Padre é multado por celebrar Missa no Rio Grande do Sul


Por Natalia Zimbrão

Paróquia Santa Vitória / Foto: Wikimedia (domínio público)

PORTO ALEGRE, 08 jun. 21 / 01:49 pm (ACI).- A prefeitura de Santa Vitória do Palmar (RS) multou o padre Cristiano Cardoso Pereira por celebrar missas no fim de semana. Um decreto municipal proibiu as celebrações na cidade como medida de contenção da pandemia de covid-19. O sacerdote, porém, disse que atividades religiosas são consideradas essenciais no estado e, mesmo depois de multado, não vai retroceder.

O caso teve início na quinta-feira, 3 de junho, Solenidade de Corpus Christi. “Celebrei a Missa às 15h e depois saímos com a carreata. Agentes tentaram parar a carreata, mas explicamos que atividades religiosas eram essenciais e realizamos a carreata”, contou à ACI Digital o pároco de Santa Vitória.

Na sexta-feira, o sacerdote voltou a celebrar a Missa e nenhum agente municipal apareceu na igreja. No sábado à tarde, porém, “quando já celebrava a Missa do dia do Senhor, vieram me autuar”. Em seguida, recebeu um telefonema da “delegada local, que foi muito receptiva e queria entender o que estava acontecendo, pois tinha sido registrada uma ocorrência por um agente do município”.

Esta ocorrência teve como base o artigo 268 do Código Penal sobre infração de medida sanitária preventiva. Este artigo determina que “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” tem pena de “detenção, de um mês a um ano, e multa”.

Segundo o padre Cristiano, a delegada lhe perguntou “sobre a possibilidade de não acontecer missa no domingo e eu respondi que a possibilidade era nula”. Logo na manhã de domingo, “veio um oficial de Justiça com um mandado, dizendo que tinha a obrigação de não fazer a missa ou pagar uma multa de 10 mil reais”.

Mesmo assim, o sacerdote decidiu celebrar a missa, “sempre obedecendo ao quadro de proteção sanitária, com limite de pessoas, uso de álcool, máscaras, higienização”. “Dentro dessas condições, a igreja ficou cheia, o que mostra que os fiéis querem sua liberdade religiosa e precisam ir à Missa”, disse.

Padre Cristiano afirmou que entrou em contato dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese do Rio Grande, da qual faz parte, para lhe informar sobre o ocorrido. “Ele disse que estava comigo se eu decidisse celebrar a missa”, contou à ACI Digital. Além disso, o sacerdote disse que continua “passando todas as informações para o bispo” e “a diocese está acompanhando o caso” por meio de seus advogados.

O pároco afirmou ainda que irá recorrer, mas não vai “retroceder”. “Tenho aqui meus livros e duas gaitas, podem leiloar. Enquanto eu tiver forças, vou abrir a igreja”, declarou.

Choque de decretos

Um decreto da prefeitura de Santa Vitória do Palmar de 1º de junho adotou, “na integralidade, o Plano de Ação estabelecido pelos municípios da Azonasul” (Associação dos Municípios da Zona Sul). Este plano não considerou atividades religiosas como essenciais e estabeleceu que de 2 a 7 de junho estaria “em funcionamento a Estratégia de Restrição Regional de Atividades, com o fechamento das atividades não essenciais”.

Além disso, as atividades religiosas não constam na lista de serviços essenciais de decreto da prefeitura de Santa Vitória do Palmar de maio deste ano. Em nota à imprensa, o padre Cristiano afirmou que o decreto municipal “fere frontalmente a lei estadual nº 15.548, de 4 de novembro de 2020”, segundo a qual “ficam reconhecidas as atividades religiosas realizadas nos seus respectivos templos e fora deles como atividade essencial a ser mantida em tempos de crises oriundas de moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”.

“Ademais do choque legal entre os referidos diplomas, é por bem do razoável consultar a comunidade a fim de que não ocorra injustiças de nenhuma natureza, como foi o caso concreto. A fé e a vida religiosa bem vivida são comprovadamente motivo de aumento da imunidade do corpo e equilíbrio psíquico, temas já amplamente debatido no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado e que construíram o referido diploma estadual”, afirmou.

O sacerdote disse ainda à ACI Digital que protocolou “na prefeitura pedido para inclusão das atividades religiosas como serviços essenciais e também tentamos falar com o prefeito, mas ele não nos respondeu”.

No início do ano, a discussão sobre o fechamento de igrejas por decretos estaduais ou municipais chegou ao Supremo Tribunal Federal. Em uma votação no dia 8 de abril, os ministros do STF decidiram que a liberdade religiosa, direito fundamental reconhecido pela Constituição Federal, não está sendo violada por decretos que obrigam o fechamento de igrejas e templos por causa da pandemia de covid-19.

Diante desses casos, padre Cristiano Cardoso afirmou que “estão tirando um direito fundamental das pessoas”, que é a liberdade religiosa. “Deus me chamou e eu não devo ter medo, estou tranquilo. Só quero abrir a igreja e celebrar a missa para os fiéis”.

Em uma entrevista à ACI Digital por ocasião da votação no Supremo, o diretor-secretário da União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo (Ujucasp), Tadeu Nóbrega, disse que “o que é certo é que o direito à prestação do devido culto a Deus, decorrente do direito à Religião, é um direito natural, ou seja, é intrínseco ao homem, independentemente de qualquer previsão legal positiva”.

Uma batalha também espiritual

Para padre Cristiano Pereira, o que ocorreu em Santa Vitória do Palmar envolve, além das questões judiciais, também uma batalha espiritual. “O que vimos aqui foi também uma represália do demônio”, afirmou à ACI Digital.

Santa Vitória do Palmar é uma cidade no sul do Rio Grande do Sul, próxima ao Uruguai, país onde há grande secularização e indiferença religiosa. Segundo uma pesquisa de 2019 feita pela Opção Consultores do Uruguai, apenas 38% da população do país afirmava ser católica e 21% se diziam ateus ou agnósticos.

Segundo o padre Cristiano, essa influência chega ao município de Santa Vitória do Palmar. Além disso, afirmou que esta é uma cidade onde há grande presença da maçonaria e de outras denominações religiosas.

“Nós somos também o município com o maior índice de suicídios no Rio Grande do Sul; as pessoas não constroem famílias, não se casam. Estou aqui há 2 anos e não teve nenhum matrimônio”, contou.

O sacerdote, então, decidiu rezar pela “libertação” desta cidade. “Fiz o que o Senhor me pedia. No dia de Corpus Christi, no pórtico da cidade, com o Santíssimo, pedi que o demônio fosse expulso daqui, que o Senhor cessasse a ação do demônio. E o demônio reagiu e reage contra nós, faz uma represália pela libertação das almas dessa cidade”, disse.

Para o pároco, o que está acontecendo atualmente é uma “perseguição à Igreja” e, além de Santa Vitória do Palmar, em muitos outros municípios do Brasil casos como este devem estar acontecendo, sem ganhar repercussão.

Diante disso, padre Cristiano pediu “que os católicos rezem o Santo Rosário todos os dias, como Nossa Senhora nos pediu”, pois “Ela tem o poder de interceder a Jesus e nos libertar”.

“Nossa Senhora nos alertou contra o comunismo e todos os males que perseguem a igreja e a liberdade religiosa. Então, temos que apelar à nossa mãezinha. Rezem também pelos sacerdotes que estão em situações como esta, mas não contam com apoio ou se sentem sozinhos nessa luta. Que Nossa Senhora encontre esses sacerdotes e também os fiéis leigos, para que eles tenham coragem”, disse.

---

Comentários



Newsletter

Marcadores

Mensagens do Papa Padre Marcelo Rossi Orações-Momento de Fé Santos Igreja no Mundo Evangelho Tempo Litúrgico Comportamento Ordens Religiosas Nossa Senhora Família Medicina e Saude Doutrina Bíblia Santas História da Igreja Sacramentos Celebrações Marianas Milagres Política Violência CNBB Imagens Religiosas Perseguição aos Cristãos Catecismo Redes Sociais Mensagens Católicas Tempo da Quaresma Quaresma Tempo Comum Papa Mártires Aparições Marianas João Paulo II Tempo do Natal Notícias Defesa da Vida Papa Bento XVI Intolerância Religiosa Catequese do Papa Cristofobia Liturgia Dominical Tempo Pascal Liturgia Viagens Apostólicas Relíquias da Igreja Rumo à Santidade Contra Aborto Testemunhos Tempo do Advento Tragédias Datas Comemorativas Pandemia Novenas Nossa Senhora de Fátima Penitência Educação Sacrilégio Semana Santa Livros Católicos Páscoa Anjos Tecnologia Beatos e Beatas Beatificação Eucaristia Nossa Senhora Aparecida Campanhas Rosário Tríduo Pascal Aparições Mensagens Ideologia de Gênero Padre Reginaldo Manzotti Guerra Filme Católico JMJ Pentecostes Ano Santo Homilias Papa Francisco Jubileu da Misericórdia Abusos na Igreja Canonização Exorcismo Arte Católica Notícias do Blog Pastoral da Pessoa Idosa Depressão Místicos da Igreja Diocese de Santos Terço Violência Sexual Infantil Homossexualismo Sínodo Desastres Naturais Nossa Senhora de Guadalupe Divina Misericórdia Corpo Incorrupto Sínodo da Amazônia Papa Leão XIV Blasfêmia Solidariedade Orações (Epidemias e Pestes) Experiência de Deus Matrimônio Pastoral da Saude RCC Cardeal Raniero Cantalamessa Música Católica Profecias Nossa Senhora de Lourdes Alertas Oração e Jejum São José Pregações Jornada de Oração Cardeal Robert Sarah Ano de São José Campanha da Fraternidade Divino Pai Eterno Encíclicas Vídeos do Blog Pastorais Profanação Ícones Nossa Senhora do Carmo TV Católica Vídeos no TikTok Jornada Mundial da Juventude Milagres Eucarísticos Viagens Círio de Nazaré Dom Henrique Soares Louvor Padre Robson de Oliveira Padre Zezinho Racismo Jubileu 2025 Unidade dos Cristãos Nossa Senhora de Nazaré Doutor da Igreja Nossa Senhora de Medjugorje Sínodo da Sinodalidade Conclave Tráfico Humano Consagração Exortação Apostólica Nossa Senhora das Graças Nossa Senhora do Monte Serrat Patrística Terço dos Homens Voto Católico Confissão Servo de Deus Terço da Divina Misericórdia Congressos Sede Vacante Bênçâo Urbi et Orbi Novena de Natal Padre Gabriel Vila Verde Padre Paulo Ricardo Purgatório Aparições de Jesus Exercícios Espirituais JMJ 2023 Aplicativos Android (católicos) Habemus Papam Padre Duarte Lara Nossa Senhora do Rosário Orações-No Colo de Jesus Nossa Senhora Auxiliadora Releases Congresso Eucarístico Dia Mundial do Doente Ano da Fé Fiducia supplicans Lives Católicas Missa Tradicional Padre Fabio de Melo Ano Jubilar Mariano Cardeais Eleições Presépios Prof. Felipe Aquino Frases de Fé Padre Léo Quaresma de São Miguel Arcanjo Rosário das Crianças Santíssima Trindade Apostolado da Oração Homilias Papa Leão XIV Nossa Senhora de La Salette Abusos Litúrgicos Canção Nova Cruzada de Oração Doutora da Igreja Encontro Mundial das Famílias Documentos da Igreja Frei Gilson Lectio Divina Renúncia do Papa Dependência Dogmas da Igreja Esporte Rádios Católicas Terço das Crianças Oração ifttt videos Festival Juvenil Indulgências Sacramentais Vida Eterna tiktok Congresso Matrimônio Católico Ecumenismo Evangelização Fake News Frei Roberto Pasolini Inteligência Artificial Jubileu dos Jovens Lojas Católicas Nossa Senhora da Rosa Mística Nossa Senhora das Lágrimas Nossa Senhora de Schoenstatt Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sinodalidade Venerável Ano de Oração 2024 Baixada Santista Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita) Dilexit nos (Ele nos amou) Doação de Órgãos Era Digital JMJ 2027 Jornada Mundial das Crianças Jubileu da Esperança Mensagens-Padre Marcelo Rossi Missionários Digitais Nossa Senhora das Dores Nossa Senhora do Silêncio Padre Alberto Gambarini Padre Chrystian Shankar Pastoral Rodoviária Rosário Mundial das Mulheres Rosário da Madrugada Teologia da Libertação Terço das Mulheres Arautos do Evangelho Cisma Conflitos Consistório Dia Mundial dos Pobres Excomunhão ExpoCatólica Festival Católico Hoje nasceu Influenciadores Católicos Instituto Hesed Nossa Senhora da Saudade Nossa Senhora de Akita Nossa Senhora do Bom Parto Nossa Senhora do Leite Nossa Senhora do Mel Nossa Senhora do Sorriso Nossa Senhora dos Anjos Objetos Religiosos Oração Online Padre Eugenio Maria Paixão de Cristo Pastoral Digital Rosário Mundial dos Homens Selinhos Terço de Jericó Tradição
Mostrar mais

Aviso

Olá irmãs e irmãos de fé! 
Paz e Bem! Nas postagens antigas, há diversas orações do antigo programa de rádio Momento de Fé, do Padre Marcelo Rossi. 
Todas estão no Marcador: 
Orações-Momento de Fé 

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi.
Para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele: 

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Ladainha dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Maria, Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo, tende piedade de nós.
Coração de Maria, obra-prima do Espírito Santo, rogai por nós.

Corações unidos no amor e na dor, salvai-nos.
Corações inflamados de caridade e misericórdia, ouvi-nos.
Corações adoráveis e compassivos, tende compaixão de nós.

Coração Sacratíssimo de Jesus, reinai em nossos corações.
Coração Imaculado de Maria, triunfai no mundo inteiro.

Jesus e Maria, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos!

✦ Santos de Devoção (orações) ✦

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo

São Bento

São José

Nossa Senhora de Fátima

N. Sra. de Fátima

Nossa Senhora das Graças

N. Sra. das Graças

Santo Antônio

Santo Antônio

São Francisco de Assis

São Francisco

São Pio de Pietrelcina

São Pio

São Bento

São Bento

São João Paulo II

São João Paulo II

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência: viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial