Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

8 respostas às perguntas mais comuns das crianças no Natal


Imagem referencial / Crédito: Pixabay

REDAÇÃO CENTRAL, 22 dez. 20 / 12:00 pm (ACI).- A poucos dias de celebrar o nascimento de Jesus, este artigo responde às perguntas mais comuns das crianças sobre o Natal.

1. O que se comemora no Natal?

O Natal é importante porque celebra o nascimento da segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, o Deus feito homem que veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados.

2. O Menino Jesus nasceu em 25 de dezembro?

A Bíblia não nos diz o ano exato em que Jesus nasceu, mas a variação tradicional é do ano 6 a 4 AC.
Pe. José de Jesús Aguilar, cônego da Catedral do México, explica em um vídeo que "como a data exata não foi registrada em nenhum lugar, foi escolhida simbolicamente a noite que foi considerada a mais escura do ano". Desta forma, indicou, "simboliza-se que Cristo, com sua luz, veio para vencer as trevas do pecado e do mal".

3. Onde Jesus nasceu?

Jesus nasceu na cidade de Belém, mais de 8 quilômetros ao sul de Jerusalém, na área tribal de Judá (Judeia). Este é o lar ancestral de Davi, Rei de Israel, e as profecias anunciavam que Jesus Cristo tinha que ser um descendente do Rei Davi
Pe. Aguilar disse que Jesus “tinha que nascer na Judeia para ser o rei dos judeus”. Lá, Cristo escolheu nascer em uma cidade "muito pequena na Judeia, em Belém, por causa de sua simplicidade".

4. Foi realmente colocado em um presépio ao nascer?

Sim, efetivamente. A Bíblia assinala que Jesus recém-nascido foi colocado em um presépio, um curral para animais, porque não havia lugar para eles na pousada.
“Naquela zona havia várias grutas que os pastores usavam para se proteger e também para cuidar de suas ovelhas. Assim, o Deus Menino nasceu em uma gruta humilde acompanhado de ovelhas e outros animaizinhos. No presépio, Maria e José colocaram um pouco de palha e esse foi o colchão, a cama, para o Menino Jesus”, indicou o presbítero.

5. Como os pastores ficaram sabendo do nascimento?

Pe. Aguilar explicou que enquanto alguns pastores “vigiavam para cuidar de suas ovelhinhas, um grupo de anjos apareceu a eles e lhes deu uma boa notícia e cantaram juntos 'Glória a Deus no Céu e na Terra paz aos homens de boa vontade'".

6. O Natal é 24 ou 25 de dezembro?

Pe. Aguilar lembrou que a festa começa no dia 24 de dezembro à noite, que é a véspera de Natal, mas a festa de Natal é propriamente no dia 25.

7. É preciso ir à missa no dia 24 e também no dia 25?

Basta assistir a uma das duas Missas, quer na noite do dia 24 (conhecida como Missa do Galo), ou alguma Missa do dia 25 de dezembro.

8. No Natal também se comemora o Papai Noel?

Não, o personagem do Papai Noel é uma figura que se popularizou no cinema, nos desenhos animados e no mundo comercial, mas que, na realidade, tem a sua origem na história do Bispo São Nicolau, um homem santo que ajudou os humildes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Comentários

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog