Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

A misteriosa imagem da face de Jesus custodiada em uma igreja italiana


TIZIANA FABI | AFP

Bret Thoman, OFS - publicado em 06/11/20

A imagem é muito parecida com o Santo Sudário de Turim e o de Oviedo

Na região central da Itália, em Abruzzo, existe uma pequena vila chamada Manoppello. Normalmente, uma cidade montanhosa com uma população de 6.900 pessoas seria insignificante. No entanto, nos arredores de Manoppello, há uma igreja capuchinha que abriga um ícone misterioso que dizem ser a  Santa Face de Jesus.

A história do manto misterioso

Segundo uma antiga tradição, um peregrino anônimo chegou à igreja em 1508 com o pano dentro de um pacote embrulhado e deu-o a um médico chamado Giacomo Leonelli. Ele, então, entrou na igreja onde o abriu e descobriu a imagem. A imagem foi propriedade de várias famílias de Manoppello até ser entregue aos Capuchinhos no início do século XVII. Desde então, é custodiado pelos frades.

Visitando a igreja

Ao entrar na igreja, os visitantes se surpreendem com o tamanho da imagem. De fato, no final da longa nave, dentro de um envoltório de vidro atrás do altar-mor, fica pequena imagem de 17 x 24 cm.
No entanto, ao caminhar em sua direção, um rosto misterioso encerrado em um relicário de prata começa a aparecer. Aproximando-se ainda mais, o visitante percebe que o rosto é transparente, pois os grandes vidros das janelas podem ser vistos através da imagem.
Além disso, uma escada de mão dupla atrás do altar do outro lado da imagem permite uma observação incrivelmente próxima. Uma vez no topo da escada, os visitantes podem ficar a apenas alguns centímetros da imagem de Jesus.

A imagem da face de Jesus

A imagem retrata, portanto, a face de um homem de cabelos longos, barba clara dividida em faixas, olhos abertos (um pouco mais que o outro) e boca aberta. Seu semblante é pacífico e não há sinais de dor ou mal-estar.
Se um frade ou zelador estiver presente no local, ele acenderá e apagará uma luz, iluminando e escurecendo o espaço dentro do invólucro. Isso, então, causa o que parece ser uma mudança no comportamento do rosto. Quando a luz está acesa, o homem parece alerta; com a luz apagada, ele parece dormente.
Os especialistas que estudaram a imagem, no entanto, não conseguiram determinar de que é composta. Alguns sugeriram que era feito de seda do mar. Outros, da mesma forma, ficaram perplexos com a forma como o pigmento foi aplicado nos fios finos e como a imagem é igualmente visível em ambos os lados.

Mais mistérios descobertos

A irmã Blandina Schlömer, uma freira trapista alemã, estava visitando Manoppello nos anos 1970 quando fez uma observação interessante. Ao olhar para a imagem, ela teve a impressão de estar diante do véu de Verônica. Embora os Evangelhos não façam referência à história de Verônica e do véu, a tradição diz que Verônica encontrou Jesus ao longo da Via Dolorosa no caminho para o Calvário e parou para limpar o sangue e suor de seu rosto com seu véu. Quando ela fez isso, a imagem da Santa Face de Jesus foi impressa no pano.
Conhecendo o sudário de Turim, Ir. Blandina tirou cópias das duas imagens e sobrepôs uma à outra. Ela observou, então, que havia 10 pontos de contato perfeitos. Não apenas os olhos, nariz e boca se alinhavam perfeitamente, mas também a posição das feridas.
Posteriormente, uma cópia da imagem menos conhecida de Cristo, o sudário ou mortalha de Oviedo – um pedaço de pano manchado de sangue que também poderia ter sido aplicado ao corpo de Cristo durante o sepultamento – foi sobreposta às imagens de Manoppello e Turim. A face de Jesus daquela imagem, portanto, também combinava com as outras duas.

Peregrinações a Manoppello

Manoppello fica a apenas 45 km de Lanciano, o local de um conhecido milagre eucarístico. Ambos os locais ficam a meio caminho entre San Giovanni Rotondo, onde o Santo Padre Pio de Pietrelcina está sepultado, e Loreto, local da Santa Casa de Maria. É, portanto, uma parada popular nos itinerários de peregrinação.
De fato, em 2006, o Papa Bento XVI visitou o santuário de Manoppello. Desde então, o interesse pela imagem aumentou e inúmeros peregrinos visitam o santuário todos os anos. Embora a Igreja nunca tenha emitido um pronunciamento sobre a autenticidade do aspecto sobrenatural da imagem de Manoppello, o Papa Bento XVI fez a seguinte declaração durante sua visita:

“Como dizem os Salmos, todos nós estamos ‘buscando a face do Senhor’. E este é também o significado da minha visita. Procuremos juntos conhecer cada vez melhor a Face do Senhor, e na Face do Senhor encontremos este ímpeto de amor e de paz que nos revela também o caminho da nossa vida ”.

Confira as imagens do local:










Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog