5 benefícios da vela durante a oração ou meditação - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

5 benefícios da vela durante a oração ou meditação

U.S. Air Force photo | Staff Sgt. Robert Barnett | Released

Philip Kosloski

A oração e a meditação cristãs ficam notavelmente mais fáceis e pacíficas quando as velas estão acesas

Embora seja importante focar no conteúdo de nossa oração e meditação, muitas vezes esquecemos que os elementos externos da oração têm um impacto direto sobre nós.

Na verdade, o que fazemos com nosso corpo tem influência sobre nossa alma. Essa unidade de corpo e alma permite que todos os nossos sentidos se envolvam em oração (visão, audição, paladar, som, toque) e ajuda nossa alma a ser elevada a Deus.

O Catecismo da Igreja Católica reforça essa verdade fundamental e nos ensina que a oração envolve todo o nosso ser: “Se a oração é expressa em palavras ou gestos, é todo o homem que ora” (CCC 2562).

De uma maneira particular, uma sala iluminada apenas por velas pode ter um efeito poderoso em nossa alma e nos ajudar a experimentar a oração de uma maneira nova.

Aqui estão cinco benefícios específicos para orar e meditar com velas.

1 - MENOS DISTRAÇÕES

O benefício mais prático do uso de velas é a diminuição das distrações. Embora algumas pessoas consigam orar facilmente quando a TV está ligada ao fundo, para muitos de nós todas as luzes piscantes e barulhos altos são perturbadores e podem facilmente nos afastar da oração. As luzes apagadas na casa ou no quarto podem facilitar uma melhor experiência de oração, permitindo que seus olhos se concentrem mais em uma coisa específica.

2 - ATMOSFERA MAIS CALMA

Há algo na chama da vela que traz uma sensação de calma para nossa alma. Velas são usadas por razões terapêuticas por muitas pessoas e podem ter efeitos semelhantes em nossa vida diária de oração.

3 - LEMBRA A HISTÓRIA DA ORAÇÃO CRISTÃ

Os cristãos da Igreja primitiva, antes da invenção da eletricidade, rezavam à luz das velas. Esse fato permite que nossa oração tenha um lado lindamente rico, lembrando o sinal de fé de todos os cristãos que vieram antes de nós. Podemos recordar o testemunho cristão e sentir o conforto de suas orações, enquanto elas continuam a interceder por nós na comunhão dos santos.

4 - PRESENÇA DE DEUS


De acordo com Nikolaus Gihr em seu livro “O Santo Sacrifício da Missa”, “a vela acesa pretende representar Jesus Cristo…A chama brilhante representa a Divindade de Cristo; a vela propriamente dita simboliza Sua humanidade, o pavio escondido dentro da vela é uma figura de Sua alma, a própria cera, que é o produto da abelha virginal, é um emblema do corpo mais puro de Cristo … Por seu doce aroma, a vela de cera, além disso, representa a plenitude da graça e da virtude, a infinita santidade de Cristo”. Podemos olhar para a vela e sentir a presença de Deus entre nós.

5 - SIMBOLIZA NOSSA BUSCA POR DEUS

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”(João 8,12). A luz da vela, então, nos lembra dessa realidade e como devemos segui-la, saindo das trevas do pecado para a “luz da vida”.

Fonte: Aleteia



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog