Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Ano de São José: Conheça estes dados sobre o novo ano convocado pelo Papa Francisco


Imagem referencial. Crédito: Unsplash.

VATICANO, 14 dez. 20 / 10:00 am (ACI).- Na terça-feira, 8 de dezembro, o Papa Francisco convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja universal.

O Papa Francisco indicou que este ano está estabelecido para que "todos os fiéis com o seu exemplo (de São José) possam fortalecer diariamente a sua vida de fé em plena realização da vontade de Deus".

Conheça algumas informações importantes sobre este ano dedicado ao guardião da Sagrada Família e padroeiro dos trabalhadores:

1. Por que a Igreja dedica anos a temas específicos?

A Igreja observa a passagem do tempo através do calendário litúrgico, que inclui feriados como a Páscoa e o Natal, e épocas como a Quaresma e o Advento. No entanto, os papas podem reservar um tempo para refletir mais profundamente sobre um aspecto específico do ensinamento ou crença católica.

Alguns temas que os Papas escolheram recentemente são: o Ano da Fé, o Ano da Eucaristia e o Ano do Jubileu da Misericórdia.

2. Por que o Papa Francisco declarou o Ano de São José?

Ao fazer o anúncio, o Papa Francisco assinalou que este ano marca o 150º aniversário da proclamação do santo como Padroeiro da Igreja universal pelo Beato Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870.

O Santo Padre observou que a pandemia do coronavírus aumentou seu desejo de refletir sobre São José, visto que muitas pessoas durante a pandemia fizeram esforços ocultos para proteger os outros, assim como São José silenciosamente protegeu e cuidou de Maria e Jesus.

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, escreveu o Papa na carta apostólica Patris corde.

O Pontífice indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a Igreja hoje precisa dos pais”.

3. Quando começa e termina o Ano de São José?

O ano começou em 8 de dezembro de 2020 e termina em 8 de dezembro de 2021.

4. Que graças especiais podem ser obtidas este ano?

Durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para lucrar a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja para este fim: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

As indulgências podem ser recebidas este ano por meio de mais de dezenas de orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos na oração do Pai-Nosso.

5. Por que a Igreja honra São José?

Os católicos não adoram os santos, mas pedem sua intercessão celestial diante de Deus e procuram imitar suas virtudes aqui na terra.

A Igreja Católica homenageia São José como pai adotivo de Jesus e é invocado como o santo padroeiro da Igreja universal. Ele também é o padroeiro dos trabalhadores, dos pais e da boa morte.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog