Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Francisco e a comunicação: “Somos todos parte de uma história maior que nós mesmos"


Neste domingo (24) depois da oração do Regina Caeli, o Papa Francisco recordou o 54º dia Mundial das Comunicações Sociais

Jane Nogara – Cidade do Vaticano

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo (24), o Papa Francisco recordou o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais que é celebrado no dia de hoje. O tema deste ano é sobre a narração, contar histórias e em janeiro passado Francisco apresentou a Mensagem com o título: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

O Papa disse:

“Celebra-se hoje o Dia Mundial das Comunicações Sociais, dedicado este ano ao tema da narração. Que este evento nos estimule a contar e compartilhar histórias construtivas que nos ajudem a entender que somos todos parte de uma história maior do que nós mesmos e que podemos olhar para o futuro com esperança se realmente nos preocuparmos uns com os outros, como irmãos”

Para a ocasião o Prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, enviou uma mensagem em vídeo, intitulada: “Comunicação a serviço da unidade, não da divisão”. Na mensagem do prefeito é destacado o tema da narração que, segundo o Prefeito “se desenvolve com uma palavra-chave: compartilhar, um convite para contar a nossa experiência, ouvir a de quem encontramos, para tecer, na compartilha, uma nova história. Mas, é compartilhando, antes de tudo com Deus, que nasce um sentido diferente, uma perspectiva de redenção.

24 maio 2020

Fonte: Vatican News



Hoje é comemorado o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Imagem referencial / Crédito: Unsplash

REDAÇÃO CENTRAL, 24 Mai. 20 / 07:00 am (ACI).- Neste domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual todos os anos, o Papa Francisco publica uma mensagem, sendo a desta ocasião com o tema “Para que possas contar e fixar na memória. A vida faz-se história”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano, na mensagem por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco refletiu sobre a narração, sobre a importância das histórias na vida dos homens.

O Pontífice assinalou na mensagem desta edição que, “para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.

“Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog