Papa Francisco rejeita a renúncia do Cardeal Marx


Data de publicação
10/06/2021

O Papa Francisco escreveu uma carta ao Arcebispo de Munique, cardeal Reinhard Marx, na qual ele lhe agradece por sua coragem de apresentar sua renúncia por causa de suas ações em casos de abuso sexual de padres em seu cargo, enquanto lhe diz que não aceita tal renúncia e pedindo-lhe para continuar à frente de sua igreja local. O papa compara sua atitude com a de Cristo: “É uma coragem cristã que não teme a cruz, não tem medo de ser atordoado pela tremenda realidade do pecado. Assim como o Senhor.”

“Prezado irmão”, o Papa começa por escrever, “antes de mais, obrigado pela vossa coragem”. “É uma coragem cristã que não teme a cruz, não teme ser oprimido pela tremenda realidade do pecado”, continua. “É uma graça que o Senhor te deu e vejo que queres assumi-la e guardá-la para que dê frutos. Obrigado ”, disse o Papa Marx.

“Você me diz que está passando por um momento de crise”, escreve o Santo Padre, “e não só você, mas também a Igreja na Alemanha está vivendo isso”. Parecia que ele se referia ao ‘caminho sinodal’, à intercomunhão e à bênção de casais homossexuais, mas não. “Toda a Igreja está em crise por causa da questão dos abusos”, esclarece.

Francisco garante que a Igreja não pode dar um passo em frente sem assumir esta crise. “A política do avestruz não leva a nada, e a crise deve ser assumida desde a nossa fé pascal”, diz o Santo Padre; a política de avestruzes, precisamente, parece ter sido escolhida pelo Vaticano nas três questões mencionadas acima.

“Assumir que a crise, pessoal e comunitariamente, é o único caminho frutífero, porque uma crise não surge sozinha, mas em comunidade e devemos também ter em mente que uma crise sai melhor ou pior, mas nunca a mesma”, argumenta Sua Santidade .

Francisco concorda com Marx ao descrever como uma catástrofe “a triste história de abuso sexual e a maneira de lidar com isso que a Igreja adotou até recentemente”. «Perceber esta hipocrisia no modo de viver a fé é uma graça, é um primeiro passo que devemos dar», afirma o Sucessor de Pedro.

“Você não pode ficar indiferente a este crime. Assumir é colocar-se em crise ”, afirma. Segundo o Papa, cada bispo da Igreja “deve assumi-lo e perguntar-se o que devo fazer perante esta catástrofe?”

“O“ mea culpa ”diante de tantos erros históricos do passado, já o fizemos mais de uma vez em muitas situações, embora não tenhamos participado pessoalmente dessa conjuntura histórica”, recorda o Santo Padre.

“O Senhor nunca concordou em fazer“ a reforma ”(permita-me a expressão) nem com o projeto fariseu, nem com o saduceu, nem com o zelote, nem com o essênio. Em vez disso, ele fez isso com sua vida, com sua história, com sua carne na cruz. E este é o caminho que você mesmo, caro irmão, assume ao apresentar sua renúncia ”, disse o Papa.

«É urgente «arejar» esta realidade dos abusos e como a Igreja procedeu, e deixar que o Espírito nos conduza ao deserto da desolação, à cruz e à ressurreição», afirma. “As pesquisas e o poder das instituições não vão nos salvar. O prestígio de nossa Igreja que tende a esconder seus pecados não nos salvará; Nem o poder do dinheiro nem a opinião da mídia vão nos salvar (tantas vezes dependemos demais deles) ”, garante.

“Nos salvará se abrirmos a porta ao Único que pode fazê-lo e confessar nossa nudez: “Eu pequei”,“ pecamos ”… e chorar, e gaguejar quanto pudermos,“ afasta-te de mim , Sou um pecador ”, herança que o primeiro Papa deixou aos Papas e aos Bispos da Igreja”.

Francisco confessa que gostou do final da carta de Marx, que dizia o seguinte: “Terei muito gosto em continuar a ser sacerdote e bispo desta Igreja e continuarei a empenhar-me a nível pastoral enquanto o mantiver sensato e oportuno . Desejo dedicar os próximos anos do meu serviço de forma mais intensa à pastoral e empenhar-me na renovação espiritual da Igreja, como o Senhor pede incansavelmente ”.

O papa então responde ao pedido do cardeal Marx de renunciar ao cargo de arcebispo de Munique. “Continue como você propõe, mas como arcebispo de München und Freising”, ele escreve.

E se te sentes tentado a pensar que, ao confirmar a tua missão e ao não aceitar a tua renúncia, este Bispo de Roma (teu irmão que te ama) não te entende, pensas no que Pedro sentiu diante do Senhor quando, no seu Assim, apresentou a sua demissão: “afasta-te de mim, sou um pecador”, e escuta a resposta: “apascenta as minhas ovelhas” ”, conclui o Papa.

Traduzido de InfoVaticana

Leia a carta completa do Santo Padre, publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

Querido irmão,

Em primeiro lugar, obrigado por sua coragem. É uma coragem cristã que não teme a cruz, não teme aniquilar-se perante a tremenda realidade do pecado. Isso é o que o Senhor fez (Fp 2,5-8). É uma graça que o Senhor te deu e vejo que queres assumi-la e guardá-la para que dê frutos. Obrigado.

Você me diz que está passando por um momento de crise, e não só você, mas também a Igreja na Alemanha. Toda a Igreja está em crise por causa do problema dos abusos; Além disso, a Igreja hoje não pode dar um passo em frente sem assumir esta crise. A política de avestruzes não leva a nada, e a crise deve ser assumida desde a nossa fé pascal. Sociologismos, psicologismos são inúteis. Assumir a crise, pessoal e comunitariamente, é o único caminho fecundo, porque uma crise não surge sozinha mas na comunidade e devemos também ter presente que uma crise sai melhor ou pior, mas nunca igual [1].

Você me diz que desde o ano passado vem refletindo: partiu, buscando a vontade de Deus com a decisão de aceitá-la, fosse ela qual fosse.

Concordo com você em chamar a triste história de abuso sexual e a maneira como a Igreja lidou com ela de catástrofe até recentemente. Perceber essa hipocrisia no caminho da fé viva é uma graça, é o primeiro passo que devemos dar. Temos que nos apropriar da história, tanto pessoalmente quanto como comunidade. Você não pode ficar indiferente diante desse crime. Assumir isso significa se colocar em crise.

Nem todo mundo quer aceitar essa realidade, mas é o único caminho, porque tomar “resoluções” transformadoras sem “colocar a carne na grelha” não leva a lugar nenhum. As realidades pessoais, sociais e históricas são concretas e não devem ser assumidas com ideias; porque as ideias são discutidas (e é bom que o sejam), mas a realidade deve sempre ser assumida e discernida. É verdade que as situações históricas devem ser interpretadas com a hermenêutica da época em que aconteceram, mas isso não nos exime de tomá-las e assumi-las como a história do “pecado que nos assedia”. Portanto, em minha opinião, cada Bispo da Igreja deve assumi-lo e se perguntar o que devo fazer diante desta catástrofe?

Fizemos o “mea culpa” diante de tantos erros históricos do passado mais de uma vez em muitas situações, embora não tenhamos participado pessoalmente dessa situação histórica. E essa mesma atitude é o que nos é pedido hoje. Está-se a pedir-nos uma reforma que – neste caso – não consiste em palavras, mas em atitudes que tenham a coragem de se colocarem em crise, de assumirem a realidade seja qual for a consequência. E toda reforma começa por si mesma. A reforma da Igreja foi feita por homens e mulheres que não temeram entrar em crise e se deixar reformar pelo Senhor. É o único caminho, caso contrário não seremos mais do que “ideólogos reformistas” que não colocam a própria carne em jogo.

O Senhor nunca aceitou fazer “a reforma” (permita-me a expressão) nem com o projeto fariseu, nem com o saduceu, nem com o zelote, nem com o essênio. Em vez disso, ele fez isso com sua vida, com sua história, com sua carne na cruz. E este é o caminho, aquele que você mesmo, caro irmão, assume quando se demite.

Você diz bem em sua carta que enterrar o passado não nos leva a nada. Silêncios, omissões, dar peso excessivo ao prestígio das Instituições só levam ao fracasso pessoal e histórico, e nos levam a conviver com o peso de “ter esqueletos no armário”, como diz o ditado.

É urgente “arejar” esta realidade dos abusos e de como a Igreja procedeu, e deixar o Espírito nos conduzir ao deserto da desolação, à cruz e à ressurreição. É o caminho do Espírito que devemos seguir, e o ponto de partida é a humilde confissão: erramos, pecamos. As pesquisas e o poder das instituições não nos salvarão. O prestígio de nossa Igreja que tende a esconder seus pecados não nos salvará; Nem o poder do dinheiro nem a opinião da mídia nos salvarão (muitas vezes dependemos demais deles). Nos salvará abrir a porta para o Único que pode fazê-lo e confessar nossa nudez: “Eu pequei”, “nós pecamos” … e chorar, e gaguejar como podemos que “afasta-te de mim que Eu sou um pecador ”, uma herança que o primeiro Papa os Papas e os Bispos da Igreja. E então sentiremos aquela vergonha curadora que abre as portas para a compaixão e a ternura do Senhor que está sempre perto de nós. Como Igreja, devemos pedir a graça da vergonha e que o Senhor nos salve de ser a desavergonhada prostituta de Ezequiel 16.

Gosto de como você termina a carta: “Continuarei com prazer a ser sacerdote e bispo desta Igreja e continuarei a me comprometer a nível pastoral enquanto o mantiver sensato e oportuno. Gostaria de dedicar os próximos anos do meu serviço de forma mais intensa à pastoral e a lutar pela renovação espiritual da Igreja, como V. Exa. Pede incansavelmente ”.
 
E esta é minha resposta, querido irmão. Continue como você propõe, mas como Arcebispo de München und Freising. E se te sentires tentado a pensar que, ao confirmar a tua missão e não aceitar a tua renúncia, este Bispo de Roma (teu irmão que te ama) não te entende, pensas no que Pedro sentiu diante do Senhor quando, à sua maneira, Ele apresentou a renúncia: “afasta-te de mim, sou um pecador”, e ouve a resposta: “apascenta as minhas ovelhas.

Com afeto fraterno.

FRANCISCO

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições113 Aparições de Jesus17 Aparições Marianas317 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Arautos do Evangelho1 Arte Católica84 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação128 Beatos e Beatas128 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia645 Blasfêmia55 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais16 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Catecismo412 Catequese do Papa281 Celebrações2384 Celebrações Marianas564 Círio de Nazaré26 Cisma1 CNBB490 Comportamento871 Concílio Vaticano II4 Conclave21 Confissão22 Conflitos2 Congresso Eucarístico12 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração20 Consistório1 Contra Aborto208 COP 303 Corpo Incorrupto58 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Datas Comemorativas195 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida274 Dependência5 Depressão73 Desastres Naturais62 Devoção2643 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres3 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos69 Divina Misericórdia59 Divino Pai Eterno34 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja14 Dogmas da Igreja6 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja27 Doutora da Igreja9 Doutrina670 Ecumenismo3 Educação150 Eleições12 Encíclicas37 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital2 Esporte5 Eucaristia129 Evangelho1123 Evangelização9 Excomunhão1 Exercícios Espirituais20 Exorcismo90 Exortação Apostólica21 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família751 2702 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico96 Frases de Fé9 Frei Gilson9 Frei Roberto Pasolini10 Guerra105 Habemus Papam15 História da Igreja628 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco92 Homilias Papa Leão XIV23 Homossexualidade63 Ícones31 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1707 Igreja no Mundo1178 Imagens Religiosas465 Indulgências5 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed1 Inteligência Artificial6 Intolerância Religiosa269 JMJ94 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo II287 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude28 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia93 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina7 Liturgia231 Liturgia Dominical278 Lives Católicas11 Livros Católicos145 Lojas Católicas3 Louvor26 Mártires346 Matrimônio52 Medicina e Saude690 Mensagens104 Mensagens Católicas368 Mensagens do Papa1520 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Milagres547 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional12 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja72 Música Católica51 Nossa Senhora858 Nossa Senhora Aparecida127 Nossa Senhora Auxiliadora14 Nossa Senhora da Rosa Mística3 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores3 Nossa Senhora das Graças21 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima160 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje23 Nossa Senhora de Nazaré23 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo31 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat21 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro3 Nossa Senhora do Rosário16 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos2 Nosso Senhor Jesus Cristo1610 Notícias282 Notícias Católicas4182 Notícias do Blog78 Novena de Natal18 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1792 Oração e Jejum48 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)53 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordens Religiosas870 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1686 Paixão de Cristo1 Pandemia167 Papa358 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2341 Papa Leão XIV159 Páscoa139 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa77 Pastoral da Saude50 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística21 Penitência162 Pentecostes93 Perseguição aos Cristãos417 Política529 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação30 Profecias48 Purgatório17 Quaresma376 Quaresma de São Miguel Arcanjo13 Racismo28 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais401 Reflexões6 Releases14 Relíquias da Igreja217 Renúncia do Papa6 Rosário121 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade215 Sacramentais5 Sacramentos572 Sacrilégio143 Santas647 Santíssima Trindade9 Santos1396 São José45 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa144 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade64 Tecnologia129 Tempo Comum382 Tempo da Quaresma378 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico982 Tempo Pascal240 Teologia da Libertação1 Terço70 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças6 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição2 Tráfico Humano23 Tragédias199 Tríduo Pascal116 TV Católica30 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1882 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas232 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Violência505 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico18
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

São Carlo Acutis

São Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial