Beatriz Camargo | Dez 22, 2019
Preces que transmitem confiança, fé e fortaleza para a mãe que engravidou após ter perdido um bebê
Superar a perda de um bebê – seja durante a gestação ou nos primeiros dias ou meses de vida – é uma dor indescritível. De repente, todos os planos, alegrias e sonhos que acompanhavam a chegada daquela nova vida são interrompidos.
De uma hora para outra, a felicidade dá lugar ao luto, e, juntos, marido e mulher buscam forças para superar a ausência do tão esperado filho. Por ser tão traumático e difícil, tal sofrimento muitas vezes desencoraja os pais a buscar uma nova gestação.
Porém, há aqueles que não desistem de aumentar a família e, movidos pela fé em Deus, entregam em suas mãos o desejo de novamente conceber um filho.
As crianças nascidas após esse momento de luto passaram a ser chamadas de “bebês arco-íris”. A origem do termo é desconhecida, porém não é difícil entender o porquê dele ter sido escolhido já que depois da tempestade, sempre há um lindo arco-íris.
E é justamente para as mamães que passam por esse momento de grande iluminação espiritual, e que necessitam de força para lidar com todos os sentimentos de insegurança e alegria que permeiam a nova gravidez, que estas duas orações abaixo foram selecionadas. Em conjunto ou separadas, elas podem ser feitas a qualquer momento do dia e sempre que o seu coração pedir.
Prece da mulher grávida
Senhor, peço-lhe com amor por essa doce esperança que tenho no peito, e agradeço-lhe humildemente por ter me escolhido como uma ferramenta para o seu amor.
Nesta expectativa, ajude-me a viver em contínua entrega à sua vontade. Me dê um coração puro, forte e generoso. Entrego-lhe as preocupações que me atordoam: ansiedades, medos, desejos por essa criança que ainda não conheço. Que ela nasça saudável, retire dela todo mal físico e todo perigo para a alma. Ó Maria, tu que conheces as inefáveis alegrias de uma santa maternidade, dá-me um coração capaz de transmitir uma fé viva e ardente, santifica minha expectativa, e abençoa esta feliz esperança que compartilho com meu esposo. Amém.
Consagração do filho que está no ventre da mãe
Senhor, meu Deus, estou esperando por uma nova vida.
De todo o coração, agradeço a maternidade que Tu me concedeste;
digna-te a executar o plano paterno de misericórdia que começaste em mim;
deixa-me cooperar fielmente com tua providência,
formando em mim e dando à luz uma criatura capaz de te conhecer e te amar eternamente.
Ó Jesus, meu Deus e Salvador, que tinhas tanta predileção pelas crianças e por recebê-las com amor em teus braços, fica perto de mim agora.
A Ti, agora, eu consagro meu filho, porque ele pertence a ti antes mesmo de vir a mim: santifica, dá tudo de bom, deixa-o nascer e crescer no calor do teu amor.
Ó Virgem Santíssima, tu que és a Mãe da vida, o modelo e a proteção das mães, ajuda-me agora e no momento do nascimento do meu filho;
ajuda-me na ansiedade de esperar e na dor do parto;
dirige-me a nobreza de seus sentimentos, porque eu sigo o teu exemplo, como humilde serva do Senhor, e que em tudo aceita a santa vontade de Deus. Amém.
Preces originalmente publicadas nas Diretrizes operacionais para a catequese pré-batismal ano 2010-2011 da Comissão da Família Diocesana pertencente à Arquidiocese Brindisi-Ostuni, na Itália, traduzidas e adaptadas ao português por Aleteia.
Fonte: Aleteia
Comentários
Postar um comentário