Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Brasil: Igreja se supera em criatividade para receber e entregar doações durante a pandemia


Por: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Pe.Thiago Sardinha dá a Bênção com o Santíssimo aos doadores. Foto: Pascom Santuário da Penha

REDAÇÃO CENTRAL, 08 Mai. 20 / 01:45 pm (ACI).- Atentos às necessidades de milhares de famílias que sofrem com o desemprego ou perda da atividade econômica durante a pandemia, católicos em todo o país estão mantendo de pé a costumeira solidariedade com o próximo e as paróquias têm se superado em criatividade para acolher e distribuir estas doações de forma segura e de acordo às orientações da Cáritas Brasileira.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o reitor do Santuário da Penha, padre Thiago Sardinha, encontrou uma forma especial para retribuir a generosidade das centenas de pessoas que passam pela paróquia para levar para deixar doações para os mais necessitados na modalidade Drive Thru.

O Sacerdote dá a bênção com o Santíssimo Sacramento para os doadores, que de dentro do carro além de realizar um gesto de caridade, ganham a oportunidade de um encontro próximo com Jesus Eucaristia. Toda quinta-feira, das 15h às 17h, e aos domingos, das 8h às 9h, o sacerdote fica no pátio com o ostensório para abençoar os que passam pelo local.

“Com alegria estamos recolhendo bastante ajuda dos devotos de Nossa Senhora da Penha aqui no pátio da Igreja. As doações estão sendo entregues para os moradores de rua do bairro da Penha, sobretudo na Rua dos Romeiros e Largo da Penha, e também para os moradores mais carentes que moram no alto do Morro da Caixa d’Água e no final da Vila Cruzeiro. As doações de pães e sucos também estão sendo de grande proveito. Agradecemos imensamente a todos que com generosidade de coração lembram dos mais miseráveis. Eu mesmo fico no pátio da Igreja e com gratidão dou a bênção do Santíssimo Sacramento”, disse o padre.

Padre Thiago pede que as pessoas venham somente de carro, táxi ou uber. Os benfeitores podem doar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene, máscaras de proteção, cobertores, roupas e calçados.

Na região Centro-Oeste, a Arquidiocese de Brasília anunciou que realizará um Drive Thru Solidário para este sábado, 9 de maio. Casais do movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo), pertencentes ao Vicariato Centro, estarão no estacionamento das paróquias da arquidiocese recebendo as doações dos fiéis, que não precisarão sair dos seus automóveis. A Equipe do ECC fará todo o trabalho e os alimentos e demais itens arrecadados serão destinados às famílias assistidas pelos padres vicentinos.

“Estamos com as portas de nossas paróquias fechadas, mas não podemos ficar com as portas de nossos corações fechadas, precisamos ajudar estes irmãos que estão em dificuldades financeiras por conta do isolamento social”, disse Kate, que é membro do ECC em um vídeo divulgado pelo Youtube.

Os casais do ECC estarão neste sábado, 09/05, das 08h às 14h00 no estacionamento das paróquias participantes recebendo as doações.

Atuação da Cáritas Brasileira

Com ânimo de promover a solidariedade de forma segura para os que doam e os que recebem as doações neste tempo de pandemia, a Cáritas Brasileira lançou a iniciativa “Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil”, que tem por slogan a frase: “É tempo de cuidar”.

A intenção da campanha é que “se multipliquem os gestos solidários nas comunidades, nos setores da indústria e do comércio e nas famílias” sobre tudo com aquelas pessoas “que neste momento tem suas fontes de renda fortemente afetadas”.

Ainda segundo a Cáritas Brasileira, a mobilização acontecerá também na internet e “vai incentivar que as pessoas gravem vídeos de 15 segundos ou façam fotos das ações realizadas de forma comunitária ou individual e postem nos stories do Facebook e Instagram marcando a CNBB (@CNBBnacional) e a Cáritas Brasileira (@CaritasBrasileira) e colocando a hashtag #TempodeCuidar”.

A respeito da iniciativa da Cáritas, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente do episcopado brasileiro, Dom Walmor Azevedo, assinalou: “Agora, mais do que nunca, solidariedade é o selo de autenticidade da vida dos verdadeiros cristãos, o indispensável compromisso cidadão, a tarefa primeira dos governantes (...). Solidariedade é a praça de encontro de todos, iguais, para respeitar a dignidade humana, superar os vergonhosos cenários de pobreza e exclusão”.

“Seja solidário, é inteligente, é desenvolvimento integral, é o selo de autenticidade da fé professada”, exorta Dom Walmor.

Para acessar as orientações da Cáritas e da CNBB sobre como as paróquias e grupos católicos devem proceder para receber e entregar doações aos mais afetados pela pandemia, confira:

http://caritas.org.br/storage/arquivo-de-biblioteca/April2020/pOrgef8lZl4oHyHxK2rr.pdf

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog