Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Missas na Itália: na igreja, no telão, ao ar livre, mas sempre de máscara


No primeiro domingo da Fase 2 e de celebrações permitidas com a presença de fiéis na Itália, paróquias pelo país afora se muniram de todas medidas de segurança e prevenção à Covid-19, como, por exemplo, distanciamento social e uso de máscaras de proteção. Também foi momento para se reinventar: missas ao ar livre, com telão, via streaming e um grande aplauso na esperança “de voltar a olhar pra frente e aceitar os novos desafios”, afirmou Dom Claudio Cipolla, bispo vêneto.

Andressa Collet – Cidade do Vaticano

As missas dominicais com a presença de fiéis foram finalmente retomadas na Itália neste dia 24 de maio, depois da flexibilização da quarentena permitida pelo governo a partir da última segunda-feira, 18 de maio. As paróquias se muniram de todas as medidas de segurança e prevenção à Covid-19, segundo protocolo assinado pelo governo e a Conferência Episcopal (CEI) que prevê, entre várias normas, o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras de proteção.

Grande aplauso em paróquia de Roma

Algumas paróquias, como a de Santa Galla, no bairro Garbatella, em Roma, a missa de domingo foi celebrada ao ar livre. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia, em cadeiras dispostas sobre o gramado do jardim da igreja, entre o campo de futebol e aquele para basquete e vôlei. O local contou com jovens voluntários, vestidos todos de laranja, para organizar a cerimônia e oferecer álcool-gel para higienizar as mãos.

O Pe. Paolo Aiello, como relatou a agência de notícias Ansa, começou a missa com “um grande aplauso” entre os 200 fiéis presentes, um sinal liberatório depois de um longo período sem a Eucaristia. O pároco também orientou a comunidade, observando que “cada um é corresponsável. A primeira coisa é se comportar bem como cidadãos. A segunda é que, ao ver alguém que é desobediente e não tolera a máscara, deve dizer: um bom cristão é obediente por uma razão superior que é a saúde pública”.

Eucaristia levada até os fiéis em Milão

Já em Milão, a temperatura dos fiéis foi medida na entrada das igrejas. Na Basílica de San Babila, por exemplo, no centro da cidade, algumas pessoas não puderam entrar porque os lugares disponíveis e marcados com distanciamento social foram todos ocupados. Na Catedral, o famoso Duomo de Milão, a comunidade foi convidada a permanecer no lugar para que os sacerdotes levassem a Eucaristia, devidamente munidos de luvas.

Telão na igreja e missa ao ar livre em Arezzo

No primeiro domingo da Fase 2 e de celebrações permitidas com a presença de fiéis, Pe. Alvaro Bardelli, da cidade de Arezzo, instalou um telão dentro da igreja para que doentes e idosos pudessem acompanhar à celebração sentados, porque a missa foi realizada ao ar livre, para 150 pessoas, na Piazza Grande. A cerimônia foi transmitida ao vivo, pela TV local, com muitas outras, por toda a Itália, continuarão chegando às casas via streaming.

Sinos tocam durante o Glória no Vêneto

Já na comunidade de Vo’ Euganeo, em Pádova, um símbolo da luta ao vírus porque foi onde começou a disseminação no Vêneto, ainda no sábado (23) os sinos de todas as igrejas tocaram para saudar o retorno às celebrações eucarísticas com o povo. Dom Claudio Cipolla, bispo local, falou da alegria e da emoção que marca este momento de liberação “da doença e dos medos”:

“Estabeleci que durante as missas, no Glória, os sinos também sejam tocados como normalmente acontece na Vigília Pascal, vigília que não conseguimos celebrar junto com o povo. É uma maneira de dizer: retomamos. Para mim, significa como se eu fosse buscar pela mão uma das minhas comunidades para fazer compreender que agora voltamos a caminhar juntos. Não sabemos onde chegaremos, por não conhecer o modo como a distância nos marcou neste longo período de fechamento."

“Estou certo que o Senhor nos acompanha sempre e sabe nos iluminar. Devemos ter a coragem de voltar a olhar pra frente e aceitar os novos desafios.”

25 maio 2020

Fonte: Vatican News

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog