Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Bento XVI escreve carta pelos 100 anos de nascimento de São João Paulo II


São João Paulo II e o Cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI). Crédito: Vatican Media

Vaticano, 15 Mai. 20 / 07:35 am (ACI).- São João Paulo II “se apresenta a nós como o pai que nos deixa ver a misericórdia e a bondade de Deus”, afirmou o Papa Emérito Bento XVI em uma carta escrita pelos cem anos do nascimento de seu predecessor.

Trata-se de uma carta que o Papa Emérito enviou ao Cardeal Stanislaw Dziwisz, que durante 40 anos foi secretário pessoal do santo polonês.

Como se recorda, Bento XVI também teve uma relação estreita com São João Paulo II, tendo trabalhado como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé entre 1981 e 2005 antes de ser eleito para suceder Karol Wojtyla na Cátedra de Pedro.

Na carta com data 4 de maio e escrita originalmente em alemão, Bento XVI faz uma retrospectiva da vida de São João Paulo II, sua formação para o sacerdócio durante a ocupação soviética da Polônia, o Concílio Vaticano II, seu chamado a não temer medo de abrir as portas a Cristo, e de forma especial o amor que tinha pela devoção à Divina Misericórdia.

Além de destacar “a humildade deste grande Papa”, Bento XVI recordou que em seu funeral muitos clamaram “santo súbito” e também que fora proclamado “Magno”.

“Deixamos em aberto se o epíteto «magno» prevalecerá ou não. É certo que o poder e a bondade de Deus se fizeram visíveis para todos nós no Papa João Paulo II. Em um momento em que a Igreja sofre uma vez mais a aflição do mal, este é para nós um sinal de esperança e confiança”, escreve o Papa Emérito.

A seguir a carta completa que Bento XVI escreveu pelo centenário do nascimento de São João Paulo II:

Cidade do Vaticano

4 de maio do 2020

Este 18 de maio, completa-se 100 anos desde que o papa João Paulo II nasceu na pequena cidade polonesa de Wadowice.

Polônia, dividida durante mais de 100 anos pelas três grandes potencializa vizinhas – Prússia, Rússia e Áustria –, tinha recuperado sua independência ao final da Primeira guerra mundial. Foi uma época cheia de esperança, mas também de dificuldades, já que a pressão das duas grandes potências, a Alemanha e a Rússia, seguiu pesando sobre o Estado que estava se reorganizando. Nesta situação de angústia, mas sobretudo de esperança, cresceu o jovem Karol Wojtyla, que perdeu muito cedo a sua mãe, seu irmão e, logo depois, o seu pai, de quem tinha aprendido uma piedade profunda e cálida. O jovem Karol era particularmente apaixonado pela literatura e o teatro, e depois de estudar para seus exames de secundária, começou a dedicar-se mais a estas matérias.

«Para evitar a deportação, no outono de 1940, começou a trabalhar em uma pedreira que pertencia à fábrica química Solvay» (cf. Dom e Mistério). «Em Cracóvia, ingressou clandestinamente no Seminário. Enquanto trabalhava como operário em uma fábrica, começou a estudar teologia com livros antigos de texto, para poder ser ordenado sacerdote em 1 de novembro de 1946» (cf. Ibid.). É obvio, não só estudou teologia nos livros, mas também a partir da situação específica que pesava sobre ele e seu país. É uma espécie de característica de toda sua vida e seu trabalho. Estuda com livros, mas experimenta e sofre as questões que estão atrás do material impresso. Para ele, como jovem bispo – bispo auxiliar desde 1958, arcebispo de Cracóvia desde 1964 – o Concílio Vaticano II se converteu em uma escola para toda sua vida e seu trabalho. As grandes pergunta que surgiram especialmente sobre o chamado Esquema 13 – logo intitulado Constituição Gaudium et Spes – foram suas perguntas pessoais. As respostas desenvolvidas no Concílio lhe mostraram o caminho a seguir para seu trabalho como bispo e logo como Papa.

Quando o cardeal Wojtyla foi eleito sucessor de São Pedro em 16 de outubro de 1978, a Igreja estava em uma situação desesperada. As deliberações do Concílio se apresentavam ao público como uma disputa sobre a fé, o que parecia privar a mesma de sua certeza indubitável e inviolável. Um pastor bávaro, por exemplo, comentando a situação, dizia: «Ao final, acolhemos uma fé falsa». Esta sensação de que não havia nada seguro, de que tudo estava em aberto, foi alimentada pela forma em que se implementou a reforma litúrgica. Ao final, tudo parecia factível na liturgia. Paulo VI tinha fechado o Concílio com energia e determinação, mas logo, uma vez terminado, viu-se confrontado com mais assuntos, sempre mais urgentes, o que finalmente colocou em escrutínio a própria Igreja. Os sociólogos compararam a situação da Igreja nesse momento com a da União Soviética sob Gorbachov, quando toda a poderosa estrutura do Estado finalmente se derrubou em uma tentativa de reformá-la.

Uma tarefa que superava as forças humanas esperava o novo Papa. Entretanto, desde o primeiro momento, João Paulo II despertou um novo entusiasmo por Cristo e sua Igreja. Primeiro o fez com o grito do sermão ao começo de seu pontificado: «Não tenham medo! Abram, sim, abram de par em par as portas a Cristo!» Este tom finalmente determinou todo seu pontificado e o converteu em um renovado liberador da Igreja. Isto estava condicionado pelo fato de que o novo Papa provinha de um país onde o Concílio tinha sido bem recebido: não se tratava do questionamento de tudo, mas da alegre renovação de tudo.

O Papa viajou pelo mundo em 104 grandes viagens pastorais e proclamou o Evangelho em todas partes como uma alegria, cumprindo assim sua obrigação de defender o bem, de defender a Cristo.

Em 14 encíclicas, voltou a expor completamente a fé da Igreja e sua doutrina humana. Inevitavelmente, ao fazê-lo, suscitou a oposição nas Igrejas do Ocidente cheias de dúvidas.

Hoje, parece-me importante enfatizar sobretudo o verdadeiro centro do qual deve emergir a mensagem de seus diferentes textos. Este centro veio à atenção de todos nós no momento de sua morte. O Papa João Paulo II morreu nas primeiras horas da nova festa da Divina Misericórdia. E, permitam-me aqui acrescentar um pequeno comentário pessoal que revela um aspecto importante do ser e o trabalho do Papa.

Desde o começo, João Paulo II se sentiu profundamente comovido pela mensagem de Faustina Kowalska, uma monja da Cracóvia, que destacou a Divina Misericórdia como um centro essencial da fé cristã e desejava uma celebração com este motivo. Depois de todas as consultas, o Papa tinha escolhido o domingo in albis(Segundo Domingo de Páscoa). Entretanto, antes de tomar a decisão final, pediu-lhe à Congregação da Fé sua opinião sobre a conveniência desta data. Dissemos que não, pois pensávamos que uma data tão antiga e cheia de conteúdo como a do domingo in albis não deveria sobrecarregar-se com novas ideias. Certamente não foi fácil para o Santo Padre aceitar nosso não. Mas o fez com toda humildade e aceitou o não de nosso parte uma segunda vez. Finalmente, fez uma proposta deixando o histórico domingo in albis, mas incorporando a Divina Misericórdia em sua mensagem original. Em outras ocasiões, de vez em quando, impressionou-me a humildade deste grande Papa, que renunciou às ideias daquilo que desejava porque não recebeu a aprovação dos organismos oficiais que, segundo as regras clássicas, ele devia consultar.

Enquanto João Paulo II viveu seus últimos momentos neste mundo, a Festa da Divina Misericórdia acabava de começar depois da oração das primeiras vésperas. Esta celebração iluminou a hora de sua morte: a luz da misericórdia de Deus se apresenta como uma mensagem reconfortante sobre sua morte. Em seu último livro, Memória e Identidade, publicado na véspera de sua morte, o Papa resumiu uma vez mais a mensagem da Divina Misericórdia. Assinalou que a irmã Faustina morreu antes dos horrores da Segunda guerra mundial, mas que já tinha dado a resposta do Senhor a este horror insuportável. Era como se Cristo queria dizer através de Faustina: «O mal não obterá a vitória final. O mistério pascal confirma que o bem prevalecerá, que a vida triunfará sobre a morte e que o amor triunfará sobre o ódio».

Ao longo de sua vida, o Papa procurou apropriar-se em primeira pessoa do centro objetivo da fé cristã, que é a doutrina da salvação, e ajudar a outros a também apropriar-se dela. Através de Cristo ressuscitado, a misericórdia de Deus é dada a cada indivíduo. Embora este centro da existência cristã só nos é revelado através da fé, também é importante filosoficamente, porque se a misericórdia de Deus não é um fato, devemos encontrar nosso caminho em um mundo onde o poder último do bem contra o mal é incerto. Depois de tudo, além deste significado histórico objetivo, é essencial que todos saibam que, ao final, a misericórdia de Deus é mais forte que a nossa fraqueza. Além disso, nesta etapa atual, também podemos encontrar a unidade interior entre a mensagem de João Paulo II e as intenções fundamentais do Papa Francisco: João Paulo II não é um rigorista moral, como alguns tentam retratá-lo. Com a centralidade da misericórdia divina, dá-nos a oportunidade de aceitar o requerimento moral do homem, embora nunca possamos cumpri-lo por completo. Entretanto, nossos esforços morais se fazem à luz da divina misericórdia, que resulta ser uma força curativa para nossa debilidade.

Quando morreu o Papa João Paulo II, a Praça de São Pedro estava cheia de pessoas, especialmente jovens, que queriam encontrar-se com seu Papa por última vez. Não posso esquecer o momento em que Dom Sandri anunciou a mensagem da partida do Papa. Sobretudo, o momento em que o grande sino de São Pedro repicou, fazendo que esta mensagem resultasse inesquecível. O dia do funeral, havia muitas frases dizendo «Santo súbito!». Isso foi um grito que, de todos lados, surgiu a partir do encontro com João Paulo II. Não só na praça, mas também em vários círculos intelectuais, discutiu-se a idéia de dar o título de «Magno» a João Paulo II.

A palavra «santo» indica a esfera de Deus e a palavra «magno» a dimensão humana. Segundo o regulamento da Igreja, a santidade pode ser reconhecida por dois critérios: as virtudes heroicas e o milagre. Os dois critérios estão estreitamente vinculados. A expressão «virtude heroica» não significa uma espécie de façanha olímpica; ao contrário, em e através de uma pessoa se revela algo que não provém dele, mas que a obra de Deus se faz visível nele e através dele. Não é uma competência moral da pessoa, e sim renúncia à própria grandeza. O ponto é que uma pessoa deixa que Deus trabalhe nela, e assim o trabalho e o poder de Deus se fazem visíveis através dela.

O mesmo se aplica à prova do milagre: aqui tampouco se trata de um evento sensacional mas sim da revelação da bondade de Deus que é pai de uma maneira que vai além das meras possibilidades humanas. O santo é um homem aberto a Deus e imbuído de Deus, que se afasta de si mesmo e nos deixa ver e reconhecer a Deus é santo. Verificar isto legalmente, na medida do possível, é o significado dos dois processos de beatificação e canonização. Nos casos de João Paulo II, ambos os processos se fizeram estritamente de acordo às regras aplicáveis. portanto, agora ele nos é apresentado como o pai que nos deixa ver a misericórdia e a bondade de Deus.

É mais difícil definir corretamente o termo «magno». Durante os quase 2.000 anos de história do papado, o título «Magno» só foi outorgado a dois papas: Leão I (440-461) e Gregório I (590-604). A palavra «magno» tem uma conotação política em ambos, na medida em que algo do mistério de Deus mesmo se faz visível através da atuação política. Através do diálogo, Leão Magno conseguiu convencer Átila, o Príncipe dos Hunos, que poupasse Roma, a cidade dos príncipes dos apóstolos Pedro e Paulo. Desarmado, sem poder militar ou político, mas pelo poder da convicção de sua fé, conseguiu convencer o temido tirano a poupar Roma. O espírito demonstrou ser mais forte na luta entre espírito e poder.

Embora Gregorio I não tenha tido um êxito tão espetacular, também conseguiu proteger a Roma contra os lombardos, de novo contrapondo o espírito ao poder e alcançando a vitória do espírito.

Se compararmos a história dos dois Papas com a de João Paulo II, sua similitude é evidente. João Paulo II tampouco tinha poder militar ou político. Durante as deliberações sobre a forma futura da Europa e Alemanha, em fevereiro de 1945, observou-se que a opinião do Papa também devia ser tomada em conta. Então Stalin perguntou: «Quantas brigadas tem o Papa?». É claro que o Papa não tinha exércitos ao seu dispor. Mas o poder da fé resultou ser um poder que finalmente derrocou o sistema de poder soviético em 1989 e permitiu um novo começo. É indiscutível que a fé do Papa tenha sido um elemento essencial no desmoronamento do poder comunista. Assim que a grandeza evidente em Leão I e Gregorio I é certamente visível também em João Paulo II.

Deixamos em aberto se o epíteto «magno» prevalecerá ou não. É certo que o poder e a bondade de Deus se fizeram visíveis para todos nós em João Paulo II. Em um momento em que a Igreja sofre uma vez mais a aflição do mal, este é para nós um sinal de esperança e confiança.

Querido São João Paulo II, rogai por nós!

Bento XVI

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog