Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco assinala 3 realidades que se refletem na Virgem de Guadalupe


Papa Francisco na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Vatican Media / ACI Group

Vaticano, 12 dez. 20 / 04:10 pm (ACI).- Na homilia da Missa que presidiu no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro do Vaticano, este sábado 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Pontífice explicou em que consistem estas três realidades.

Em primeiro lugar, a abundância. “Deus sempre se oferece em abundância”, sublinhou o Santo Padre. “Sempre dá em abundância”.

Deus, explicou, “não conhece as dose”, embora “se deixe dosar por sua paciência”. Pelo contrário, “somos nós os que conhecemos, por nossa natureza mesma, por nossos limites, a necessidade das cômodas cotas. Mas Ele se dá em abundância, totalmente, e onde está Deus, há abundância”.

“Deus se dá inteiro, como Ele é, totalmente”. Se trata, insistiu, de uma mostra de generosidade. Essa generosidade “eu gosto de pensar que é um limite que tem Deus, ao menos um. A impossibilidade de não dar-se de outro modo que não seja em abundância”.

A segunda palavra é a bênção. “O encontro de Maria com Isabel é uma bênção, uma bênção. ‘Abençoar quer dizer bem’, e Deus, desde a primeira página do Gênesis se acostumou a este seu estilo de dizer bem”.

Chamou a atenção sobre o fato de que Deus, “a segunda palavra que pronuncia, segundo o relato bíblico. É ‘e era bom’, ‘e está bem’, ‘era muito bom’. O estilo de Deus é sempre dizer bem, por isso a maldição é o estilo do diabo, do inimigo, o estilo da mesquinharia, da impossibilidade de doar-se totalmente, o mal dizer”.

“Deus sempre diz bem, e o diz com gosto, dize-o dando-se, bem. Dá-se em abundância dizendo bem, abençoando”, sublinhou.

A terceira palavra é “dom”. “Esta abundância, este dizer bem, é um dom, um dom que nos dá”. “Um dom que nos dá naquela que está cheia de graça, na Bendita”.

“O Bendito por natureza e a Bendita por graça. São duas referências que a Escritura nos marca. A ela se diz ‘bendita entre as mulheres, cheia de graça’. Jesus é o Bendito que traz a bênção, e olhando à imagem de nossa Mãe, esperando o Bendito, a cheia de graça que espera o Bendito, entendemos um pouco isto da abundância, do dizer bem, do benzer. Entendemos a realidade do dom”.

O Papa continuou: “O dom de Deus nos foi apresentado na abundância de seu Filho por natureza, e na abundância de sua mãe por graça”.

“Este é o presente que Deus nos apresenta e que quis continuamente sublinhar, voltar a despertá-lo ao longo da Revelação. ‘Bendita és tu entre as mulheres’, porque nos trouxe para o Bendito”.

O Papa Francisco concluiu sua homilia pedindo “que contemplando a imagem de nossa mãe hoje tomemos de Deus um pouco deste estilo que Ele tem, a generosidade, a abundância, o bendizer, nunca amaldiçoar. E transformemos nossa vida em um dom, um dom para todos. Que assim seja”.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog