Hoje é a festa do Beato Álvaro del Portillo, sucessor de São Josemaria Escrivá (12 de maio) - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 12 de maio de 2020

Hoje é a festa do Beato Álvaro del Portillo, sucessor de São Josemaria Escrivá (12 de maio)


Por Diego López Marina

1962 - Álvaro del Portillo / Opus Dei

REDAÇÃO CENTRAL, 12 Mai. 20 / 05:00 am (ACI).- O Beato Álvaro del Portillo foi um bispo, engenheiro civil e doutor em Filosofia e em Direito Canônico; também recordado por ter sido o primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei.

Nasceu em Madri (Espanha), em 11 de março de 1914, dentro de uma família cristã. Ingressou no Opus Dei em 1935 quando ainda estudava na Escola de Engenheiros de Caminhos de Madri.

Em 25 de junho de 1944, depois de finalizar os estudos civis e eclesiásticos, foi ordenado sacerdote em Madri pelo Bispo da diocese, Dom Eijo y Garay. Ali exerceu o ministério sacerdotal até que, em 1946, foi transferido para Roma. Mais tarde, fez doutorado em Filosofia e Letras e em Direito Canônico.

Álvaro del Portillo foi consultor de vários dicastérios da cúria romana, participou do Concílio Vaticano II e foi secretário da comissão que elaborou o decreto Presbyterorum Ordinis, sobre o ministério e a vida dos presbíteros. Do mesmo modo, manteve uma relação próxima com vários Papas, especialmente com o Beato Paulo VI, um de seus primeiros amigos em Roma.

Depois da morte de São Josemaria Escrivá em 1975, foi eleito para se encarregar do Opus Dei, missão na qual serviu durante 19 anos, até o dia de seu falecimento.

No dia 28 de novembro de 1982, ao erigir a Obra na Prelatura Pessoal, o Santo Padre João Paulo II o nomeou Prelado do Opus Dei e, no dia 6 de janeiro de 1991, foi a sua ordenação episcopal.

Álvaro del Portillo faleceu em 1994, depois de uma peregrinação à Terra Santa. São João Paulo II foi orar ante seus restos mortais, como reconhecimento pelo seu serviço ao povo de Deus.

Em 5 de julho de 2013, foi reconhecido o milagre concedido pela intercessão deste beato. O milagre se tratou da cura do chileno José Ignácio Ureta Wilson, que com poucos dias de vida sofreu inúmeras e graves complicações de saúde ao ponto de, com um mês de vida, ter sofrido uma parada cardíaca entre 30 e 45 minutos. Seus pais pediram a intercessão de Dom Álvaro e o menino sobreviveu. Atualmente, José Ignacio não apresenta graves sequelas das doenças que sofreu no passado.

O Prelado do Opus Dei foi beatificado em Valdebebas (Madri) pelo Cardeal Dom Angelo Amato, em 27 de setembro de 2014, em uma Missa da qual participaram mais de 200.000 pessoas provenientes do mundo inteiro. (Fonte: ACI digital)



Esta é a oração do Beato Álvaro del Portillo à Virgem de Fátima

1944 - Beato Álvaro del Portillo reza na capela do Santuário de Fátima. Foto: Site do Opus Dei

REDAÇÃO CENTRAL, 12 Mai. 20 / 06:00 am (ACI).- O Beato Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá à frente do Opus Dei, visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, em 25 de janeiro de 1989.

Neste dia 12 de maio, a Igreja celebra a festa do Beato Álvaro del Portillo, falecido em 1994 e beatificado em 2014.

Em sua visita ao Santuário de Fátima, o Beato pronunciou em voz alta a seguinte oração:

Mãe nossa,

tu acolhes benigna as súplicas que os corações de todo o mundo elevam,
na confiança da tua poderosa intercessão.

Sei que sempre nos ouves, mas ainda assim viemos de Roma para te dizer o que já sabes:
que te amamos, mas queremos amar-te mais.

Ajuda-nos a servir a Igreja como ela quer ser servida: com todo o coração, com uma entrega absoluta, com lealdade e fidelidade.

É a única coisa que interessa e é o que venho pedir-te, pensando em toda a Obra; que sirvamos cada vez melhor a Igreja Santa, dirigida pelo Papa e pelos Bispos em cada diocese; que consigamos prestar mais ajuda a todo o povo fiel.

Virgem Imaculada, Mãe do Amor formoso: já vês que o mundo se escapa de Jesus, que a família cristã se está a desagregar, que se cometem tantas ofensas ao Senhor por parte desta nossa civilização.

Tem piedade das almas que o pecado tornou egoístas e jazem incapazes de levantar o coração para te dizer "Mãe nossa" e para dizer ao teu Filho: "Aqui estamos!"

Move-as - e move-nos - para que nos decidamos a seguir Jesus pelo caminho estreito da abnegação, que devemos percorrer ainda que requeira esforço.

Recorda-nos que a Cruz do Senhor não é pesada, porque o nosso Cireneu é Ele, Jesus, que a leva conosco e que morreu pela nossa salvação.

Mãe nossa, ajuda-nos!

Fonte: ACI digital



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog