Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Terceira idade: com a pandemia muda o modo de viver a velhice


"A Pandemia muda o modo de enfrentarmos a idade e o envelhecimento?". Este foi o tema do Dia Internacional dos Idosos, declarado pela ONU. E o Dicastério Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, lançou um e-book multilíngue, que reúne os conteúdos do Primeiro Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Vatican News

Entender como o coronavírus mudou o modo de enfrentar o envelhecimento. Este é o tema escolhido para o Dia Internacional do Idoso, que este ano comemora seu 30º aniversário. Esta comemoração tem como objetivo destacar a necessidade de intervenções políticas e sociais, mas também reconhecer a contribuição dos idosos nas diversas fases da pandemia. A taxa de mortalidade de pessoas com mais de 80 anos no mundo inteiro desde o início da pandemia tem sido cinco vezes maior do que a média global. O suficiente para ser chamada de tragédia dos avós. Mas o balanço poderia ser ainda mais pesado, especialmente na Europa. Os números de mortes de idosos por causa da Covid-19 são dramáticos assim como as notícias de sofrimento causados por esta pandemia, muitas vezes isolados em institutos, ou nos piores casos, especialmente nos países mais pobres, abandonados à sua própria sorte sem qualquer assistência de saúde.

A oração do Papa Francisco pelos idosos

Desde começou a pandemia o Papa recorda com frequência dos idosos em suas orações, como na missa matinal na Casa Santa Marta em 17 de março passado, dedicada aos anciãos: “Gostaria de rezar pelos anciãos que sofrem neste momento de modo particular, com uma solidão interior muito grande e por vezes com tanto medo. Peçamos ao Senhor que esteja próximo dos nossos avôs e avós, de todos os anciãos, e que lhes dê força. Eles transmitiram-nos a sabedoria, a vida, a história. Também nós nos façamos próximos deles com a oração”.

A Década do Envelhecimento Saudável

Justamente para evitar que os idosos sejam negligenciados, por ocasião do Dia dos Idosos, foi lançada a Década de Ação Global do Envelhecimento Saudável (2020-2030, uma oportunidade para reunir governos e sociedade civil durante dez anos de ação colaborativa para melhorar a vida dos idosos, de suas famílias e das comunidades em que vivem. Entre as prioridades a solidariedade intergeracional e o alinhamento dos sistemas de saúde e de cuidados com as necessidades das populações que envelhecem.




“A Riqueza dos Anos”, e-book da Pastoral dos Idosos

Seguindo as comemorações, foi lançado no Vaticano no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, um e-book multilíngue, que reúne os conteúdos do Primeiro Congresso internacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Recordando o Congresso de janeiro deste ano o Dicastério comentou: "O objetivo do encontro foi promover uma atenção renovada à pastoral dos idosos em cada comunidade eclesial. Ainda assim, durante o congresso, ninguém imaginou que as palavras e reflexões realizadas se mostrariam tão atuais e necessárias poucas semanas depois, quando se iniciaram os bloqueios de muitos países ao redor do mundo. Os idosos hoje são as primeiras e mais numerosas vítimas da pandemia, da solidão, do isolamento. São aqueles sem os quais as novas gerações não têm raízes nem identidade. Por isso, é um importante compromisso cultural e educativo da Igreja contribuir para corrigir a degradante representação da velhice que hoje domina muitas sociedades, envolvendo todas as gerações neste processo de renovação.

Como um presente à Igreja

Com este desejo, anuncia o site “oferecemos este volume à Igreja. Recordemos, como disse o Papa Francisco, que os idosos são a nossa memória e o nosso futuro!”. O e-book multilíngue também está disponível no site da Libreria Editrice Vaticana LEV. As traduções em espanhol e francês também serão disponíveis em pdf no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

02 outubro 2020

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog