Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Missa de aniversário é forma consoladora de homenagear os falecidos


JEFFREY BRUNO

Philip Kosloski - publicado em 09/11/20

Ter uma missa oferecida por um amigo ou membro da família falecido todos os anos pode ser reconfortante para aqueles que ainda estão de luto

Além de visitar o túmulo de um amigo ou membro da família falecido no aniversário de sua morte, a missa oferecida por essa pessoa pode ser uma forma consoladora de homenageá-lo. De fato, isso nos lembra que nossas orações são valiosas e podem ter um efeito sobre alguém no purgatório.
Quando um sacerdote celebra a Missa todos os dias, ele oferece cada celebração da Eucaristia para uma pessoa ou intenção particular. Assim, ao fazer isso, ele aplica graças especiais de Deus a essa pessoa ou intenção.

É uma tradição antiga, narrada de forma mais eloquente nas Confissões de Santo Agostinho (c. 397), onde Monica pergunta a Agostinho: “Uma coisa só te peço, que se lembre de mim no altar do Senhor.”

Missa pelos falecidos: prática antiga

Fr. William Saunders também explica: “Inscrições descobertas em túmulos nas catacumbas romanas do segundo século dão evidência desta prática: por exemplo, o epitáfio no túmulo de Abercius (m. 180), bispo de Hierópolis na Frígia, implora por orações pelo repouso de sua alma. Tertuliano (c. 200) atestou que o esposo(a) deve observar o aniversário do cônjuge falecido com orações e sacrifícios, ou seja, a missa.”
Mas nós podemos fazer isso não apenas com a nossa oferta pessoal da Missa. É possível entrar em contato com nossa paróquia local ou padre e solicitar uma Missa a ser celebrada no aniversário do falecimento de um ente querido.

Nem sempre é possível celebrar uma missa todos os anos na mesma data, porque há outras pessoas na paróquia que celebram aniversários semelhantes. No entanto, podemos fazer o que pudermos para honrar a memória de nossa família e amigos, intercedendo por eles com a missa, a oração mais poderosa que temos.
O que quer que façamos nesse aniversário, não nos esqueçamos de rezar e nos conectar espiritualmente com aquelas pessoas que esperamos ver novamente na vida eterna.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog