Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Como pedir proteção para o anjo da guarda

Jerry Zitterman | Shutterstock

Edifa | Jun 15, 2020

Por que nosso anjo da guarda às vezes não nos ajuda a evitar certas provações?

Todos nós temos um anjo da guarda que nos apoia, nos defende, nos acompanha diariamente e facilita nossa caminhada em direção ao céu. Mas essa jornada às vezes é repleta de provações durante as quais é possível que nos sintamos abandonados por ele. Será que esse é o caso ou é apenas uma impressão? E podemos culpar nosso anjo da guarda pelas provações que vivemos?

Tudo o que toca nossa vida interessa ao nosso anjo da guarda, sendo a alma espiritual e seu destino eterno a sua prioridade. É por isso que o anjo da guarda, especialista em adoração, nos ajuda especialmente nos momentos em que estamos em oração.

Ele ainda se interessa por nossa saúde mental e física, cuida de nossa existência até os mínimos detalhes da vida cotidiana. Ele é uma inspiração para que cumpramos nossos deveres, ou mesmo para encontrar a vaga de estacionamento de que precisamos!

“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele.”

“Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei” (Ex 23, 20-23).

A principal missão do anjo da guarda é, portanto, levar-nos ao “porto seguro”, para encontrar o Deus vivo. Ele é o “ministro da preocupação divina por todas e todos” (Bento XVI), tanto espiritual quanto materialmente.

Como, então, podemos conciliar essa compreensão do papel do anjo da guarda com os problemas e até as tragédias da vida?

Vemos, por exemplo, um anjo que livra os apóstolos da prisão (Atos 5, 19); a mesma coisa acontece com Pedro (Atos 12, 7-11). No entanto, esses anjos não impedirão o seu martírio, no tempo de Deus.

O anjo da guarda não evita as provações que nos ajudam a crescer espiritualmente

O anjo vê e almeja acima de tudo a nossa finalidade, nossa vocação última, nossa santidade. Nesse sentido, nossos anjos da guarda participam ativamente do combate espiritual “contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos que estão nas regiões celestes” (Ef 6, 12).

No entanto, o Santo Padre Pio foi abandonado por seu anjo da guarda no momento de uma terrível luta contra o Maligno: “Eu o repreendi severamente por ter sido obrigado a esperar tanto tempo, quando não parei de pedir ajuda. Para puni-lo, eu não queria mais olhá-lo na cara, queria fugir dele… Mas ele quase se juntou a mim em lágrimas. Ele me agarrou até que eu olhei para cima, olhei no rosto dele e ele estava com muita raiva”.

E o anjo explicou ao Padre Pio que ele recebeu instruções do Senhor para fazê-lo, tranquilizando-o: “Estou sempre perto de você, meu caro pequeno, sempre o envolvo com carinho”.

À luz desse propósito – a vida eterna – é preciso observar os aborrecimentos e os testes crucificantes da existência. Para esse fim, o anjo às vezes pode agir fortemente.

O anjo de Santa Francisca Romana deu-lhe um tapa forte, enquanto ela estava à mesa em uma refeição mundana, caluniando uma pessoa! Todos ouviram o barulho e viram a marca vermelha na bochecha da santa!

Nosso anjo, portanto, não vai nos salvar de certas provações que nos levam ao crescimento espiritual. No entanto, ele orará por nós e nos acompanhará no centro de cada combate.

Pensemos em Santo Inácio de Loyola, que teve sua perna quebrada no cerco de Pamplona ou, em São João da Cruz, lançado por Dandara Carmona nos calabouços. Pode-se indignar que seus anjos não tenham impedido esse sofrimento.

No entanto, foi através desses eventos que as vidas de ambos foram viradas de cabeça para baixo. “Em sua sabedoria”, diz Santo Agostinho, “Deus prefere tirar o bem do mal, em vez de não permitir o mal”.

Fonte: Aleteia

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog