Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Mediador e intercessor: qual é a diferença?


Todos os santos
Domínio Público

Reportagem local - Arquidiocese de São Paulo - publicado em 15/03/21

Pe. Cido explica por que Jesus é o mediador por excelência e o que diferencia a intercessão dos santos, incluindo a de Nossa Senhora

Mediador e intercessor: qual é a diferença? Este foi o questionamento enviado pelo leitor Paulo Gonçalves, do bairro do Itaim Paulista, ao pe. Cido Pereira, que mantém uma coluna de perguntas e respostas no jornal O São Paulo, da arquidiocese paulistana.

“Está escrito na Bíblia que o nosso único intercessor junto de Deus é Jesus Cristo”, recorda o leitor, perguntando em seguida: “Então o que dizer sobre os santos?”

O sacerdote então explicou:

“Paulo, a nossa Igreja vê uma diferença fundamental entre as palavras mediador e intercessor. Mais do que um intercessor, Jesus é um mediador, alguém que está entre nós e Deus Pai, que faz a ponte. A palavra pontífice quer dizer isso, ‘entre Deus Pai e nós’. E por que Jesus é o mediador por excelência? Porque Ele é Deus, como nós proclamamos no Credo niceno-constantinopolitano. Cristo é Deus verdadeiro, que quis ser verdadeiro homem. Por essa ponte única, chegamos a Deus e Deus chega até nós”.

Mediador e intercessor: qual é a diferença?

O pe. Cido prossegue:

“Quanto aos santos, a Igreja os considera intercessores. Suas almas estão junto de Deus porque mereceram, porque corresponderam à graça que Deus derramou sobre eles. Por isso eles intercedem por nós, oram por nós”.

O sacerdote também explica sobre a diferença entre os santos e Jesus:

“Nenhum santo, nem a Virgem Maria, ocupa o lugar de Jesus. Isso é impossível. É por isso que eu desafio a quem quer que seja a encontrar na oração litúrgica e oficial da Igreja alguma oração invocando diretamente um santo. Nós encontramos, sim, orações invocando a Deus e a intercessão de Maria e dos santos.

Na própria Ave-Maria, que é uma oração que todo mundo conhece, nós louvamos Maria na primeira parte e pedimos a ela que rogue por nós na segunda. E, nas orações da missa, sempre invocamos a Deus pela intercessão dos santos e concluímos a oração lembrando a mediação de Jesus dizendo: ‘Por Cristo, Nosso Senhor’ ou ‘Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’.

Está respondida a sua pergunta, Paulo. Cristo é o único mediador entre nós e o Pai. Os santos são companheiros e amigos do povo de Deus, que, diante de Deus, oram por nós”.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog