Como ser mais caridoso(a) na Quaresma - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Como ser mais caridoso(a) na Quaresma


Philip Kosloski | Fev 06, 2020

Todos os anos, São João Paulo II enfatizava que Quaresma é o tempo propício para ajudar o próximo

Embora a Quaresma seja vista como um período de jejum, São João Paulo II acreditava que este deveria ser sobretudo um tempo de caridade para com o próximo. Ele enfatizava essa mensagem quase todos os anos durante as mensagens anuais da Quaresma.

Em 1986, destacou o papel da mídia em nossa prática da Quaresma e como ela deveria estar conectada ao aumento da caridade:

“Todos os dias, a mídia atrai nossos olhos e corações, trazendo-nos os apelos urgentes e desesperados de milhões de nossos irmãos menos afortunados atingidos por algum desastre natural ou causado pelo homem, aqueles que estão com fome, feridos no corpo ou na alma, doentes, despossuídos, exilados, isolados e privados de toda ajuda. Eles [os veículos de comunicação] alcançam os cristãos que desejam viver o Evangelho e o único grande mandamento do amor.

Assim, ficamos bem informados. Mas nos sentimos envolvidos? Depois de ler nosso jornal ou assistir nossa televisão, como podemos viajar como turistas indiferentes ou fazer julgamentos sobre os acontecimentos, sem nos aventurarmos fora do nosso ambiente?

Esta mensagem soa atual, especialmente na era das mídias sociais. Como nosso coração é afetado por todas as histórias e imagens que vemos em nosso feed do Twitter ou do Facebook?

São João Paulo II nos desafia:

“Nossa consciência cristã pode permanecer indiferente em meio a este mundo cheio de sofrimento? A parábola do bom samaritano ainda tem algo a nos dizer?”

Embora nem sempre possamos dar ajuda material àqueles que sofrem em várias partes do mundo, podemos ajudar aqueles que sofrem em nossa comunidade local. Isso pode envolver a participação em uma cozinha comunitária ou até chegar a um velho amigo que claramente sente muita dor ou sofre de solidão.

São João Paulo II conclui sua mensagem com um forte apelo, que deve tocar nossas consciências e nos levar a uma Quaresma mais carinhosa e amorosa. Que as imagens e histórias que vemos tenham um efeito real em nossas vidas e nos levem para fora de nós mesmos, levando o Evangelho do amor àqueles que nos rodeiam:

“Neste início da Quaresma, época de penitência, reflexão e generosidade, Cristo apela a todos novamente. A Igreja deseja estar presente no mundo e, especialmente, no mundo do sofrimento, e conta com você … A caridade não hesita, pois é a expressão da nossa fé. Portanto, abra bem as mãos e compartilhe com o próximo.”

Fonte: Aleteia



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog