Pular para o conteúdo principal

A lei da inércia e o retorno à Missa


Miguel MEDINA | AFP

Tom Hoopes | Jul 09, 2020

Apesar de todo o seu poder, a inércia não é a maior força do universo. Nosso livre-arbítrio é mais forte. Por isso, precisamos vencer a inércia e voltarmos – com segurança – à Missa

Muitas paróquias estão, gradualmente, retomando as Missas com a presença dos fiéis. Mas muitos católicos não querem, por enquanto, retornar às igrejas (e não deveriam ser julgados por isso).
Todos deveriam compreender quão variadas são as circunstâncias das pessoas com familiares em grupos de risco, restrições de viagem, confusão sobre como se inscrever ou se poderão realmente participar da Missa por causa do número reduzido de fiéis.

Porém, penso que precisamos fazer grandes esforços para incentivar as pessoas a voltarem à Missa dominical, porque assim, estaremos enfrentando uma das mais poderosas forças do universo: a lei da inércia.

Os vendedores vêm falando sobre a lei da inércia há anos. Tudo começou com uma maçã caindo na cabeça de Isaac Newton. Ele se perguntou sobre isso, estudou e escreveu suas leis do movimento.

A primeira lei de Newton – a “lei da inércia” – diz que um objeto em repouso permanece em repouso e um objeto em movimento permanece em movimento, a menos que seja acionado por outra força.

Os vendedores sabem disso – e colocam esse princípio em prática. Eles sabem que ninguém quer agir por si só, então fazem com que você sinta que precisa do que eles estão vendendo para manter seu nível de conforto, prazer ou estilo de vida.

Na vida espiritual, temos a lei do hábito, que pode ser virtude ou vício. O Papa Francisco contou a história heróica dos católicos da Tunísia, cujo hábito de participar da Missa levou a um profundo encontro com Cristo. Quando o imperador Diocleciano tentou forçá-los a parar suas reuniões, um deles disse: “Não podemos viver sem o Domingo”. Os mártires de Abitene morreram na Missa.

Todos nós podemos conseguir isso. Como as virtudes “são adquiridas e fortalecidas pela repetição de bons atos morais” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, 378), precisamos apenas continuar fazendo a coisa certa.

Portanto, agora é a hora perfeita para a Igreja convidar fervorosamente as pessoas a voltarem, com segurança, à Missa.

Pense em quão perfeitas são as circunstâncias. A mensagem católica sempre foi: “Vá à Missa porque você precisa da Eucaristia”. Essa é uma mensagem poderosa, mas agora você não precisa ir à Missa. Então, por que você iria?

Volte à Missa porque o mundo está mais assustador do que nunca, e se você conseguiu manter sua paz de espírito sem Deus antes, certamente precisará dele agora, precisará de sua sabedoria, das Escrituras e de sua presença real na Comunhão.

Volte à Missa porque a pandemia varreu todos os ídolos. Tudo o que imaginávamos ser digno de esperança, agora sabemos que não é. Somente Deus traz esperança.

“Volte à Missa mesmo que isso pareça um risco”, diz meu arcebispo (mas viva primeiro a caridade, para si e para os outros). Ele ainda lembra que a Missa se tornou muito segura, mas apontou que os católicos se arriscam a receber Cristo há séculos.

Volte à Missa, mesmo que não queira. Talvez especialmente se você não quiser.

Eu poderia continuar com inúmeras razões para te convencer a volta à Missa de domingo. Mas minha esposa diz que a Igreja agora precisa de uma mensagem simples, como o lema “Just do it” da Nike.

Apesar de todo o seu poderoso poder, a inércia não é, em última análise, a maior força do mundo. Nosso livre-arbítrio é mais forte. Assim como basta dar um tapa em uma maçã para ela cair, você também pode ligar para a secretaria da paróquia para ver como a Missa funciona agora – ou ligar para as pessoas que ainda não viu na Missa, conversar com elas e convidá-las. Diga a elas que você ficará feliz em vê-las novamente na igreja.

Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração do Estudante e Oração do Aluno-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé. Paz e Bem! Hoje (17 de outubro) o Padre Marcelo Rossi orou nesta manhã pelos alunos, a Oração do Estudante e Oração do Aluno. Ouça o Momento de Fé, pois esta semana o Padre está orando pelos professores e alunos.  Você  que está em semana de provas, que está estudando para concursos, vestibulares, para o Enem; além de estudar, se prepare também orando para permancer tranquilo, pronto intelectualmente  e espiritualmente para o dia da prova. Confie no amor Ágape de Jesus e no amor materno de Nossa Senhora. Fique com a paz de Jesus e o amor de Maria! Adriana-Devoção e Fé
Oração do Estudante I
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto é o fato de eu estar aqui, conversando com o Senhor.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como o Senhor sabe, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns progr…

Orações de Cura e Libertação no Momento de Fé-Pe Marcelo Rossi

Olá amigas e amigos de fé! 
Para quem ouve diariamente o programa Momento de Fé com o Padre Marcelo Rossi, sabe que o padre tem feito orações diárias de cura e libertação. São fortes orações de quebra de maldição entre as gerações. E o padre tem deixado as orações no facebook dele, mas como sei que muitas pessoas não tem facebook, então resolvi copiar as orações e colocar aqui no Blog. Espero que ajude quem estava procurando por estas valiosas orações. 
Tenham um lindo fim de semana na paz de Jesus Cristo e no amor de Maria Santíssima.  Adriana-Devoção e Fé Clique para acessar: Facebook Padre Marcelo Rossi  Site Padre Marcelo Rossi (para ouvir o Momento de Fé)
Tocai, Cura! E Restaura!
"Jesus, no poder de Seu Nome, peço agora que as águas do meu batismo fluam para trás através das gerações, através de todas as raízes da minha árvore genealógica.
Que o Sangue de Jesus, purificador e vivificante, flua através de todas as gerações: primeira, segunda, terceira e todas as demais ge…

Oração De Cura De Todas As Doenças-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (08 de janeiro) o Padre Marcelo Rossi continuou a semana de orações pela cura dos que sofrem com pressão alta e outras doenças. Hoje o Padre colocou as seguintes orações no Facebook: Bênção Dos Enfermos, Oração De Cura De Todas As Doenças e Oração À Nossa Senhora Da Saúde II. Que Deus abençoe vocês. Fiquem com o Amor Ágape de Jesus e o Amor Materno de Nossa Senhora! Adriana-Devoção e Fé
Bênção Dos Enfermos
O Senhor Jesus esteja ao vosso lado, para vos defender, dentro de vós, para vos conservar; diante de vós, pra vos conduzir; atrás de vós para vos guardar; acima de vós, para vos abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém!
Oração De Cura De Todas As Doenças
Senhor Jesus, suplicamos no poder de Teu Nome † (sinal da cruz), que está acima de todo Nome, que todos os padrões de enfermidade física transmitidos em minha linha de família, deixem de existir.
Na Tua graça, Senhor, cortamos todos os laços de qualquer tipo de enfermidade: d…

Cura no Casamento e Oração Pela Reconciliação-Pe Marcelo Rossi

Bom dia irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem! Hoje (10 de setembro) o Padre Marcelo Rossi iniciou mais uma semana especial de orações, agora orando pelos relacionamentos. Trouxe para vocês as duas orações que o padre fez hoje: Cura no Casamento e  a Oração Pela Reconciliação Dos Cônjuges.  Se você está sofrendo em seu relacionamento amoroso, faça alguma coisa por ele antes de desistir: Ore! Entre nesta corrente diária de orações com o Momento de Fé. Que Deus abençoe e que todo relacionamento seja fortalecido e curado no amor Ágape de Jesus. Adriana-Devoção e Fé
Mensagem do Padre Marcelo Rossi em seu Facebook:
Amados, iniciamos uma semana para orar pelos relacionamentos. Diz a Bíblia sagrada:  "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo s…