Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Conheça a poderosa devoção a São José que os católicos precisam para os dias atuais!


Créditos: Wikimedia Commons.

A devoção de “São José dormindo”, que antes era muito conhecida apenas entre os católicos sul-americanos e filipinos se espalhou repentinamente pelo mundo! E muito também por influência do Papa Francisco.

Milhares de fiéis agora estão obtendo imagens de um São José dormindo e colocando suas intenções pessoais embaixo dela, confiando que ele apresentará tais petições ao Senhor durante seus sonhos.

A devoção a São José dormindo e sua origem

Assim como Deus se comunicou com São José em seus sonhos há mais de dois mil anos, esta devoção permite pedir a São José que “durma” em nossos pedidos, que sonhe com eles e os ofereça a Cristo.

Nós, enquanto isso, rezamos pelo discernimento para seguir a vontade de Deus como fez São José.

São José, a quem Deus confiou o papel primordial de guardião terreno da Sagrada Família de Nazaré, teve sonhos que lhe permitiram discernir a vontade do Senhor e agir conforme Seus planos.

Foi uma maneira especial de oração que permitiu a São José voltar-se para Deus em tempos de perigo e entregar-se de todo coração ao Plano Divino de Deus.

Isto aconteceu pela primeira vez quando o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho depois que descobriu que a Virgem Maria estava grávida. O anjo lhe disse que não tivesse medo de tomá-la como esposa, porque a criança que seria concebida nela era do Espírito Santo (Mt 1, 20).

O anjo do Senhor também apareceu a São José em um sonho advertindo-lhe que levasse Jesus e a Virgem Maria ao Egito para escapar do rei Herodes (Mt 2, 13), e novamente dizendo que levasse a Sagrada Família de volta a Nazaré (Mt 2, 19-13).

São José obedeceu a Palavra de Deus em todas as ocasiões em silêncio e com pronta atitude. Imitando-o, como podemos escutar a voz de Deus em nossas próprias vidas? Como podemos despertar, aceitar e agir segundo a vontade de Deus?

O Papa Francisco sempre promoveu a devoção a São José dormindo. Em 16 de janeiro de 2015, durante sua visita às Filipinas, ele disse:

“O descanso de São José lhe revelou a vontade de Deus. Neste momento de descanso no Senhor, ao fazer uma pausa entre nossas muitas obrigações e atividades diárias, Deus também tem nos falado”.

E completou: “Gostaria de lhes contar algo muito pessoal. Gosto muito de São José. É um homem forte de silêncio. Em meu escritório tenho uma imagem de São José dormindo. Enquanto dorme, cuida da Igreja. Sim, pode fazê-lo! Nós sabemos. Quando eu tenho um problema ou dificuldade, escrevo em um papel e o ponho debaixo de sua imagem para que possa sonhar com ele. Isto significa, por favor, rezar a São José por este problema”.

O tempo de São José

Muitos católicos devotos buscam agora sua poderosa intercessão, não apenas no Ano de São José, mas também na batalha espiritual de hoje, devido ao seu papel como protetor e defensor da Igreja.

[Leia também: Papa Francisco anuncia o Ano de São José e como obter indulgência plenária em sua honra]
Como diz o livro do Pe. Donald Calloway, Consagração a São José: “Agora é o momento de São José!”

“Sem exagerar, a Igreja fez mais para promover São José nos últimos 150 anos que nos 1800 anos anteriores do cristianismo. Mas por que agora? Por que São José?” (p. 4)

Ao testemunharmos muitos violentos ataques contra a Igreja e a moral, não surpreende que São José, o gigante adormecido e patrono da Igreja universal, tenha acordado.

O padre Calloway explica que precisamos da paternidade espiritual de São José para proteger o matrimônio e a unidade familiar, que estão muito debilitados. A escala massiva de ataques ao significado do matrimônio, a masculinidade, a feminilidade, os não-nascidos e o caráter sagrado da vida humana nunca foi maior na história da humanidade.

Chegou o momento de chamar São José, terror dos demônios, para que venha em nosso auxílio e nos ajude a lutar contra as forças do mal.

Também é hora de identificar os perigos que ameaçam a nossa Igreja, para que, como São José -que levou a Virgem Maria e Jesus ao Egito para protegê-los da ira do rei Herodes- nós também possamos defender a Igreja e seus ensinamentos dos ataques maliciosos.

Em segundo lugar, precisamos que São José abra os corações a Cristo no mundo tão ferido de hoje. Assim como ele encontrou as portas fechadas enquanto buscava nas ruas de Belém o lugar para o nascimento de Cristo, muitos hoje fecham seus corações à plenitude da verdade e da vontade de Deus.

É hora de pedir que abra o coração das pessoas; que Cristo seja abraçado e nasça em nosso coração. Como o padre Calloway diz: “São José foi o primeiro missionário. Hoje, deseja voltar a levar Jesus às nações”. (p. 4).

Como Santa Teresa D’Ávila escreveu em sua autobiografia: “Há muitos santos a quem Deus deu o poder para nos ajudar nas necessidades da vida, mas o poder que foi dado a São José é ilimitado: se estende a todas as nossas necessidades, e todos aqueles que o invocam com confiança seguramente serão escutados”.

Em tempos de tribulação, confusão ou quando simplesmente escutamos a voz de Deus, chamemos São José, o silencioso, mas forte defensor da Igreja universal. O homem dos sonhos celestiais.

O santo poderoso despertou de seu sono para sacudir o nosso mundo infiel e abrir os corações à verdade.

São José dormindo, rogai por nós!

Fonte: Church POP

Comentários

Postagens Mais Visitadas do Mês

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog