Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Patriarcado de Jerusalém anuncia 12 medidas para enfrentar coronavírus na Terra Santa

Belém. Crédito: Daniel Case (CC BY-SA 3.0)

JERUSALÉM, 06 Mar. 20 / 11:00 am (ACI).- Após a decisão do Ministério da Saúde Palestino de fechar as escolas, mesquitas e igrejas por 14 dias em Belém e Jericó, o Patriarcado Latino de Jerusalém apresentou 12 medidas concretas para combater o coronavírus.

“Tais indicações se aplicam a todas as paróquias, igrejas, capelas, casas religiosas e qualquer outro local de culto no território de Belém, Beit Jala, Beit Sahour e Jericó. Todos os outros locais estão isentos dessas disposições. Espero que não seja necessário estendê-las para outros locais no futuro”, assinala o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, em um comunicado datado de 5 de março.

As 12 medidas são as seguintes:

1. As igrejas permaneçam abertas apenas para a oração individual. As celebrações públicas só serão possíveis de acordo com o estabelecido no ponto 3.

2. Esta medida também se aplica aos domingos. Nesse caso, os fiéis estão isentos da obrigação de participar da Missa dominical.

3. As Missas podem ser celebradas, mas apenas para grupos de não mais de 15 pessoas, desde que na igreja haja distância suficiente entre pessoas (pelo menos um metro). Caso contrário, não pode haver celebrações.

4. A Comunhão só pode ser recebida na mão.

5. Evitar dar o sinal de paz com as mãos ou qualquer outra forma de contato.

6. Remover a água benta na entrada das igrejas e capelas. Recomendo que seja distribuída nas casas para oração.

7. Os funerais devem ser realizados em cemitérios, com o mínimo de pessoas possível, mas não em espaços fechados.

8. A Via-Sacra pode ​​ser realizada em praças ou espaços abertos, se o tempo for apropriado, caso contrário, deverá ficar restrita à celebração em família.

9. Todas as atividades eclesiais e pastorais, incluindo as relativas a grupos de jovens, escoteiros e outros, estão canceladas.

10. Se as condições permitirem, convido todos os párocos a organizarem transmissões das Missas por meio do uso das mídias e de comunicar essa possibilidade aos seus paroquianos. O mesmo se aplica às atividades de catecismo e outras iniciativas semelhantes.

11. Deixo a critério de cada sacerdote encontrar meios e formas para permitir que os fiéis recebam a Eucaristia, o Pão que nos dá força para a caminhada, como Missas ao ar livre ou outra forma, mas sempre respeitando as disposições do Ministério e com senso de responsabilidade.

12. Incentivamos todos a rezar em casa, ler a Bíblia e continuar a jejuar, pedindo a Deus que tenha piedade de nós e nos perdoe.

O Arcebispo também incentivou os fiéis a “rezar por nossos irmãos que neste momento estão mais isolados. A oração nos dá força”.

O Prelado italiano reconheceu que "essas disposições não encontrarão o acordo de todos”, mas "convido todos a um senso de responsabilidade e unidade. A força que nos vem da Comunhão com Cristo Jesus não cancela nossa responsabilidade pela proteção e o cuidado do meio ambiente”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Fonte: ACI digital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog