Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Sem procissão com a padroeira, fiéis vão às ruas de Belém agradecer a cura da Covid-19 no Círio de Nazaré


Devotos improvisaram berlinda para fazer o trajeto do Círio de Nazaré 2020. — Foto: Caio Maia/ G1

Procissão religiosa que atrai 2 milhões de pessoas a Belém foi cancelada por causa da Covid-19.

Por Caio Maia, Gabriela Azevedo e Thais Rezende, G1 PA — Belém

11/10/2020

O Círio de Nazaré, que costumava atrair 2 milhões de pessoas para Belém, foi diferente neste ano. Em razão da pandemia do coronavírus, a procissão oficial foi cancelada por recomendação das autoridades de saúde, para evitar aglomerações. Mesmo assim, neste domingo (11), milhares de pessoas fizeram o trajeto que normalmente é realizado com a Imagem Peregrina da padroeira.

Muitos dos devotos foram às ruas agradecer a cura da Covid-19, como a autônoma Gisele Lucena. Ela levava um pulmão de cera e uma placa com os dizeres: "Eu sobrevivi ao Covid-19 graças a ti, Mãe".

CÍRIO 2020: Gisele levou um pulmão de cera e uma placa de agradecimento pela cura da Covid-19 — Foto: Caio Maia/ G1

"A minha vitória foi carregada de muita fé. Passei sete dias em casa, zero ar, não conseguia respirar. Fui internada no Porto Dias, foi um milagre terem aceitado minha internação. Passei 14 dias internada, muito sofrimento, dias em claro, pedindo com muita fé, que ela concedesse a minha saúde, para que ela me ajudasse a criar as minhas filhas, uma de 9 e outra de 12 anos. Eu me agarrei a ela. Só o fato de estar aqui, pagando minha promessa, sou grata!", conta Gisele.

Mesmo sem procissão, milhares de devotos foram até a Catedral de Belém aguardar o fim da missa e saída da Imagem Peregrina. — Foto: Caio Maia/ G1

Devotos levam corda improvisada em procissão alternativa pelas ruas de Belém. — Foto: Caio Maia/ G1

A família Almeida improvisou uma corda para agradecer e pedir pela saúde. O grupo, que vai na corda do Círio desde 2004, fez uma procissão particular para que a tradição não fosse perdida neste ano tão difícil em que membros da família foram infectados com o novo coronavírus.

"Eu cheguei a ficar doente, senti falta de ar, dor no peito, febre. Emagreci seis quilos por causa da doença. Foi muito doloroso esse momento, porque tive que ficar longe do meu filho e da minha esposa. Mas graças a Nossa Senhora eu pude me curar", declarou Márcio Almeida.

Promesseiros caminham entre os carros. Ruas não foram interditadas este ano. — Foto: Caio Maia/ G1

Nas ruas, vários grupos de pessoas fizeram seu Círio alternativo, levando para a caminhada de fé berlindas caseiras, cordas, objetos em cera para o pagamento de promessas e, levando no peito o principal sentimento que envolveu a todos: a gratidão.

O enfermeiro Alex Walace Sena, de 34 anos, decidiu fazer uma homenagem a todos os profissionais de saúde que perderam a vida e os que atuaram cuidando dos infectados com o novo coronavírus, assim como ele. Alex saiu do plantão no Pronto Socorro Municipal (PSM) da 14 de Março, em Belém, às 3h da madrugada e seguiu direto para a Catedral de Belém, onde iniciou o pagamento de sua promessa.

Enfermeiro Alex Walace Sena usou roupas de proteção para caminhar de joelhos e homenagear profissionais de saúde que atuam contra a Covid-19. — Foto: Caio Maia/ G1

Coberto com a roupa de proteção usada pelos profissionais de saúde e de máscara, o enfermeiro fez o trajeto do Círio de Nazaré de joelhos pelas ruas.

“Eu fiz a minha promessa para ninguém da minha família evoluir com a Covid. Fiz por todas as vítimas e em homenagem a todos os profissionais da saúde que combateram de frente toda essa pandemia. Cheguei a ver paciente entrar andando e sair empacotado. Foi uma dor muito grande pra mim”, afirmou o enfermeiro devoto de Nossa Senhora, que teve a doença.

Imagem Peregrina após missa em frente a Catedral de Belém — Foto: Caio Maia/G1

Outro devoto que foi as ruas neste Círio de Nazaré foi o administrador Wilson Rodrigues de Oliveira Neto, de 38 anos. Ele teve Covid-19, acreditava que fosse morrer e fez a caminhada de fé neste domingo para agradecer por ter sobrevivido à doença.

"Eu tive Covid e Nossa Senhora me deu livramento. Eu estava em casa muito debilitado. Os hospitais estavam lotados, tive medo. Disse a ela [Nossa Senhora de Nazaré], que se fosse pra me levar, que me levasse de perto da minha família. Acordava muito ruim, tinham certas horas do dia que atacava muito a tosse, falta de ar, mas eu nunca perdi a fé. Estou agradecendo muito pela minha família, não perdemos ninguém", lembra o administrador, que atua na Guarda de Nazaré.

Ele afirma que a decisão de não haver procissão foi acertada, porém, conta que precisava viver esse momento.

"Eu entendo e respeito a posição da igreja. Eles estão corretos. Mas a nossa fé é muito maior, está no nosso coração, no nosso sangue. As pessoas não iam deixar de agradecer Maria. Círio sem vir para rua pra mim não seria um Círio completo. Agora estou realizado e cumpri uma missão de mais um Círio", opinou Wilson.

Programação

Ao término da missa na Catedral de Belém, Arcebispo Dom Alberto Taveira deu a benção aos presentes com a Imagem Peregrina. Círio 2020 Belém — Foto: Caio Maia/ G1

A programação do Círio 2020 iniciou às 7h, com uma missa na Catedral de Belém, presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira. A cerimônia foi fechada para devotos, que mesmo assim se reuniram no entorno da igreja.

Ao término da celebração, o arcebispo aproximou a imagem do povo presente e fez um breve discurso antes que a Imagem Peregrina fosse levada para o Portal da Amazônia, onde decolou em um helicóptero para sobrevoar a cidade.

A Imagem Peregrina sobrevoou os hospitais Santa Casa, PSM da 14, Ophir Loyola, Octávio Lobo, Barros Barreto, Porto Dias, Metropolitano, Hospital de Campanha, Hangar e Abelardo Santos.

CÍRIO 2020: Imagem Peregrina vai de helicóptero até a Basílica Santuário — Foto: Reprodução/TV Liberal

Às 11h a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu o trajeto de 3,6 km do Círio de Nazaré pelos céus e finalizou a viagem pousando no estacionamento do Centro Social de Nazaré, onde foi recebida com honras de Chefe de Estado.

Ao chegar pelos céus, Imagem Peregrina foi recebeida com honra de Chefe de Estado. CIRIO 2020 — Foto: Divulgação/ DFN

Vestida com o manto do Círio 2020, a Imagem da padroeira foi colocada em sua berlinda, decorada na noite de sábado (10) apenas para ser conduzida até a frente da Basílica Santuário. Uma missa é celebrada no templo para encerrar a programação.

A berlinda foi posicionada na Praça Santuário, onde ficará disponível para visitação do público a partir das 15h deste domingo (11).


Fonte: G1

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog