em 26 de julho, a Igreja celebra São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, por isso, o Papa decidiu estabelecer esse dia na véspera para lembrar especialmente os idosos.

“Estou muito consciente de que esta mensagem chega a você em um momento difícil: a pandemia foi uma tempestade inesperada e violenta, uma provação que atingiu a vida de todos, mas que a nós, idosos, reservou um tratamento especial, mais duro“. Foi assim que o Santo Padre se dirigiu aos idosos em carta.

Relembrando o episódio da tradição segundo o qual São Joaquim, já velho, recebeu a visita de um anjo que anunciava que Deus ouvira a sua oração e que finalmente teria uma filha – a Virgem Maria – o Santo Padre diz:

“Que cada avô, cada idoso, cada avó, cada idosa – especialmente os mais solitários – receba a visita de um anjo! Às vezes terão o rosto dos nossos netos, outras vezes o rosto de familiares, amigos de longa data ou de pessoas que conhecemos durante este período difícil”.

Por isso que o Papa convida a todos nós a participar neste Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, concedendo uma indulgência plenária.

E é assim que você pode lucrar indulgência plenária, segundo aponta a Penitenciária Apostólica:

1) Cumprir as condições habituais
São elas: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice.

2) Participar da jornada
“(…) Aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, movidos por um verdadeiro espírito de penitência e caridade, participam no dia 25 de julho de 2021, por ocasião da Primeira Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, da solene celebração que o Santíssimo Padre Francisco presidirá na Basílica Papal do Vaticano ou nos diversos eventos que se realizarão no mundo”.

3) Visitar pessoas idosas
“Os fiéis que dedicarão um tempo adequado para visitar real ou virtualmente seus irmãos mais velhos em necessidade ou em dificuldade (como os enfermos, abandonados, deficientes e afins)”.

4) Participação espiritual
“Os idosos enfermos e todos aqueles que não podem sair de casa por um motivo grave, desde que se abstenham de todo pecado e tenham a intenção de cumprir as três condições habituais o mais rápido possível, se unirão espiritualmente aos atos sagrados do Dia Mundial, oferecendo a Deus misericordioso as orações, dores ou sofrimentos de sua vida, especialmente durante as palavras do Sumo Pontífice e as celebrações transmitidas na televisão e no rádio, além dos novos meios de comunicação social”.

A Penitenciária Apostólica também estabelece que a indulgência plenária “pode ​​ser aplicada como sufrágio pelas almas do purgatório”. Portanto, é uma excelente ocasião para interceder por um avô, familiar ou pessoa falecida.

Procuremos uma forma de nos aproximarmos dos idosos neste dia!

Fonte: Church POP
---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog