Papa Francisco: deixemo-nos consolar pelo Deus da proximidade, da verdade e da esperança


Na Missa esta sexta-feira (08/05) na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa recordou o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: Deus abençoe aqueles que trabalham nestas instituições, que fazem tanto bem. Na homilia, ressaltou que o Senhor consola sempre na proximidade, na verdade e na esperança

VATICAN NEWS

Francisco presidiu a Missa na Casa Santa Marta, no Vaticano, na manhã desta sexta-feira (08/05) da IV Semana da Páscoa e no dia da Súplica a Nossa Senhora de Pompeia. Na introdução, recordou o Dia Mundial da Cruz Vermelha:

Hoje, se celebra o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Rezemos pelas pessoas que trabalham nestas beneméritas instituições: que o Senhor abençoe o trabalho delas, que fazem tanto bem.

Na homilia, o Papa comentou o Evangelho do dia (Jo 14, 1-6) em que Jesus diz aos seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas (…) Quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós”.

Este diálogo de Jesus com os discípulos – recordou Francisco – se realiza durante a Última Ceia: “Jesus está triste e todos estão tristes: Jesus disse que seria traído por um deles”, mas, ao mesmo tempo, começa a consolar os seus: “O Senhor consola os seus discípulos e aqui vemos como é o modo de consolar de Jesus. Nós temos muitos modos de consolar, dos mais autênticos, dos mais próximos aos mais formais, como aqueles telegramas de pêsames: ‘Profundamente consternado por…’ Não consola ninguém, é uma finta, é a consolação de formalidade. Mas como o Senhor consola? É importante saber isso, porque também nós, quando em nossa vida devemos passar momentos de tristeza” – ressaltou o Santo Padre –, devemos aprender a “perceber qual é a verdadeira consolação do Senhor”.

“Nesta passagem do Evangelho – observou – vemos que o Senhor consola sempre na proximidade, com a verdade e na esperança”. São os traços da consolação do Senhor. “Na proximidade, jamais distantes”. O Papa recordou “aquela bela palavra do Senhor: “Estou aqui, convosco”. “Muitas vezes” está presente no silêncio, “mas sabemos que Ele está presente. Ele está presente sempre. Aquela proximidade que é o estilo de Deus, também na Encarnação, fazer-se próximo de nós. O Senhor consola na proximidade. E não usa palavras vazias, aliás: prefere o silêncio. A força da proximidade, da presença. E fala pouco. Mas está próximo”.

Um segundo traço “do modo de consolar de Jesus é a verdade: Jesus é verdadeiro. Não diz coisas formais que são mentiras: ‘Não, fique tranquilo, tudo passará, nada acontecerá, passará, as coisas passam…’. Não. Diz a verdade. Não esconde a verdade. Porque Ele mesmo nessa passagem diz: ‘Eu sou a verdade’. E a verdade é: ‘Eu vou embora’, isto é, ‘Eu morrerei’. Estamos diante da morte. É a verdade. E diz isso simplesmente e também o diz com mansidão, sem ferir: estamos diante da morte. Não esconde a verdade”.

O terceiro traço da consolação de Jesus é a esperança. Diz: “Sim, é um momento difícil. Mas não se perturbe o vosso coração: Tende fé em mim também”, porque “na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vós”. Ele por primeiro vai abrir as portas daquela morada para onde nos quer levar: “Voltarei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós”. “O Senhor volta toda vez que alguém de nós está em caminho para ir embora deste mundo. ‘Voltarei e vos levarei’: a esperança. Ele virá e nos tomará pela mão e nos levará. Não diz: ‘Não, vós não sofrereis, não há nada’. Não. Diz a verdade: ‘Estou próximo de vós, está é a verdade: é um momento difícil, de perigo, de morte. Mas não se perturbe o vosso coração, permanecei naquela paz, aquela paz subjacente a toda consolação, porque eu virei e pela mão vos levarei para onde eu estarei’.”

“Não é fácil – afirmou o Papa – deixar-se consolar pelo Senhor. Muitas vezes, nos momentos difíceis, nós nos enraivecemos com o Senhor e não deixamos que Ele venha e nos fale assim, com esta doçura, com esta proximidade, com esta mansidão, com esta verdade e com esta esperança. Peçamos a graça – foi a oração conclusiva de Francisco – de aprender a deixar-nos consolar pelo Senhor. A consolação do Senhor é verdadeira, não engana. Não é anestesia, não. Mas é próxima, é verdadeira e nos abre as portas da esperança.”

A seguir, o texto da homilia transcrita pelo Vatican News:

Este diálogo de Jesus com os discípulos se dá à mesa, ainda, na ceia (conf. Jo 14,1-6). Jesus está triste e todos estão tristes: Jesus disse que seria traído por um deles (conf. Jo 13,21) e todos percebem que algo de ruim aconteceria. Jesus começa a consolar os seus: porque um dos ofícios, “dos trabalhos” do Senhor é consolar. O Senhor consola os seus discípulos e aqui vemos como é o modo de consolar de Jesus. Nós temos muitos modos de consolar, dos mais autênticos, dos mais próximos aos mais formais, como aqueles telegramas de pesar: “Profundamente contristado por…” Não consola ninguém, é uma finta, é a consolação de formalidade. Mas como o Senhor consola? É importante saber isso, porque também nós, quando em nossa vida devemos passar momentos de tristeza, aprendemos a perceber qual é a verdadeira consolação do Senhor.

E nessa passagem do Evangelho vemos que o Senhor consola sempre na proximidade, com a verdade e na esperança. São os três traços da consolação do Senhor. Com proximidade, jamais distante: estou eu. Aquela palavra: “Estou eu, aqui, convosco”. E muitas vezes em silêncio. Mas sabemos que Ele está presente. Ele sempre está presente. Aquela proximidade que é o estilo de Deus, também na Encarnação, fazer-se próximo de nós. O Senhor consola na proximidade. E não usa palavras, aliás: prefere o silêncio. A força da proximidade, da presença. E fala pouco. Mas é próximo.

Um segundo traço da proximidade de Jesus, do modo de consolar de Jesus, é a verdade: Jesus é verdadeiro. Não diz coisas formais que são mentiras: “Não, fique tranquilo, tudo passará, nada acontecerá, passará, as coisas passam…” Não. Diz a verdade. Não esconde a verdade. Porque Ele mesmo nesta passagem diz: “Eu sou a verdade” (conf. Jo 14,6). E a verdade é: “Eu vou embora”, isto é: “Eu morrerei” (conf. vers. 2-3). Estamos diante da morte. É a verdade. E diz isso simplesmente e também o diz com mansidão, sem ferir: estamos diante da morte. Não esconde a verdade.

E este é o terceiro traço: Jesus consola na esperança. Sim, é um momento difícil. Mas “Não se perturbe o vosso coração (…) Tende fé em mim também” (vers. 1). Digo-vos uma coisa, assim diz Jesus – “Na casa de meu Pai há muitas moradas. (…) Vou preparar um lugar para vós” (vers. 2). Ele por primeiro vai abrir as portas, as portas daquele lugar através do qual todos passaremos, assim espero: “Voltarei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós” (vers. 3). O Senhor volta toda vez que alguém de nós está em caminho para ir embora deste mundo. “Voltarei e vos levarei”: a esperança. Ele virá e nos tomará pela mão e nos levará. Não diz: “Não, vós não sofrereis, não é nada...” Não. Diz a verdade: “Estou próximo de vós, está é a verdade: é um momento difícil, de perigo, de morte. Mas não se perturbe o vosso coração, permanecei naquela paz, aquela paz subjacente a toda consolação, porque eu virei e pela mão vos levarei para onde eu estarei’.”

Não é fácil deixar-se consolar pelo Senhor. Muitas vezes, nos momentos difíceis, nós nos enraivecemos com o Senhor e não deixamos que Ele venha e nos fale assim, com esta doçura, com esta proximidade, com esta mansidão, com esta verdade e com esta esperança.

Peçamos a graça de aprender a deixar-nos consolar pelo Senhor. A consolação do Senhor é verdadeira, não engana. Não é anestesia, não. Mas é próxima, é verdadeira e nos abre as portas da esperança.

O Papa convidou a fazer a Comunhão espiritual com a seguinte oração:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós!

Francisco terminou a celebração com adoração e a bênção eucarística. Antes de deixar a Capela dedicada ao Espírito Santo, foi entoada a antífona mariana “Regina caeli”, cantada no tempo pascal:

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!

Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!

Ressuscitou como disse. Aleluia!

Rogai por nós a Deus. Aleluia!

D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!

C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

08 maio 2020

Fonte: Vatican News





Comentários



Marcadores

Ano Jubilar de São Francisco2 Ano Jubilar Franciscano1 Ano Jubilar Mariano10 Ano Santo93 Aparições110 Aparições de Jesus19 Aparições Marianas319 Aplicativos Android (católicos)16 Apostolado da Oração10 Apóstolos3 Arautos do Evangelho3 Arte Católica84 Assunção de Nossa Senhora3 Baixada Santista2 Batalha Espiritual1 Beatificação129 Beatos e Beatas130 Bênçâo Urbi et Orbi18 Bíblia640 Blasfêmia56 Campanha da Fraternidade38 Campanhas123 Canção Nova8 Canonização94 Cardeais17 Cardeal Raniero Cantalamessa48 Cardeal Robert Sarah38 Caridade7 Catecismo409 Catequese do Papa293 Celebrações2364 Celebrações Marianas586 Círio de Nazaré27 Cisma4 CNBB497 Combate Espiritual3 Comportamento870 Concílio Vaticano II16 Conclave21 Confissão23 Conflitos3 Congresso Eucarístico13 Congresso Matrimônio Católico3 Congressos18 Consagração25 Consistório1 Contra Aborto211 COP 303 Corpo Incorrupto57 Cristofobia243 Cruzada de Oração8 Cura e Libertação7 Curiosidades1 Datas Comemorativas198 Declaração Dignitas infinita (dignidade infinita)2 Defesa da Vida277 Dependência5 Depressão75 Desastres Naturais67 Devoção2631 Dia de Finados2 Dia Mundial do Doente16 Dia Mundial dos Pobres4 Diáconos1 Dilexi te “Eu te amei”1 Dilexit nos (Ele nos amou)2 Diocese de Santos72 Divina Misericórdia62 Divino Pai Eterno35 Doação de Órgãos2 Documentos da Igreja20 Dogmas da Igreja8 Dom Henrique Soares27 Doutor da Igreja39 Doutora da Igreja11 Doutoras da Igreja1 Doutrina662 Ecumenismo3 Educação150 Eleições12 Encíclicas39 Encontro Mundial das Famílias7 Era Digital1 Espírito Santo1 Esporte5 Eucaristia137 Evangelho1150 Evangelização10 Excomunhão8 Exercícios Espirituais20 Exorcismo89 Exortação Apostólica22 Experiência de Deus51 ExpoCatólica1 Fake News3 Família755 Fé2665 Festival Católico1 Festival Juvenil5 Fiducia supplicans11 Filme Católico99 Frases de Fé8 Frei Gilson11 Frei Roberto Pasolini10 Fulton Sheen2 Guerra112 Habemus Papam14 História da Igreja644 Hoje nasceu1 Homilias Papa Francisco93 Homilias Papa Leão XIV26 Homossexualidade63 Ícones32 Ideologia de Gênero100 Igreja no Brasil1711 Igreja no Mundo1167 Imagens Religiosas465 Indulgências7 Influenciadores Católicos4 Instituto Hesed4 Inteligência Artificial10 Intolerância Religiosa270 JMJ93 JMJ 202316 JMJ 20272 João Paulo I7 João Paulo II278 João XXIII5 Jornada de Oração38 Jornada Mundial da Juventude29 Jornada Mundial das Crianças2 Jubileu 202538 Jubileu da Esperança6 Jubileu da Misericórdia92 Jubileu dos Jovens11 Laudato si1 Lectio Divina8 Liturgia235 Liturgia Dominical307 Lives Católicas11 Livros Católicos143 Lojas Católicas3 Louvor25 Mártires348 Matrimônio52 Medicina e Saude695 Memórias de Fé2 Mensagens103 Mensagens Católicas367 Mensagens do Papa1546 Mensagens-Padre Marcelo Rossi2 Mês da Bíblia1 Milagres546 Milagres Eucarísticos27 Missa Tradicional20 Missionários Digitais2 Místicos da Igreja79 Música Católica52 Nossa Senhora870 Nossa Senhora Aparecida132 Nossa Senhora Auxiliadora15 Nossa Senhora da Rosa Mística4 Nossa Senhora da Salette1 Nossa Senhora da Saudade1 Nossa Senhora das Dores5 Nossa Senhora das Graças23 Nossa Senhora das Lágrimas3 Nossa Senhora das Neves2 Nossa Senhora de Akita1 Nossa Senhora de Fátima163 Nossa Senhora de Guadalupe64 Nossa Senhora de La Salette9 Nossa Senhora de Lourdes46 Nossa Senhora de Medjugorje25 Nossa Senhora de Nazaré24 Nossa Senhora de Schoenstatt3 Nossa Senhora do Bom Parto1 Nossa Senhora do Carmo32 Nossa Senhora do Leite1 Nossa Senhora do Mel1 Nossa Senhora do Monte Serrat22 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro9 Nossa Senhora do Rosário18 Nossa Senhora do Silêncio2 Nossa Senhora do Sorriso1 Nossa Senhora dos Anjos5 Nossa Senhora Rainha5 Nosso Senhor Jesus Cristo1620 Notícias282 Notícias Católicas4239 Notícias do Blog79 Novena de Natal18 Novenas165 Objetos Religiosos1 Oração1829 Oração com o Papa2 Oração e Jejum49 Oração Online1 Orações (Epidemias e Pestes)54 Orações-Momento de Fé1430 Orações-No Colo de Jesus14 Ordem Agostiniana10 Ordem Beneditina2 Ordem Carmelita3 Ordem das Mercês1 Ordem Dominicana3 Ordem Franciscana17 Ordens Religiosas864 Padre Alberto Gambarini2 Padre Chrystian Shankar2 Padre Duarte Lara15 Padre Eugenio Maria1 Padre Fabio de Melo11 Padre Gabriel Vila Verde17 Padre Léo10 Padre Marcelo Rossi1483 Padre Paulo Ricardo17 Padre Reginaldo Manzotti101 Padre Robson de Oliveira25 Padre Zezinho25 Padres da Igreja1679 Paixão de Cristo3 Pandemia171 Papa257 Papa Bento XVI269 Papa Francisco2340 Papa João Paulo II1 Papa Leão XIV228 Papado2 Papas da Igreja32 Páscoa142 Pastorais32 Pastoral da Pessoa Idosa79 Pastoral da Saude51 Pastoral Digital1 Pastoral Rodoviária2 Patrística19 Penitência160 Pentecostes98 Perseguição aos Cristãos415 Política528 Preciosíssimo Sangue de Jesus1 Pregações47 Presépios10 Prof. Felipe Aquino10 Profanação31 Profecias46 Profetas1 Purgatório17 Quaresma380 Quaresma de São Miguel Arcanjo15 Racismo26 Rádios Católicas5 RCC51 Redes Sociais396 Reflexões6 Releases14 Relíquias da Igreja216 Renúncia do Papa6 Rosário127 Rosário da Madrugada3 Rosário das Crianças9 Rosário Mundial das Mulheres2 Rosário Mundial dos Homens1 Rumo à Santidade214 Sacramentais7 Sacramentos570 Sacrilégio142 Sagrado Coração de Jesus2 Santa Catarina de Sena1 Santa Dulce dos Pobres1 Santa Faustina Kowalska1 Santa Filomena1 Santa Inês1 Santa Mônica1 Santa Rosa de Lima1 Santa Teresa de Calcutá1 Santa Teresa de Jesus1 Santa Teresinha do Menino Jesus7 Santas662 Santíssima Trindade9 Santo Agostinho9 Santos1427 São Bartolomeu1 São Benedito1 São Bento1 São Carlo Acutis1 São Deodato1 São Domingos de Gusmão1 São Francisco de Assis3 São Gregório Magno2 São João Batista1 São José48 São José Operário3 São Leão Magno1 São Maximiliano Kolbe10 São Miguel Arcanjo10 São Pedro e São Paulo6 São Pio de Pietrelcina4 São Pio X2 São Raimundo Nonato1 São Símaco1 São Tomás de Aquino1 Sede Vacante18 Selinhos1 Semana Santa150 Servo de Deus22 Sinodalidade3 Sínodo63 Sínodo da Amazônia58 Sínodo da Sinodalidade22 Solidariedade68 Tecnologia131 Tempo Comum402 Tempo da Quaresma381 Tempo do Advento212 Tempo do Natal296 Tempo Litúrgico998 Tempo Pascal252 Teologia da Libertação1 Terço72 Terço da Divina Misericórdia19 Terço das Crianças5 Terço das Mulheres3 Terço de Jericó1 Terço dos Homens20 Testemunhos203 Tradição7 Tráfico Humano23 Tragédias203 Tríduo Pascal120 TV Católica31 Unidade dos Cristãos28 Vaticano1908 Venerável4 Viagens27 Viagens Apostólicas237 Vida Eterna4 Vídeos do Blog44 Vídeos no TikTok45 Vigília de Oração3 Violência507 Violência Sexual Infantil65 Voto Católico19
Mostrar mais