Beatificação de mártir brasileira é adiada por causa da pandemia de coronavírus


Benigna Cardoso da Silva / Crédito: Facebook Paróquia Senhora Sant'Ana - Santana do Cariri

FORTALEZA, 28 set. 20 / 11:41 am (ACI).- A cerimônia de beatificação da mártir brasileira Benigna Cardoso da Silva, que estava marcada para o próximo dia 21 de outubro, foi adiada pelo Vaticano por causa da pandemia de coronavírus.
Embora ainda não haja uma data prevista para a beatificação da jovem mártir, esta deverá ocorrer apenas em 2021.
“Não temos ainda uma nova data, mas não será este ano. Estamos aguardando o Vaticano. Vamos esperar manifestar”, declarou ao site Diário do Nordeste o reitor da Paróquia de Senhora Sant'Ana, Padre Paulo Lemos.
Segundo o sacerdote, a Diocese de Crato (CE) já imaginava que isso aconteceria, pois, em maio, outras beatificações também foram adiadas. “Foi aí que nosso bispo entrou em contato e recebeu o comunicado oficial há cerca de 15 dias”, disse Pe. Lemos.

Benigna Cardoso da Silva é também conhecida como a “heroína da castidade” e se tornará a primeira beata cearense.
Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, foi assassinada, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.
Segundo consta, a menina saiu de casa para buscar água a poucos metros de sua casa, como costumava fazer. Porém, foi abordada por Raul Alves, que a golpeou com um facão depois que ela resistiu a suas tentativas de ter relação sexual.
Na época do assassinato, conforme conta Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.
Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho de 2019.
Neste ano, a romaria acontecerá de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19, com celebrações transmitidas pelas redes sociais. As Missas serão restritas a 50% da capacidade das igrejas.

Comentários

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog