Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Oração a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas


Hoje é a festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

REDAÇÃO CENTRAL, 25 Jul. 20 / 06:00 am (ACI).- São Cristóvão de Licia é um mártir importante na história do cristianismo do Oriente e do Ocidente, que viveu durante o governo de Décio, terceiro imperador romano, por volta do ano 250 d.C.

Sua famosa lenda, que é conhecido sobretudo no Ocidente e poderia ter sido extraída da antiga mitologia grega, conta que ele levou um menino, ao qual não conhecia, através de um rio antes que a criança revelasse a ele que era Cristo.

Seu nome em grego era “Christophoros” e significa “o portador de Cristo”. Desde o século IV, foi representado com o menino Jesus sobre seus ombros e levando um cajado com folhas.

Era crença comum que bastava olhar para sua imagem para que o viajante se visse livre de todo perigo durante aquele dia. Por isso, é considerado padroeiro dos peregrinos, viajantes, motoristas e transportadores em geral.

Segundo a tradição, foi um homem de grande estatura e serviu como soldado do Império Romano; também se diz que tinha uma alma caritativa e tentava ajudar os cristãos presos.

Cristóvão foi batizado em Antioquia e se dirigiu sem demora a pregar a Licia e Samos. Ali, foi preso pelo rei, que estava às ordens do imperador Décio. Após resistir a abdicar de sua fé diante de várias tentativas de tortura, ordenou-se que fosse degolado. Segundo Gualterio de Espira, a nação Síria e o próprio rei se converteram a Cristo graças ao santo. [1]

Oração a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

Redação da Aleteia | Jul 24, 2020

Peça com fé a intercessão “daquele que carrega Cristo no coração”

No dia 25 de julho a Igreja celebra São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e viajantes.

Mas você sabe por que ele recebeu esse título?

Cristóvão foi protagonista de várias lendas medievais. A mais famosa delas vem da “Legenda Áurea“, uma compilação de histórias de santos popularizada no século XIII.

De acordo com esse relato, um rei pagão do Oriente teve um filho graças às preces da esposa. O bebê, chamado Reprobus, foi consagrado ao deus Apolo e, ao crescer, tornou-se um jovem extraordinariamente robusto e forte. Decidido a trabalhar somente para homens igualmente bravos e fortes, ele acabou servindo a um grande rei e a um indivíduo que se dizia o próprio Satanás, mas acabou achando que faltava coragem a ambos: afinal, o primeiro tinha medo do diabo e o outro se assustava com a cruz. Depois, encontrou um eremita que o educou na fé cristã e o batizou. Reprobus, porém, não quis fazer jejum nem orações a Cristo, mas, a pedido do seu catequista, aceitou ajudar as pessoas a cruzar um rio caudaloso.

Certa vez, ele ajudou uma criança a atravessar o rio carregando-a nas costas. Mas a criança ficava cada vez mais pesada e Reprobus tinha a sensação de que o mundo inteiro estava sobre os seus ombros. Terminada a travessia, a criança revelou que era o Criador e Redentor do mundo, sobrecarregada ela própria com o peso de todos os pecados da humanidade.

A lenda de São Cristóvão tem origem grega no século VI e, em meados do século IX, já tinha se popularizado na França. Seu nome, originalmente dotado de um sentido espiritual, como “aquele que carrega Cristo no coração”, foi ganhando a interpretação mais literal e lendária por volta dos séculos XII e XIII.

MEDALHA DE SÃO CRISTÓVÃO - Segundo a tradição, ele carregou o Menino Jesus em seus ombros e, por isso, é venerado como o santo padroeiro dos viajantes. Sua intercessão é frequentemente invocada quando se viaja de carro, motivo pelo qual é comum manter no veículo a medalha dedicada a ele. É claro que a intercessão pode ser pedida em qualquer tipo de viagem, não apenas de carro.

Oração a São Cristóvão

“Ó grandioso São Cristóvão, 

procurando o mestre mais forte e poderoso

encontrastes o Cristo, 

o Deus Todo-Poderoso do Céu e da Terra, 

a quem servistes fielmente com todas as forças, 

derramando vosso próprio sangue,

concedei-nos a graça de sempre levar Jesus Cristo 

em nossos corações,

assim como ousastes carregá-lo em vossos ombros, 

para que, fortalecidos pela graça divina, 

possamos, nós, seus filhos devotos, 

vencer todas as tentações e todos os inimigos.

Assim seja.

São Cristóvão, augusto mártir, rogai por nós. 

São Cristóvão, guerreiro fiel a Deus, rogai por nós. 

São Cristóvão, protetor dos motoristas, rogai por nós.

São Cristóvão, atleta do senhor, rogai por nós.”

Fontes: ACI digital  [1]  Aleteia [2]

Comentários

Postagens Mais Visitadas do Mês

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog