Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

3 santos que nos mostram como a Quaresma deve ser

SAINTS
Public Domain | Public Domain | Shutterstock

Nicholas Senz - publicado em 16/02/21

Estes grandes santos podem nos ajudar a viver melhor este tempo de preparação para a Páscoa

Nosso calendário litúrgico está repleto de santos que viveram uma vida repleta de graças extraordinárias. Eles servem como modelos de vida cristã para nós. Eles foram “elevados aos altares” precisamente para nos mostrar que também nós podemos entregar nossas vidas a Jesus e ter nossas ações animadas pelo Seu Espírito.

No tempo da Quaresma, somos chamados a examinar nossas vidas, abandonar o pecado e renovar nosso compromisso de viver como Cristo nos ensinou. Tradicionalmente, somos convidados a nos envolver em três práticas que Jesus nos recomenda em Mateus 6: dar esmolas, rezar e jejuar. Ao abraçar essas práticas, podemos renovar nossa vida espiritual.

Muitos dos santos fizeram dessas práticas o centro de suas vidas. Embora possamos não corresponder aos extremos a que os santos aplicaram essas disciplinas, ainda podemos aprender com seu espírito. Vejamos três santos cujos dias de festa são celebrados durante a Quaresma e cujas vidas foram exemplos de vida cristã.

A esmola – Katherine Drexel

Dar esmolas é a prática de dar aos necessitados (a palavra “esmola” vem do grego eleēmosunē, “compaixão”, cuja raiz é eleos, “misericórdia”.) A tradição cristã nos diz que temos o dever de cuidar dos pobres, viúvas, órfãos e estrangeiros (cf. Êxodo 22-23 ou Tiago 1). Alguns santos chegaram ao ponto de não apenas dar o que excedia, mas deram tudo aos pobres.

Santa Katharine Drexel, a quem celebramos em 3 de março, foi uma herdeira americana nascida pouco antes da Guerra Civil. Ela desistiu de sua riqueza (equivalente a 200 milhões de dólares hoje!) e entrou para um convento. Ela tinha um coração missionário e devotou sua vida a servir os nativos americanos e afro-americanos, abrindo escolas para eles em todo o país.

A oração – Domingos Sávio

A oração, a “elevação do coração e da mente a Deus”, como São João Damasceno a definiu, é fundamental para nosso relacionamento com o Senhor. Na Quaresma, voltamos à oração e nos afastamos das distrações do mundo. São Domingos Sávio, cuja festa é dia de março, viveu apenas 14 anos, mas sua vida foi marcada pela oração. Ele passava horas em meditação silenciosa e tinha visões celestiais, mesmo enquanto brincava com outras crianças. Dado a uma saúde frágil e talvez sentindo que não viveria muito, ele sabia que, se nada mais, ele poderia pelo menos rezar.

O jejum – José Oriol

São José Oriol, que é celebrado em 23 de março, foi um padre e professor espanhol do século XVII. Além de seus ensinamentos, ele se tornou conhecido não apenas pelas muitas curas milagrosas que realizou, mas também por seu intenso regime de jejum. Durante a Quaresma, todo ano, ele comia apenas uma vez por semana!

Volte-se para seus amigos celestiais nesta Quaresma

Passar a Quaresma com os santos é uma ótima maneira de crescer em santidade. Podemos obter inspiração ao aprender sobre suas vidas. Embora a maioria de nós não tenha fortunas para doar, podemos ser mais generosos com o que temos para com aqueles que têm menos. Embora poucos de nós tenhamos visões místicas em oração, podemos nos comprometer a passar mais tempo em silêncio com Deus. Embora provavelmente nenhum de nós pudesse subsistir com apenas uma refeição por semana, todos nós podemos reconhecer luxos dos quais podemos abrir mão. Ao colocar essas coisas de lado, descobriremos que temos mais espaço no nosso coração para o que é mais necessário: a graça de Deus.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog