Mulheres devem usar roupa preta durante visita ao Papa - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 15 de dezembro de 2019

Mulheres devem usar roupa preta durante visita ao Papa


Entenda porque mulheres usam preto em visita ao papa

Regra muda para apenas sete mulheres de todo o mundo

Pleno.News - 13/12/2019

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, se reuniram na sexta-feira (13) para uma reunião com o papa Francisco. O compromisso foi a principal agenda das duas em visita à Itália.

Além dos assuntos em pauta, como defesa da vida desde a concepção, chamou a atenção o traje usado pelas visitantes brasileiras. Ambas usaram roupas pretas, respeitando uma espécie de código de sobriedade.

A cor deve ser usada pelas mulheres que visitam o papa. Ao acompanhar o presidente Donald Trump, a primeira-dama, Melania Trump, também vestiu um modelo preto e usou um véu da mesma cor. Ivanka Trump também seguiu o código. A visita oficial deles aconteceu em maio de 2017.

– Pelo protocolo do Vaticano, as mulheres que têm um compromisso com o Papa são obrigadas a usar mangas compridas, roupas pretas formais e um véu para cobrir a cabeça – informou a assessora de Melania, Stephanie Grisham, à CNN em um comunicado.

EXCEÇÃO

A regra de vestuário por parte da igreja católica segue um protocolo do Vaticano para visitas de Estado ou audiências com o papa em exercício. Porém, existe uma exceção que contempla sete mulheres.

O chamado “privilégio do branco” (em italiano il privilegio del bianco) vale somente para rainhas e princesas católicas. Mesmo assim, é necessário receber do papa o “Rex Catholicissimus”, um título hereditário. A mulher precisa ainda se manter publicamente católica ou ser casada com um monarca católico. O privilégio pode ser mantido a critério do Papa.

Diante do privilégio, as mulheres que, atualmente, podem visitar o pontífice trajando branco são a princesa Charlene do Mônaco, a rainha emérita Sofia da Espanha, a rainha Letícia da Espanha, a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo, a princesa Marina de Nápoles, a rainha consorte Matilde da Bélgica e a rainha Paola da Bélgica.

Em 2014, durante visita formal ao papa Francisco, a rainha Elizabeth II, líder máxima da igreja anglicana, usou um traje lavanda (lilás). A razão não foi explicada. Em encontro com o já falecido papa João Paulo II, no ano 2000, ela usou preto.

SOBRIEDADE

Além de terem que usar preto, as mulheres devem estar com os ombros cobertos, decotes sóbrios e saia na altura dos joelhos. É recomendado ainda o uso de um véu escuro na cabeça.

Devem ser evitadas cores como vermelho, tonalidade que é reservada aos cardeais e, portanto, possuiu significado litúrgico.

Apesar das regras, o Vaticano pode permitir que alguns visitantes usem a roupa típica de seu país.


Mulheres devem usar roupa preta durante visita ao papa / 
Foto: Vatican Media



Michelle Bolsonaro e a ministra Damares Alves se reuniram com o Papa Francisco / Foto: Reprodução


Ministra Damares Alves durante visita ao papa Francisco / Foto: Reprodução



Visita de Melania e Donald Trump / Foto: Vatican Media


Rainha Elizabeth II usou roupa na cor lavanda / Foto: Reprodução

Vice-presidente Hamilton Mourão e esposa, Paula Mourão, durante visita ao Vaticano para canonização da santa Dulce dos Pobres, em outubro / Foto: Reprodução

Fonte: Pleno News



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog