Luto: Dom Henrique Soares falece aos 57 anos, vítima de Covid-19


Luto: Dom Henrique Soares falece 
aos 57 anos

 Vanderlúcio Souza

O Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares, fez sua páscoa na noite deste sábado, dia 18, vítima da Covid-19. O Bispo estava internado desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensiva do Hospital São José, de Recife.


Dom Henrique Soares.

No dia 6 de julho, o Bispo testou positivo para a Covid-19. Apresentou leve melhora no quadro respiratório, mas há dois dias precisou ser entubado. A informação da morte de Dom Henrique foi comunicada no primeiro momento pelo  Padre Noberto, Vigário Geral da Diocese.

O irmão de Dom Henrique, Adriano Soares da Costa,  que estava informando com regularidade a situação da saúde do Bispo também lamentou a páscoa do pastor. “Comunicamos com muita dor e com muita fé em Cristo e na Santa Igreja o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa.

Adriano havia contado em vídeo que Dom Henrique estava fraco na carne, devido à doença, porém, forte no espírito.”‘A carne está fraca, mas o espírito continua forte, estou na mãos de Deus, sou Dele’,  e terminando disse : ‘ não tenhas medo’ , repetindo as palavras de São João Paulo II”.

Em um vídeo respondendo a uma pergunta sobre a morte, Dom Henrique explica que a vida é uma semente. “A vida é uma semente. A morte não é o fim, mas um desabrochar para a eternidade, um verdadeiro nascimento. Nascemos para dizer um sim a Deus, crescermos na Fé e no amor a Deus para um dia na morte  possamos nos abrir para a vida que nunca se acabará”, disse Dom Henrique.

Dom Henrique também foi pioneiro no bom uso das plataformas digitais para anunciar a Palavra de Deus. Ainda padre, lá nos inícios no novo milênio, mantinha um blog com pistas de reflexão sobre a Liturgia da Palavra Dominical, um serviço de muita utilidade aos padres. Foram vários os artigos publicados e posteriormente se dedicou também à gravação de vídeos e programas de rádio.

No site da diocese, em seu último artigo publicado dia 30 de junho de 2020, o bispo escreveu sobre “Pedro e a Igreja e Pedro na Igreja”, no qual aprofundou o papel de Pedro e Paulo, apóstolos, na edificação da Igreja de Cristo. “Os dois eram como um só! E ainda, para terminar o mais importante: o amor manifestado na total coerência de vida, na entrega de toda a existência doada a Cristo Senhor, o Messias, o Filho do Deus vivo: ‘Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos’. Sem isto, nenhum ministério pastoral na Igreja é legítimo ou digno do Cristo, Bom e único Pastor do rebanho!”, escreveu. [a]

Nota da Diocese de Palmares

Bispo era conhecido pela voz profética e amor ardente pela Igreja.

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19.

Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco.

Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: “Pai e Pastor”.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor.

O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares.

Qualquer atualização, divulgaremos pelas redes sociais oficiais da Diocese de Palmares/PE.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!
Palmares-PE, 18 de julho de 2020

Nota da CNBB Regional NE 2

O Regional Nordeste II da CNBB, diante do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), solidariza-se, na fé e na caridade, com a referida Diocese e com os familiares do prelado. Dom Henrique nos deixa, depois de ter servido à Igreja com generosidade e doação.

Rendemos graças a Deus pelo dom de sua vida e pela fecundidade do seu ministério pastoral. Elevamos nossas súplicas pelo clero, religiosos, religiosas e pelos fiéis leigos da Igreja de Palmares, contristados pela morte do seu pastor e pai. Que sejam confortados pelo Sagrado Coração de Jesus e pela certeza de que “Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele” (2Cor 4,14).

Imploramos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, que, com o abraço terno de sua compaixão, acolha em sua Casa este servo bom e fiel e o faça participante dos bens do seu Reino e da alegria eterna, reservada aos justos.

Presidência e demais bispos do Regional Nordeste II da CNBB

Mais sobre Dom Henrique

Nascido em Penedo em 11.04.63 e criado em Junqueiro – Alagoas, Diocese de Penedo. Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa . Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas
Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Eclesiologia
Professor de Teologia no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, em Maceió. Professor de Teologia no Curso de Teologia do CESMAC, em Maceió. Diretor e Professor de Teologia no Instituto Nossa Senhora do Livramento, em Maceió.

Capelão do Mosteiro da Santíssima Trindade, das Servas da Ssma. Trindade de Rovigo. Professor de Teologia do Seminário Diocesano de Caruaru. Professor de Teologia do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda
Professor de Teologia no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife. Vigário Episcopal para os Leigos da Arquidiocese de Maceió.

Pregador de Retiros para Sacerdotes, Religiosos, Monges e Leigos. Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Maceió. Cônego do Cabido da Catedral Metropolitano de Maceió. Membro do Conselho de Cultura do Estado de Alagoas representando a Arquidiocese de Maceió. Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió
Coordenador da Comissão de Educação Política da Arquidiocese de Maceió. Articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar e Vigário Geral de Aracaju desde 2009. Apresentador do programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe. Bispo referencial para os Religiosos do Regional Nordeste III da CNBB
Vice-Presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III. Atual bispo da Diocese de Palmares – PE

Fonte: Ancoradouro

Dom Henrique respondendo a 
uma pergunta sobre a morte:


Veja algumas participações de Dom Henrique no programa Escola da Fé:



Comentários

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog