Ex-ateu conta sobre conversão ao catolicismo e diz: “Dom Henrique teve um importante papel” - Devoção e Fé - Blog Católico

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Ex-ateu conta sobre conversão ao catolicismo e diz: “Dom Henrique teve um importante papel”


por Editor ChurchPOP - jul 27, 2020

Créditos: Reprodução

Uau, isto é espetacular!

O jornalista Luis Vilar escreveu um belíssimo texto em seu blog recentemente. Ele conta que era ateu, mas depois que começou “a estudar o Cristianismo de forma mais séria e recorrendo a diversos autores”, inclusive Dom Henrique Soares, se converteu ao cristianismo!

Pouco tempo depois da morte do bispo de Palmares, Luis escreveu o texto “Dom Henrique, o homem do bom combate! Obrigado por tudo!”, agradecendo ao pastor e testemunhando seu processo de conversão.

Vale a pena ler!

Confira o texto na íntegra:

“Era para ter escrito esse texto antes. Todavia, todas as vezes em que iniciava essas linhas sentia uma espécie de bloqueio temendo não estar a altura de tudo o que pode ser dito sobre Dom Henrique Soares; também da imensa gratidão que tenho por conta do que escreveu e do que disse em cada homilia ou entrevista que assisti. Não conheci Dom Henrique Soares pessoalmente, mas sempre acompanhei seu combate em nome da Fé.

Quem me conhece sabe que não era cristão. Ao contrário, era ateu. Porém, quando comecei a estudar o Cristianismo de forma mais séria e recorrendo a diversos autores – dentro historiadores, apologistas e até detratores – minha vida mudou imensamente. Converti-me ao catolicismo. Dom Henrique Soares teve um importante papel nesse sentido, pois era prazeroso ouvi-lo falar de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Igreja Católica. Ele foi um dos instrumentos de Deus para que eu chegasse, ainda que tardiamente, a Fé.

Tentei conhecer Dom Henrique Soares pessoalmente por meio de alguns amigos em comum. Mas, esse encontro nunca foi possível. Logo, nunca consegui dizer a Dom Henrique Soares o quanto era grato. Sinto-me em débito.

Soube da morte de Dom Henrique Soares quando estava viajando. Ao chegar ao quarto de hotel, ao abrir o celular, chegaram mensagens de amigos – todos eles entristecidos por conta do luto – me informando que aquele homem de Deus havia então falecido. Confesso: a mesma tristeza me abateu, assim como o arrependimento de não ter feito mais esforços para que o sentimento que tinha por Dom Henrique Soares tivesse chegado ao conhecimento dele.

A única coisa que queria dizer era: “Obrigado, Dom Henrique. Obrigado por ter me ajudado com suas palavras a compreender melhor aquele sentimento que em mim nascia quando comecei a me aproximar de Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de tantos anos negando a Fé por estar intoxicado de tanto materialismo. Obrigado por ter combatido esse materialismo dentro e fora da Igreja e ter abraçado a Verdade que não é uma ideia, mas um homem: Nosso Senhor”.

Dom Henrique Soares era um profundo conhecedor da história da Igreja. O combate que travou incluiu desfazer mitos, a coragem de dizer coisas difíceis de se ouvir para muitos católicos, mas necessárias em tempos em que Cristo é tão atacado, deturpado ou visto apenas pelas ópticas de determinadas ideologias seculares que tentam se aproveitar da crença para interesses inconfessos e até mesmo políticos.

Dom Henrique tinha a coragem de se posicionar acima disso tudo. Não é fácil. Afinal, por vezes, isso nos encaminha para uma solidão moral profunda. Mas, com Deus nada se teme e Dom Henrique Soares não temeu sequer a morte.

Entregou-se nos braços de Deus fazendo valer o que muitos por aí apenas colocam da boca para fora: o abandonar-se em Cristo e por Cristo. Dom Henrique Soares era, portanto, um exemplo de como viver a Fé.

Então, caros leitores, demorei a escrever sobre, mas aqui estou. Desfiz-me da preocupação de querer um texto rebuscado e profundo e optei por um texto sincero que contivesse nas linhas e nas entrelinhas o que sempre quis expor a Dom Henrique Soares por meio de um simples “obrigado”.

Dom Henrique Soares será sempre um exemplo, uma luz que guia aqueles que realmente querem compreender o que de fato é a Igreja Católica e o Cristianismo. De uma honestidade intelectual ímpar, ele foi um verdadeiro leão combatendo o mal dentro e fora do catolicismo, com extremo zelo pelo sagrado e desprezo pelas ideologias seculares.

Travou essa luta sendo conhecedor profundo da essência do que defendia e do que combatia. Nesse sentido, teve uma vida intelectual que serve de modelo a quem ama o estudo, tratando as próprias opiniões a chicotadas para não ser seduzido pela “opinião própria”, mas se dedicar a buscar o que verdadeiro. É que não somos donos da verdade, mas ao amá-la, sempre nos colocamos a serviço dela.

Meus caros, mesmo diante de um sentimento de tristeza pela lacuna que fica para a Igreja e para muitos cristãos, ouso então dizer que só há mesmo espaço para a gratidão por Deus nos ter concedido aprender com alguém como Dom Henrique Soares. Que busquemos conhecer o seu pensamento, registrado em textos e em diversos vídeos, homilias etc… Que ele sempre esteja presente, que seja a inspiração da luta a ser travada por cada um de nós.

Não tenho aqui as melhores palavras, porém a sinceridade que me leva a um pequeno resumo. Dom Henrique: um homem que abraçou sua missão. Que combateu o bom combate. Que guardou a Fé e, sendo instrumento, ajudou outras pessoas, incluindo esse que aqui fala, a se aproximar de Cristo e a encontrá-Lo enquanto Ele se permite ser encontrado. Um homem que mostrou o quanto viver é Cristo e morrer é lucro.

Dom Henrique Soares, simplesmente obrigado por tudo!”

Que lindo e emocionante testemunho!

Fonte: Church POP



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog