Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Dia Internacional da Família recorda ao mundo a importância dessa instituição sagrada


Por: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Imagem referencial: Pixabay (Domínio público)

REDAÇÃO CENTRAL, 15 Mai. 20 / 02:20 pm (ACI).- A família é a célula mãe da sociedade e a instituição sagrada “que garante uma sociedade justa, equilibrada e acima de tudo voltada para o amor”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, nesta sexta-feira, 15, pela ocasião do Dia Internacional da Família.

Em entrevista a ACI Digital Dom Ricardo destacou a importância de que os católicos recordem esta data instituída pela ONU, lembrando os últimos documentos da Igreja sobre a questão da família.

“São João Paulo II inclusive fez um Instituto da Família, com todos os cursos voltados para a pesquisa e para o aprofundamento das questões da família no mundo inteiro, tanto no ponto de vista teológico quanto social. Pela família perpassa todas as outras questões, tamanha é a força da família como célula da sociedade”, afirma o prelado.

“É na família que acontece o amor verdadeiro, gratuito e total do homem para com a mulher e de pais para com os filhos”, disse o bispo.

“A família para nós é um dom de Deus, é o núcleo onde a própria Santíssima Trindade quis se encarnar. Sempre invocamos a Sagrada Família com a oração: ‘Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é’, tentando nos identificar plenamente com essa família. Deus, sendo Deus, se fez carne no seio de uma família e nos mostra a dignidade e a importância desse núcleo fundamental”, disse ainda Dom Ricardo.

O prelado reforçou que a família na Igreja é uma instituição sagrada e que somente através da família “a sociedade como um todo pode garantir o seu equilíbrio, a justiça, a solidariedade e a gratuidade”.

“Na família esses valores são intrínsecos. É nela que se aprende os maiores e mais importantes valores da vida e crescemos como seres humanos”, garantiu.

Assinalando também a importância da data e a família como lugar privilegiado da formação humana, a psicóloga clínica Sonia Nascimento, coordenadora do Grupo dos Psicólogos Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro (GPC ArqRio), destacou que é no ambiente familiar que “o caráter de uma pessoa é formado”.

Segundo a psicóloga, é a falta de estrutura e cuidado familiar que leva as pessoas a se envolverem com o que é supérfluo e raso, causando ainda inúmeros problemas sociais.

A psicóloga criticou particularmente a atitude permissiva de pais para com os filhos no contexto do consumismo e da busca exacerbada de conforto material que marca nossa época. “Nessa sociedade do espetáculo e do descartável, os pais que dão tudo para um filho, só para que ele não sofra, estão gerando que tipo de adulto no futuro? O ser humano precisa passar por dificuldades, receber ‘não’ de pai e mãe serve para valorizar o que vai além do que é material”, salientou.

Sonia Nascimento destacou que a responsabilidade de formar e educar um ser humano para o mundo não é tarefa fácil. Segundo ela, “os pais devem transmitir valores para os filhos” e enfatizou que “ter autoridade que é diferente de autoritarismo”.

“Eu e meu marido educamos nossa filha dando limites. É possível ser firme, ter autoridade sem precisar gritar. Os valores transmitidos são raízes que depois germinam”, concluiu a psicóloga.

O Dia Internacional da Família foi proposto em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar as famílias no mundo inteiro, valorizando a importância e o papel da família na construção da sociedade.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog