Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco rejeita a renúncia do Cardeal Marx


Data de publicação
10/06/2021

O Papa Francisco escreveu uma carta ao Arcebispo de Munique, cardeal Reinhard Marx, na qual ele lhe agradece por sua coragem de apresentar sua renúncia por causa de suas ações em casos de abuso sexual de padres em seu cargo, enquanto lhe diz que não aceita tal renúncia e pedindo-lhe para continuar à frente de sua igreja local. O papa compara sua atitude com a de Cristo: “É uma coragem cristã que não teme a cruz, não tem medo de ser atordoado pela tremenda realidade do pecado. Assim como o Senhor.”

“Prezado irmão”, o Papa começa por escrever, “antes de mais, obrigado pela vossa coragem”. “É uma coragem cristã que não teme a cruz, não teme ser oprimido pela tremenda realidade do pecado”, continua. “É uma graça que o Senhor te deu e vejo que queres assumi-la e guardá-la para que dê frutos. Obrigado ”, disse o Papa Marx.

“Você me diz que está passando por um momento de crise”, escreve o Santo Padre, “e não só você, mas também a Igreja na Alemanha está vivendo isso”. Parecia que ele se referia ao ‘caminho sinodal’, à intercomunhão e à bênção de casais homossexuais, mas não. “Toda a Igreja está em crise por causa da questão dos abusos”, esclarece.

Francisco garante que a Igreja não pode dar um passo em frente sem assumir esta crise. “A política do avestruz não leva a nada, e a crise deve ser assumida desde a nossa fé pascal”, diz o Santo Padre; a política de avestruzes, precisamente, parece ter sido escolhida pelo Vaticano nas três questões mencionadas acima.

“Assumir que a crise, pessoal e comunitariamente, é o único caminho frutífero, porque uma crise não surge sozinha, mas em comunidade e devemos também ter em mente que uma crise sai melhor ou pior, mas nunca a mesma”, argumenta Sua Santidade .

Francisco concorda com Marx ao descrever como uma catástrofe “a triste história de abuso sexual e a maneira de lidar com isso que a Igreja adotou até recentemente”. «Perceber esta hipocrisia no modo de viver a fé é uma graça, é um primeiro passo que devemos dar», afirma o Sucessor de Pedro.

“Você não pode ficar indiferente a este crime. Assumir é colocar-se em crise ”, afirma. Segundo o Papa, cada bispo da Igreja “deve assumi-lo e perguntar-se o que devo fazer perante esta catástrofe?”

“O“ mea culpa ”diante de tantos erros históricos do passado, já o fizemos mais de uma vez em muitas situações, embora não tenhamos participado pessoalmente dessa conjuntura histórica”, recorda o Santo Padre.

“O Senhor nunca concordou em fazer“ a reforma ”(permita-me a expressão) nem com o projeto fariseu, nem com o saduceu, nem com o zelote, nem com o essênio. Em vez disso, ele fez isso com sua vida, com sua história, com sua carne na cruz. E este é o caminho que você mesmo, caro irmão, assume ao apresentar sua renúncia ”, disse o Papa.

«É urgente «arejar» esta realidade dos abusos e como a Igreja procedeu, e deixar que o Espírito nos conduza ao deserto da desolação, à cruz e à ressurreição», afirma. “As pesquisas e o poder das instituições não vão nos salvar. O prestígio de nossa Igreja que tende a esconder seus pecados não nos salvará; Nem o poder do dinheiro nem a opinião da mídia vão nos salvar (tantas vezes dependemos demais deles) ”, garante.

“Nos salvará se abrirmos a porta ao Único que pode fazê-lo e confessar nossa nudez: “Eu pequei”,“ pecamos ”… e chorar, e gaguejar quanto pudermos,“ afasta-te de mim , Sou um pecador ”, herança que o primeiro Papa deixou aos Papas e aos Bispos da Igreja”.

Francisco confessa que gostou do final da carta de Marx, que dizia o seguinte: “Terei muito gosto em continuar a ser sacerdote e bispo desta Igreja e continuarei a empenhar-me a nível pastoral enquanto o mantiver sensato e oportuno . Desejo dedicar os próximos anos do meu serviço de forma mais intensa à pastoral e empenhar-me na renovação espiritual da Igreja, como o Senhor pede incansavelmente ”.

O papa então responde ao pedido do cardeal Marx de renunciar ao cargo de arcebispo de Munique. “Continue como você propõe, mas como arcebispo de München und Freising”, ele escreve.

E se te sentes tentado a pensar que, ao confirmar a tua missão e ao não aceitar a tua renúncia, este Bispo de Roma (teu irmão que te ama) não te entende, pensas no que Pedro sentiu diante do Senhor quando, no seu Assim, apresentou a sua demissão: “afasta-te de mim, sou um pecador”, e escuta a resposta: “apascenta as minhas ovelhas” ”, conclui o Papa.

Traduzido de InfoVaticana

Leia a carta completa do Santo Padre, publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

Querido irmão,

Em primeiro lugar, obrigado por sua coragem. É uma coragem cristã que não teme a cruz, não teme aniquilar-se perante a tremenda realidade do pecado. Isso é o que o Senhor fez (Fp 2,5-8). É uma graça que o Senhor te deu e vejo que queres assumi-la e guardá-la para que dê frutos. Obrigado.

Você me diz que está passando por um momento de crise, e não só você, mas também a Igreja na Alemanha. Toda a Igreja está em crise por causa do problema dos abusos; Além disso, a Igreja hoje não pode dar um passo em frente sem assumir esta crise. A política de avestruzes não leva a nada, e a crise deve ser assumida desde a nossa fé pascal. Sociologismos, psicologismos são inúteis. Assumir a crise, pessoal e comunitariamente, é o único caminho fecundo, porque uma crise não surge sozinha mas na comunidade e devemos também ter presente que uma crise sai melhor ou pior, mas nunca igual [1].

Você me diz que desde o ano passado vem refletindo: partiu, buscando a vontade de Deus com a decisão de aceitá-la, fosse ela qual fosse.

Concordo com você em chamar a triste história de abuso sexual e a maneira como a Igreja lidou com ela de catástrofe até recentemente. Perceber essa hipocrisia no caminho da fé viva é uma graça, é o primeiro passo que devemos dar. Temos que nos apropriar da história, tanto pessoalmente quanto como comunidade. Você não pode ficar indiferente diante desse crime. Assumir isso significa se colocar em crise.

Nem todo mundo quer aceitar essa realidade, mas é o único caminho, porque tomar “resoluções” transformadoras sem “colocar a carne na grelha” não leva a lugar nenhum. As realidades pessoais, sociais e históricas são concretas e não devem ser assumidas com ideias; porque as ideias são discutidas (e é bom que o sejam), mas a realidade deve sempre ser assumida e discernida. É verdade que as situações históricas devem ser interpretadas com a hermenêutica da época em que aconteceram, mas isso não nos exime de tomá-las e assumi-las como a história do “pecado que nos assedia”. Portanto, em minha opinião, cada Bispo da Igreja deve assumi-lo e se perguntar o que devo fazer diante desta catástrofe?

Fizemos o “mea culpa” diante de tantos erros históricos do passado mais de uma vez em muitas situações, embora não tenhamos participado pessoalmente dessa situação histórica. E essa mesma atitude é o que nos é pedido hoje. Está-se a pedir-nos uma reforma que – neste caso – não consiste em palavras, mas em atitudes que tenham a coragem de se colocarem em crise, de assumirem a realidade seja qual for a consequência. E toda reforma começa por si mesma. A reforma da Igreja foi feita por homens e mulheres que não temeram entrar em crise e se deixar reformar pelo Senhor. É o único caminho, caso contrário não seremos mais do que “ideólogos reformistas” que não colocam a própria carne em jogo.

O Senhor nunca aceitou fazer “a reforma” (permita-me a expressão) nem com o projeto fariseu, nem com o saduceu, nem com o zelote, nem com o essênio. Em vez disso, ele fez isso com sua vida, com sua história, com sua carne na cruz. E este é o caminho, aquele que você mesmo, caro irmão, assume quando se demite.

Você diz bem em sua carta que enterrar o passado não nos leva a nada. Silêncios, omissões, dar peso excessivo ao prestígio das Instituições só levam ao fracasso pessoal e histórico, e nos levam a conviver com o peso de “ter esqueletos no armário”, como diz o ditado.

É urgente “arejar” esta realidade dos abusos e de como a Igreja procedeu, e deixar o Espírito nos conduzir ao deserto da desolação, à cruz e à ressurreição. É o caminho do Espírito que devemos seguir, e o ponto de partida é a humilde confissão: erramos, pecamos. As pesquisas e o poder das instituições não nos salvarão. O prestígio de nossa Igreja que tende a esconder seus pecados não nos salvará; Nem o poder do dinheiro nem a opinião da mídia nos salvarão (muitas vezes dependemos demais deles). Nos salvará abrir a porta para o Único que pode fazê-lo e confessar nossa nudez: “Eu pequei”, “nós pecamos” … e chorar, e gaguejar como podemos que “afasta-te de mim que Eu sou um pecador ”, uma herança que o primeiro Papa os Papas e os Bispos da Igreja. E então sentiremos aquela vergonha curadora que abre as portas para a compaixão e a ternura do Senhor que está sempre perto de nós. Como Igreja, devemos pedir a graça da vergonha e que o Senhor nos salve de ser a desavergonhada prostituta de Ezequiel 16.

Gosto de como você termina a carta: “Continuarei com prazer a ser sacerdote e bispo desta Igreja e continuarei a me comprometer a nível pastoral enquanto o mantiver sensato e oportuno. Gostaria de dedicar os próximos anos do meu serviço de forma mais intensa à pastoral e a lutar pela renovação espiritual da Igreja, como V. Exa. Pede incansavelmente ”.
 
E esta é minha resposta, querido irmão. Continue como você propõe, mas como Arcebispo de München und Freising. E se te sentires tentado a pensar que, ao confirmar a tua missão e não aceitar a tua renúncia, este Bispo de Roma (teu irmão que te ama) não te entende, pensas no que Pedro sentiu diante do Senhor quando, à sua maneira, Ele apresentou a renúncia: “afasta-te de mim, sou um pecador”, e ouve a resposta: “apascenta as minhas ovelhas.

Com afeto fraterno.

FRANCISCO

---

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog