Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Igreja das casas, das janelas, das redes sociais, da TV: a mensagem de fé em tempos de coronavírus

Padre Giovanni Banchi transmitiu a Missa Dominical do Oratório São João Bosco em Cuneo, noroeste da itália  (AFP or licensors)

Basta convidar para a oração e a comunidade católica se reúne, mesmo que distante. Com o isolamento social para conter a difusão do Covid-19, o que se dissemina é a criatividade dos sacerdotes, já elogiada pelo Papa, para fazer chegar a mensagem de Cristo a todos os fiéis. O próprio Pontífice marcou hora para rezar um Pai-Nosso com todos os cristãos nesta quarta-feira (25) ao meio-dia, hora italiana (8h, no horário de Brasília).

Andressa Collet – Cidade do Vaticano

As iniciativas para levar a Palavra de Deus para dentro de casa têm se intensificado, a começar pelo Papa Francisco, que diariamente leva a sua mensagem através das mídias digitais ao celebrar a missa na Capela da Casa Santa Marta. Em especial, nesta quarta-feira (25), unido a todos os cristãos do mundo, o Pontífice vai rezar a oração do Pai-Nosso ao meio-dia, hora italiana (8h, no horário de Brasília). O convite tem sido reforçado pelas paróquias de várias partes do Brasil para que se programem para recitar a oração simultaneamente.

A oração, silêncio, gratidão e súplica

Neste período de Quaresma, como lembra Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, “a oração é reconhecimento da experiência pessoal do cuidado amoroso de Deus em Jesus Cristo. Ela é silêncio e palavras de gratidão e súplica”. No contexto da pandemia do Covid-19, “quer ser um caminho para conduzir todos ao encontro da Vida”.

Dom José Gislon, presidente da CNBB Sul 3, reforça a necessidade de intensificar as orações “por todas as vítimas dessa enfermidade, bem como por todos os profissionais da saúde que se esforçam por combater a disseminação dessa grave ameaça à vida de tantas pessoas, especialmente dos mais idosos”.

Sacerdote faz atendimento por WhatsApp

Em contextos regionais, no sul do Brasil, as dioceses têm usado da criatividade para levar a mensagem de Deus aos fiéis. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Gramado/RS, o Pe. Sésio está atendendo a comunidade através de chamadas em vídeo pelo WhatsApp, em horários pré-estabelecidos: sempre de terça a domingo, das 9h às 11h e das 14h às 18h.

Através da página no Facebook, a paróquia orienta que seja “um momento breve e objetivo” para uma troca de mensagens sobre a Palavra de Deus e também para receber uma bênção, dando a oportunidade para que vários fiéis possam também utilizar essa ferramenta. O atendimento acontece pelo número: (54) 99704.6476.

Da Igreja das casas à Igreja das janelas

Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, em Erechim/RS, o projeto "Igreja das Casas", que reunia na mesma sala grupos de famílias e de vizinhos do mesmo bairro para a oração, foi para outro canto da casa: todas as noites, às 21h, a comunidade é convidada pra ir à janela rezar um Pai-Nosso. “Foi bonito demais ler no WhatsApp: ‘pessoas que eu nem conheço da vizinhança também estão nos acompanhando na oração’”, comentou o Pe. Maicon Malacarne, que acrescentou nas suas redes sociais:

“O vírus ativa nossa solidariedade e nossa criatividade. O cotidiano é feito de felicidades e tragédias. No meio disso tudo, vamos despertando a espiritualidade. É como se fosse um óculos que nos ajuda a viver mais humanamente. Junto com a oração tem tanta coisa bonita - conviver, partilhar, encontrar-se mesmo nas distâncias. Isso é Igreja. Por isso, desde o início, é Igreja das Casas. Nestes dias, talvez, sejamos: Igreja das janelas.”

24 março 2020

Fonte: Vatican News

Comentários

Postagens Mais Visitadas do Mês

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog