Preciso me confessar antes de voltar à Missa? - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 18 de julho de 2020

Preciso me confessar antes de voltar à Missa?


WOMAN,CONFESSION

Philip Kosloski | Jun 10, 2020

É sempre necessário examinar sua consciência antes de receber a Santa Comunhão, especialmente se já se passaram muitos meses desde que você recebeu o sacramento da confissão pela última vez

Por causa da pandemia do novo coronavírus, em muitas partes do mundo os católicos estão impedidos de assistir à Missa pública há alguns meses. Apenas recentemente – e em algumas regiões – as igrejas começaram a reabrir, embora o preceito de participar da Missa dominical ainda seja dispensado em muitos lugares (consulte a situação de sua paróquia).
Com isso em mente, muitos católicos estão se perguntando: “Preciso me confessar antes de retornar à Missa presencial?”

A resposta rápida é “sim” e “Não”.

O Catecismo da Igreja Católica explica:


“Segundo o mandamento da Igreja, «todo o fiel que tenha atingido a idade da discrição, está obrigado a confessar fielmente os pecados graves, ao menos uma vez ao ano». Aquele que tem consciência de haver cometido um pecado mortal, não deve receber a sagrada Comunhão” (Catecismo da Igreja Católica, 1457).

Basicamente, se você está ciente de um pecado mortal em sua alma depois de examinar sua consciência e tem a oportunidade de confessar seus pecados a um padre, então é seu dever buscar a absolvição sacramental.

Em algumas dioceses, ainda existem algumas restrições quanto ao sacramento da confissão, o que torna esse requisito um pouco difícil de cumprir. Nesses casos, é melhor entrar em contato com o seu pároco para obter as instruções.

Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o requisito de confissão só se aplica se você deseja receber a Santa Comunhão. Você sempre pode participar da Missa dominical, mesmo com pecados mortais em sua alma. Nesse caso, você se absteria de receber a Sagrada Comunhão e permaneceria em seu banco ou cruzaria os braços sobre o peito para receber uma bênção do padre.

Você não precisa receber a Santa Comunhão ao assistir à Missa, e é por isso que confessar não é um requisito “estrito” para a participação básica.

O Catecismo explica:


“Sem ser estritamente necessária, a confissão das faltas cotidianas (pecados veniais) é contudo vivamente recomendada pela Igreja. Com efeito, a confissão regular dos nossos pecados veniais ajuda-nos a formar a nossa consciência, a lutar contra as más inclinações, a deixarmo-nos curar por Cristo, a progredir na vida do Espírito. Recebendo com maior frequência, neste sacramento, o dom da misericórdia do Pai, somos levados a ser misericordiosos como Ele”(Catecismo da Igreja Católica, 1458).

Ao planejar assistir à Missa dominical presencialmente de novo, examine a sua consciência, consulte os regulamentos locais e tire proveito do sacramento da confissão, permitindo que Deus derrame sua abundante misericórdia em sua alma.

Fonte: Aleteia



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog